Como a higienização de ar condicionado pode contribuir para sua saúde e bem-estar?
A manutenção e higienização do ar-condicionado do seu carro passa batida por você? Chegou a hora de descobrir por que é importante cuidar da qualidade do ar que você respira dentro do veículo!
Manter o ar-condicionado do carro limpo é manter seus pulmões limpos. O acúmulo de sujeira em um ambiente fechado e sem renovação de ar adequado pode desencadear problemas respiratórios não só em você como em sua família, principalmente nas crianças, provocando ou agravando crises de bronquite, sinusite, rinite, entre outros.
No dia a dia, os cuidados com o ar-condicionado do carro são simples. Veja só!
Caso não use o ar-condicionado com frequência, pelo menos uma vez por semana ligue o equipamento automotivo por dez minutos. É importante que o mecanismo interno trabalhe, a fim de que os componentes se mantenham lubrificados.
Pelo menos duas vezes ao ano, realize a higienização completa do sistema de ventilação e ar-condicionado. Esse serviço garante a limpeza dos dutos de ventilação do carro, eliminando fungos, ácaros e bactérias e é reconhecido pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Com o acúmulo de sujeira, além dos males à saúde seu carro se esforça mais para refrigerar o interior, logo queimando mais combustível.
Para realizar o serviço, são trocados os filtros do ar condicionado (filtro de cabine) e o filtro de pólen, que tem por função reduzir os odores, entre outros. No entanto, cada carro tem um filtro específico, que é vendido separadamente no momento do serviço. Carros que rodam bastante em ruas de terra – ou que viajam muito – devem prestar mais atenção nesta limpeza ou troca. O recomendado é que seja feito pelo menos uma vez a cada dois meses.
Mesmo cumprindo os prazos e a rotina de manutenção, fique atento, caso perceba:
Odores estranhos,Problemas respiratórios constantes,Desempenho da refrigeração fora do normal,Barulhos.
Quanto às práticas simples que você pode fazer:
Seque os dutos de ar, ligando o ar quente na velocidade máxima por um minuto,Abra as saídas de ar do painel com as janelas do carro fechadas,Use produto bactericida com o ar-condicionado ligado para garantir que não há micro-organismo maléfico.
Apesar de ser recomendado por alguns especialistas, evite a recirculação do ar. É melhor cuidar dos componentes como citamos, para não ter que recorrer a isso. Da mesma forma, evite corrigir danos nesta parte do carro. É mais seguro para sua saúde fazer a troca do item danificado.
Com a higienização do ar condicionado, a sua saúde estará garantida!
O post Como a higienização de ar condicionado pode contribuir para sua saúde e bem-estar? apareceu primeiro em Blog DPaschoal | Conteúdos e dicas automotivas.
Deixe um comentário