A importância da capacitação técnica nas oficinas automotivas
Historicamente, a mecânica automotiva sempre foi muito associada à confiança e ofícios passados de pai para filho. Além de ser uma atividade ocupada majoritariamente por homens, os conhecimentos técnicos sobre mecânica do carro eram passados de forma muito pessoal, ou seja, ensinado na prática para as pessoas da próxima geração que iriam trabalhar com isso.
Para os clientes finais, o conhecimento também sempre foi muito restrito, de modo que é muito comum as pessoas entenderem pouco sobre o próprio carro e acreditarem 100% naquele “mecânico de confiança”, não é mesmo?
No entanto, o setor automotivo mudou muito e continua mudando. As grandes montadoras investem constantemente em inovação e tecnologia e todo ano tem algo novo para aprender.
Com isso, a capacitação de mecânicos nunca foi tão importante, tanto para as oficinas mecânicas, quanto para os próprios clientes, que precisam estar por dentro dessas transformações para escolher o melhor atendimento.
No texto de hoje, vamos falar mais sobre a importância e os benefícios da capacitação técnica de mecânicos, além de dar algumas opções, tanto para outras oficinas e centros automotivos, quanto para aqueles que querem aprender mais sobre o funcionamento básico do seu próprio carro. Vamos lá?
Oportunidades de desenvolvimento profissional para todos
A DPaschoal acredita que o aprendizado move o mundo e é por isso que ele faz parte da rotina de nossos projetos. No movimento SER DPaschoal, o E representa a Educação, um segmento de nossa empresa que foca em boas práticas, visando construir um legado de crescimento e oportunidades por meio do ensino.
A construção e distribuição de conhecimento técnico automotivo é fundamental para garantir que cada vez mais profissionais do setor, como revendedores, aplicadores, gestores, balconistas e profissionais de vendas, jovens iniciantes no setor, possam ter acesso ao ensino de qualidade, capacitação e atualização profissional.
O Maxxi Training é uma divisão da DPaschoal que foi criado para auxiliar o mercado nessa construção, principalmente no meio digital. Por meio dessa plataforma integrada, aberta e colaborativa, os técnicos podem ter acesso online e gratuito à: conhecimento, tecnologias de reparos, informações e troca de experiências. Saiba mais.
Melhora no atendimento aos clientes e preocupação ambiental
O atendimento ao cliente é um dos maiores diferenciais de um negócio. Se relacionar bem com os clientes e atendê-los de forma ética, com simplicidade e responsabilidade, aumentam a chance de fidelização.
Para isso, os treinamentos de atendimento são fundamentais. Afinal, além de estarem atualizadas sobre as principais tendências e inovações do mercado, a equipe de técnicos precisa saber passar tudo isso para os clientes finais de forma simples e transparente.
Assuntos mecânicos estão relacionados diretamente à segurança dos motoristas e ao meio ambiente. Investir em capacitação técnica e outros assuntos de desenvolvimento pessoal e profissional são essenciais para a satisfação dos colaboradores da empresa e, também, geram benefícios para os clientes finais, que podem contar com profissionais comprometidos e honestos.
Na DPaschoal, nossos colaboradores contam com a Universidade DPaschoal, uma instituição voltada para a educação e aprimoramento profissional. Por meio dela realizamos treinamentos e oficinas de capacitação, mantendo os profissionais da companhia qualificados e informados em tudo o que fazem, seja em sua vida profissional ou pessoal.
Já o CTTi – Centro de Tecnologia, Treinamento e Inovação da DPaschoal – tem um olhar especial voltado para a inovação e, também, sustentabilidade. Ele tem o objetivo de ajudar na construção e promoção de soluções sustentáveis em um cenário onde o mundo está muito mais complexo.
O CTTi compartilha por meio de treinamentos, vídeos e textos, conteúdos relevantes tanto para os profissionais do setor, quanto para os consumidores, que querem conhecer mais sobre o funcionamento do seu carro e aprender como podem ter um consumo mais consciente e econômico de produtos e serviços automotivos. Saiba mais.
Centros automotivos e clientes mais conscientes
Como falamos no início do texto, o compartilhamento de conhecimento traz benefícios para todos. Para os consumidores finais, conhecer mais sobre o funcionamento do seu carro pode ser o divisor de águas na hora de escolher o centro automotivo de confiança, pois, com isso, ele pode ter mais clareza sobre os diagnósticos e soluções propostas pelos mecânicos.
Além disso, podem consumir de forma mais consciente e responsável os produtos automotivos, pois vão saber identificar a real necessidade de realizar serviços ou troca de componentes, evitando fraudes e enganações.
O Curso de Mecânica Básica da DPaschoal foi construído para compartilhar de forma direta, simples e prática os conhecimentos básicos sobre o carro e seu funcionamento.
Realizado nas lojas DPaschoal há muitos anos, o curso agora é também disponibilizado de forma virtual e gratuita, ajudando milhares de pessoas a conhecerem e cuidarem melhor do seu carro, fazendo a manutenção preventiva e aumentando a vida útil das peças – trocando somente o necessário e no momento certo. Quer conhecer? Clique aqui!
E ai? Gostou de conhecer um pouco mais sobre o ecossistema DPaschoal para educação e capacitação técnica nas oficinas? Conte nos comentários.
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