No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

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Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

Brasil expande presença no mercado tailandês


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Foto: Mapa

O Brasil reforçou sua presença no mercado tailandês durante a VIV Asia 2025, uma das maiores feiras de proteína animal na Ásia, realizada em Bangkok de 11 a 14 de março. A missão contou com a participação da ABRA, UNEM, ABIQUIFI e empresas brasileiras, com apoio do Ministério da Agricultura (Mapa) e da ApexBrasil.

Durante o evento, foram realizadas reuniões estratégicas com entidades e empresas locais com o intuito de promover os produtos brasileiros e ampliar o acesso ao mercado tailandês. A agenda foi coordenada pela adida agrícola do Brasil na Tailândia, Ana Carolina Lamy, responsável pelo acompanhamento das relações comerciais no setor agropecuário e pelo suporte técnico às iniciativas de exportação.

Um dos destaques da agenda foi a visita à Associação Tailandesa das Indústrias de Ração Animal (TFMA), onde representantes da ABRA e da UNEM apresentaram informações detalhadas sobre a produção brasileira e seus processos. Também houve uma reunião com a vice-presidente da Associação de Pet Food da Tailândia, abordando as exigências técnicas e regulatórias para a entrada de novos produtos no mercado.

No setor privado, a UNEM se encontrou com executivos do CP Group, um dos maiores conglomerados da Tailândia, para apresentar os derivados do etanol de milho, como DDG/DDGS, utilizados na alimentação animal. A ABRA também discutiu com o setor de ingredientes de origem animal não comestível a habilitação de novas plantas brasileiras para exportação.

Atualmente, seis plantas brasileiras estão autorizadas a exportar farinhas para a Tailândia, e o Mapa está trabalhando para aumentar esse número com uma missão de auditoria planejada para ocorrer no Brasil, com o objetivo de habilitar novas unidades e expandir a oferta de produtos para o mercado tailandês.

A participação do Brasil na VIV Asia 2025 incluiu estandes da ABRA, ABIQUIFI e UNEM, com apoio da ApexBrasil, e contou com representantes de empresas dos setores de proteína, nutrição e saúde animal. Segundo os organizadores, as reuniões e atividades realizadas durante o evento ajudaram a fortalecer as negociações bilaterais e a promover os produtos brasileiros tanto na Tailândia quanto em outros mercados do sudeste asiático.

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