Câncer de próstata: ‘’não adie uma visita ao consultório médio e cuide melhor da saúde da sua próstata’’

Spread the love

O ‘Novembro Azul’ chama a atenção com alertas sobre os exames que os homens devem realizar para manter em dia à saúde da próstata. A preocupação é porque tem sido mais crescente o número de casos da doença: a cada 34 minutos, morre um homem por câncer de próstata no Brasil.

O Jornal Alerta Geral tem, nesta quinta-feira (21), um recado direito à população masculina: não espere sintomas chegarem. O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma, segundo o Ministério da Saúde.

O Bate Papo, no Jornal Alerta Geral, com a participação do repórter Carlos Alberto, tem informações importantes, dicas sobre os exames e conselhos para os homens se despirem do preconceito e realizarem o PSA e, principalmente, o toque retal. Os jornalistas Luzenor de Oliveria e Beto Almeida dão depoimentos sobre a importância dos exames que podem detectar problemas na próstata.

CASOS DA DOENÇA


Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, Luiz Otavio Torres, o grande problema é que, em uma fase inicial, a doença não dá praticamente sintoma nenhum. Os estudos apontam que os sintomas da doença costumam aparecer apenas nas fases mais avançadas, quando o câncer começa a se espalhar, indo, por exemplo, para os ossos e provocando dores.

Segundo, ainda, a Sociedade Brasileira de Urologia, em fases mais avançadas, podem surgir sangue na urina ou no sêmen, Micção frequente e notória (levantar-se diversas vezes à noite para urinar), Fluxo urinário fraco ou interrompido e dores ósseas e no baixo ventre, e disfunção erétil.

REDE DE JORNALISMO


Gerado pelo Sistema Ceará Agora de Comunicação a partir da Expresso FM 104.3 – Grande Fortaleza, o Jornal Alerta Geral tem transmissão, às 7 horas da manhã, de segunda-feira a sábado, pela Internet e por mais de 20 emissoras de rádio.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *