A importância da atividade física no auxilio do tratamento da ansiedade

Spread the love

Endorfinas e bem-estar: os benefícios da atividade física para a saúde mental

Quem nunca se sentiu ansioso ou não conhece alguém que já teve uma crise de ansiedade? Pois é, estamos num tempo de pessoas muito ansiosas, onde, cada vez mais, precisamos de alternativas e auxílio para procurar vencer esses quadros, a fim de que consigamos enfrentar melhor os desafios da vida.

Crédito: Zorica Nastasic / GettyImagens

A ansiedade é uma reação emocional de medo, angústia frente a algo que ainda não aconteceu, a um futuro desconhecido. Porém, precisamos de uma certa dose de ansiedade para que também possamos nos defender dos perigos da vida. Precisamos de um alerta, por exemplo, para fugir de um animal perigoso, de um carro que vem em alta velocidade quando atravessamos a rua.

A ansiedade não se resume apena a uma reação ruim, mas se torna maléfica quando, de forma exacerbada, ela governa nossa mente e se apresenta o tempo todo como um alerta, mesmo quando não estamos passando por um perigo real. Essa ansiedade acaba por distorcer a realidade e faz com que reajamos o tempo todo de forma hipervigilante às pequenas situações da vida.

Exercício físico: a arma secreta contra a ansiedade

Um dos e talvez o mais importante meio de auxiliar esse quadro tão comum atualmente é a introdução da atividade física na rotina dessa pessoa que sofre. O que seria essa atividade física que os médicos e outros profissionais da saúde falam e, muitas vezes, o paciente sai da consulta e não sabe por onde começar?

Toda atividade que faz com que você possa se mover diariamente já é um começo para que seu cérebro seja também beneficiado. Porém, uma atividade estruturada como musculação, atividade aeróbica como corrida e caminhada, podem auxiliar ainda mais por dispender de um tempo e um lugar direcionado à sua prática.

Fatores ambientais como local onde a atividade será realizada, se individual ou em grupo, se em casa ou numa academia, se supervisionada por um instrutor ou não, estão relacionados a fatores para se levar em conta na hora de individualizar esse treino. Muitas pessoas preferem atividades ao ar livre, outras em casa, outras necessitam de companhia, o que importa é ter esse tempo, de preferência diariamente, para surtir efeitos benéficos sobre nosso cérebro.

Priorize a sua saúde mental com exercícios

Os benefícios da atividade física são evidenciados através da redução dos sintomas de ansiedade, do aumento da autoconfiança, favorecendo e motivando as mudanças de hábitos de vida em indivíduos com sintomas depressivos e depressão diagnosticada.(BLUMENTHAL et al.,1999 e DALEY ET AL.,2008)

Muitos são os estudos que comprovam essa influência direta da atividade física nos sintomas de ansiedade. E como isso se dá? Tanto os exercícios aeróbicos quanto os de resistência (musculação) auxiliam na melhora da oxigenação do cérebro, sendo que o sedentarismo tende a piorar esses quadros de doenças mentais preexistentes, incluindo não apenas a ansiedade, mas também depressão, Alzheimer e demências.

Leia mais:
.: Entenda a compulsão alimentar: causas, sintomas e a recuperação
.: Dia Nacional da Saúde: cuidando da saúde através da comunhão com Deus
.: Transtornos mentais: quais são e como identificar?
.: Cuide do seu corpo por meio da alimentação e nutrição

Havendo mudanças funcionais e estruturais advindos da atividade física, há uma melhora no fluxo sanguíneo cerebral trazendo mudanças comportamentais no humor, mudanças sócio emocionais e no padrão de sono. (STILLMAN et al. Mediators of physical activity on neurocognitive function.2016)

Mecanismos potenciais de benefício do exercício físico na saúde mental:

– Melhora da neuroplasticidade do cérebro (capacidade do sistema nervoso de sofrer modificações e adaptações em resposta às alterações do ambiente, permitindo novas ligações entre neurônios);

– Aumento de endorfinas (hormônio da felicidade, um analgésico natural que aumenta a autoestima e diminui sintomas de ansiedade e depressão);

– Melhora da cognição/ Neurogênese;

– Diminuição da sensibilidade à ansiedade/ tensão muscular;

– Efeitos benéficos nas interações sociais

Perceba que, de forma geral, as pessoas que começam a praticar alguma atividade física acabam se associando a pessoas que também estão buscando uma melhoria na saúde, e assim o próprio ciclo de amizades já auxilia nesse processo de melhora.

O segredo para combater a ansiedade

Pelo menos 15 minutos de exercício diário de sua preferência, caminhadas, alongamentos ou exercícios mais intensos para você que já pratica alguma atividade como corrida, musculação etc. Aos poucos, objetiva-se 150 minutos/semana, sempre buscando uma orientação de um profissional capacitado da área e personalizando a atividade de acordo com a idade do indivíduo, condição social e disponibilidade de tempo para execução.

Atualmente, já se fala na conexão musculo x cérebro, que seria essa ligação direta de informações entre substâncias liberadas pelo músculo durante o exercício físico como as irisinas (hormônio produzido pelo músculo em resposta ao exercício físico), que atravessam a barreira hematoencefálica, gerando inúmeros benefícios ao cérebro no quesito da saúde mental. Independentemente da sua idade ou se você nunca fez nenhuma atividade física até hoje, sempre é tempo de começar. Posicione-se frente às dificuldades e supere-as! Só você pode fazer aquilo que deve ser feito!

Como você quer se encontrar no futuro? Visualize sua imagem e veja o que é necessário fazer hoje!

Alinne Bianchi Batista
Psicóloga Clínica, casada, católica, mãe de 3 filhas
Instagram: @alinnebianchi_psicologa

O post A importância da atividade física no auxilio do tratamento da ansiedade apareceu primeiro em Formação.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *