No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

pensamento do dia

Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

BC vê queda expressiva no crescimento econômico na véspera da eleição


CONFIRA ESSAS EMPRESAS



SEGURO PARA MOTORISTA DE APP





COMECE HOJE MESMO


CLASSIFICADOS



ABRIR O CATÁLOGO DE MÁQUINAS




TUDO SOBRE SEGURO DE VIDAS




ALUGUEL TEMPORADA GUARAPARI PRAIA DO MORRO ES


O IMÓVEL É UMA COBERTURA NA PRAIA DO MORRO ES LINK A BAIXO VALOR DA DIÁRIA 500R$


NÚMERO DE DIÁRIAS MINIMO 3



QUERO SABER + / CONTATO DO IMÓVEL




QUERO SABER SOBRE O CAVALO COMO COMPRAR




O melhor da web






GANHE DINHEIRO NO AIRBNB




DRA LARISSA





CONFIRA O CANAL


CONFERIR PERFIL NO LinkedIn










CONFERIR




Spread the love

O Banco Central (BC) não só fez uma revisão para baixo no Produto Interno Produto (PIB) previsto para 2025, de 2,1% para 1,9% de crescimento, mas evidenciou que trabalha com uma redução significativa na atividade econômica ao longo do tempo em comparação com o que o país viveu nos últimos anos

Embora não tenha divulgado a projeção de PIB para 2026, o novo relatório de política monetária afirma que o chamado “hiato do produto” ficará negativo e chegará a -0,8% no terceiro trimestre do ano que vem, em pleno cenário eleitoral.

Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresas

Atualmente, segundo o BC, a economia ainda está operando acima da sua capacidade, o que pressiona a inflação.

“O hiato do produto estimado para o quarto trimestre de 2024 e o primeiro trimestre de 2025 é de 0,8% e 0,6%, respectivamente. Considera-se que valores positivos para o hiato são consistentes com a pressão inflacionária observada recentemente. Entretanto, antecipa-se uma redução do hiato para valores negativos ao longo dos próximos trimestres, atingindo -0,8% no terceiro trimestre de 2026. As condições monetárias restritivas desempenham papel fundamental nesse movimento”, lê-se no documento, que elencou outros sinais de que a economia tende a perder vigor, como a redução na projeção de crescimento do crédito.

Os juros altos são a principal causa para a perda de vigor esperada na atividade econômica, admite o BC. É importante ressaltar que a medida sobre o “hiato” depende também de qual a leitura sobre a capacidade de crescimento do país, que é divergente entre os analistas. A autoridade monetária, embora não explicite o número exato, já indicou que considera o potencial do país ao redor de 2% de expansão anual. O Ministério da Fazenda trabalha com cerca de 2,5%. O mercado varia bastante, mas estaria mais ao redor de 1,5%.

Para o BC, colocar o país abaixo de sua capacidade é importante para devolver a inflação para a trajetória definida no sistema de metas, de 3% para o IPCA em 12 meses. Mas na política, uma perda tão significativa de vigor pode acabar tendo outros custos que podem complicar a vida do governo, especialmente considerando que ano que vem tem eleições.

Inscreva-se no canal de notícias do JOTA no WhatsApp e fique por dentro das principais discussões do país!  

A leitura do BC sobre a expectativa de esfriamento da atividade ajuda a entender porque o governo também mostra que não ficará parado e tentará administrar o processo de crescimento do país, para evitar uma distância muito grande da economia de sua capacidade.

Não à toa, já acionou medidas como a liberação do FGTS, determinou que os bancos públicos entrem para valer no crédito consignado privado, está reforçando programas importantes como o Minha Casa Minha Vida, inclusive ampliando possibilidades de acesso a ele, sem esquecer da principal aposta para o ano eleitoral: a reforma do IR, que vai aumentar a renda disponível e a capacidade de consumo da classe média.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *