CONFIRA ESSAS EMPRESAS
SEGURO PARA MOTORISTA DE APP
COMECE HOJE MESMO
CLASSIFICADOS
ABRIR O CATÁLOGO DE MÁQUINAS
TUDO SOBRE SEGURO DE VIDAS
ALUGUEL TEMPORADA GUARAPARI PRAIA DO MORRO ES
O IMÓVEL É UMA COBERTURA NA PRAIA DO MORRO ES LINK A BAIXO VALOR DA DIÁRIA 500R$
NÚMERO DE DIÁRIAS MINIMO 3
QUERO SABER + / CONTATO DO IMÓVEL
QUERO SABER SOBRE O CAVALO COMO COMPRAR
O melhor da web
GANHE DINHEIRO NO AIRBNB
DRA LARISSA
CONFIRA O CANAL
CONFERIR PERFIL NO LinkedIn
CONFERIR
Avaliação do BYD Song Plus 2025: Poucas mudanças, mas grandes avanços
Com novas baterias e um motor elétrico mais potente, a experiência de ter um SUV híbrido se transforma. É difícil passar um dia sem avistar pelo menos um BYD Song Plus nas ruas. Esse SUV híbrido conquistou o coração dos moradores das grandes cidades, superando a ideia de ser um carro chinês caro e substituindo veículos de luxo em várias garagens, oferecendo tecnologia e um sistema PHEV a um preço mais acessível. No entanto, o modelo ainda apresentava algumas falhas.
A rapidez na adaptação dos chineses resultou em significativas alterações no Song Plus 2025. A mudança mais notável foi a substituição da bateria, que passou de 8,3 kWh para 18,3 kWh. Isso não só eleva a autonomia elétrica, mas também amplia a distância que o veículo consegue percorrer em modo híbrido, sem a necessidade de utilizar o motor 1.5 aspirado para movimentar um SUV de peso considerável. Essa atualização realmente modificou a percepção que tínhamos sobre esse modelo da BYD?
Compreendendo a cultura brasileira
Na China, as atualizações de modelos são comuns devido ao grande volume de vendas e à variedade disponível. No entanto, isso pode impactar negativamente o valor de revenda no Brasil, algo que preocupa bastante os consumidores locais. A BYD realizou algumas pequenas alterações no modelo Song Plus 2025, mas nada que afete o valor dos outros modelos. No aspecto visual, a única modificação foi na forma como o nome “Song Plus” é apresentado na tampa traseira.
Internamente, a tela de 12,8″ foi substituída por uma de 15,6″, que continua a ser giratória, e agora conta com espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay. Além disso, o veículo possui um retrovisor interno fotocrômico e a funcionalidade de abertura e partida por NFC, utilizando um cartão ou smartphone. A marca também investiu na melhoria das traduções dos menus e do sistema para o português, além de implementar outras atualizações que aprimoraram o funcionamento do sistema.
Além de ter uma bateria maior, o BYD Song Plus 2025 passou por alterações na potência e no torque do seu sistema PHEV. O motor 1.5 aspirado teve a potência reduzida de 110 para 105 cv, mas o torque se manteve em 13,8 kgfm. Por outro lado, o motor elétrico teve um aumento na potência, passando de 179 cv e 32,2 kgfm para 194 cv e 33,1 kgfm, mantendo a potência total combinada em 235 cv e o torque de 40,8 kgfm. A capacidade de recarga também foi aprimorada, passando de 3,3 kW para 6,6 kW.
O restante do SUV mantém o padrão. O acabamento é de qualidade, utilizando materiais que superam aqueles encontrados em modelos da mesma categoria. Além disso, conta com um conjunto de tecnologias bastante abrangente e eficiente, incluindo piloto automático adaptativo, sistema de alerta de colisão com frenagem automática, assistente de permanência em faixa, entre outros recursos. Vale ressaltar que os lançamentos mais recentes da marca, King e Song Pro, não oferecem essas funcionalidades.
Pequenas mudanças, grandes melhorias
O principal desafio do Song Plus estava em seu design híbrido. Embora tenha conquistado um número considerável de compradores, também gerou insatisfação em relação à autonomia da bateria e ao desempenho do motor 1.5 aspirado, especialmente em estradas e quando o veículo estava carregado.
Inicialmente, a autonomia elétrica alcança 110 km, o que possibilita uma utilização mais eficiente do SUV sem a necessidade de recarga ou do motor a combustão. Isso é muito mais vantajoso do que os aproximadamente 40 km que ele oferecia anteriormente, especialmente quando comparado ao seu principal concorrente, o GWM Haval H6 PHEV, que superava os 100 km, especialmente com o lançamento do PHEV19 na mesma faixa de preço. Dependendo da forma como você utiliza o veículo, pode ser que nem precise recarregá-lo diariamente, como é o meu caso.
Neste momento, você pode aproveitar ao máximo o motor elétrico, que oferece 194 cv e 33,1 kgfm. Sem o motor 1.5, além do silêncio característico do elétrico, o isolamento acústico do Song Plus conta com vidros laterais duplos e uma quantidade considerável de material sob o capô e nas caixas de rodas. Em ambientes urbanos, a experiência é similar à de um carro elétrico. Como sempre, sugerimos considerar a compra de um EV ou PHEV, especialmente se você tiver a possibilidade de instalar um carregador em casa ou no trabalho, para que o investimento realmente compense.
Este motor elétrico, agora mais potente, faz com que você nem perceba a necessidade do conjunto completo com seus 235 cv. No modo Hybrid, o motor 1.5 só entra em ação quando o acelerador é pressionado com mais intensidade, como uma forma de preservar a carga das baterias, que são responsáveis por fornecer energia ao motor elétrico. Em situações de aceleração quase total, ele atua em conjunto, mas apenas por breves momentos.
Caso opte por utilizar o modo híbrido, não se surpreenda se o motor 1.5 for acionado raramente e o consumo atingir 55,5 km/litro, sempre contando com o suporte do motor elétrico. Além disso, com uma bateria de maior capacidade, é possível viajar com mais tranquilidade utilizando o sistema híbrido, alcançando uma média de 24,3 km/litro e percorrendo mais de 100 km com a carga. Existe a possibilidade de manter a carga das baterias fixa, mas isso pode afetar negativamente o consumo.
Por outro lado, é fundamental utilizar corretamente a programação do sistema, que é controlado pela central multimídia. Na verdade, se a bateria estiver muito descarregada, o motor 1.5 aspirado terá que compartilhar sua potência entre o gerador e a tração, o que, de fato, impactará negativamente o desempenho do SUV. Com a nova bateria, o veículo pesa 1.790 kg, ou seja, 90 kg a mais do que o modelo anterior. Esse carro depende bastante do PHEV e pode acelerar de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos, ou, por outro lado, ter dificuldades para subir uma ladeira na estrada.
Sugestão de amigo? Olhe para o ano de 2025.
O Song Plus possui uma suspensão de origem chinesa, focada no conforto, mas acaba transmitindo algumas imperfeições ao volante, além de alguns componentes que emitem barulhos em terrenos mais irregulares. As rodas de 19 polegadas com pneus 235/50 complementam o design do SUV médio, mas o visual ainda é um tanto genérico, especialmente na parte frontal – a nova estética que está sendo utilizada no exterior é mais representativa da marca.
No interior, o espaço é generoso tanto na parte dianteira quanto na traseira, onde os passageiros também têm acesso a saídas de ar-condicionado. O porta-malas oferece uma capacidade de 574 litros, mas não conta com um estepe, uma característica que se tornou comum nos modelos da BYD e que tem gerado muitas críticas nas redes sociais, especialmente considerando as condições das estradas em diversas regiões do país.
O preço é de R$ 239.800 e inclui um excelente conjunto de recursos, como vários assistentes, teto solar panorâmico, câmeras em 360 graus, painel personalizável, porta-malas com abertura elétrica, ar-condicionado de duas zonas e o popular sistema multimídia com tela rotativa. Não sei até que ponto eu consideraria investir um pouco mais e optar por ele em vez do Song Pro, que custa R$ 199.800, mas é menos completo e refinado.
Se você possui um modelo anterior do Song Plus, considere fazer a troca. As atualizações da linha 2025 oferecem uma experiência completamente diferente, especialmente no que diz respeito ao desempenho e à autonomia elétrica, assim como uma melhoria significativa na capacidade de recarga. A rapidez com que os fabricantes chineses implementam correções é, mais uma vez, um ponto positivo. Mas será que ele é superior ao GWM Haval H6? Vamos descobrir…
Imagens: Mario Villaescusa (para o Motor1.com)
Confira também
BYD Song Plus (18,3 kWh)
Em alta
Descubra um automóvel.
ARTIGOS MAIS RECENTES
ARTIGOS RECENTES
A respeito deste artigo
BYD Song Plus 2025: Pequenas Mudanças, Grandes Avanços em Desempenho e Autonomia do SUV Híbrido apareceu primeiro em CARROS.BLOG.BR.