Como funciona pesagem de caminhões?

No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

pensamento do dia

Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

Como funciona pesagem de caminhões?



BUSCANDO UM CARRO DE LUXO?



CONTATO A BAIXO



CONTATO PARA RECEBER A LISTA DE VEICULOS




Como funciona pesagem de caminhões?

Sabe como funciona pesagem de caminhões? Se você tem um veículo pesado, deve compreender exatamente como tudo funciona: o peso ideal para o modelo e as implicações, caso trafegue de forma irregular. Portanto, descubra agora mesmo tudo sobre o assunto!

Pesagem de caminhões: quando tudo começou 

Caminhão sendo carregado com matéria-prima

A pesagem de caminhão obrigatória começou nas estradas brasileiras em 1979, bem no início da modernização e da regulamentação das estradas. Foi a BR-277, no Paraná, a primeira a receber uma balança de pesar caminhão.

Apenas caminhões são pesados?

Não. Também passam pela balança de pesagem ônibus, micro-ônibus, caminhões, caminhões-trator, trator de rodas, trator misto, chassi-plataforma, motor-casa, reboque ou semirreboque.

Pesagem de caminhões: quando isso acontece?

Há mais de 110 postos de pesagem espalhados pelo Brasil. A maior parte está no Sudeste e Sul. As balanças são posicionadas em trechos estratégicos, principalmente os que levam a portos. Há também sensores eletrônicos espalhados pelas estradas, que conseguem aferir mesmo se o caminhão estiver em alta velocidade (por exemplo, até 200 km/h). A multa chega depois…

Qual o peso máximo permitido por eixo de caminhão?

A balança de caminhão analisa o veículo por eixo. Ou seja, é necessário que haja a distribuição correta do peso entre os eixos. Esse cálculo depende também da quantidade de pneus utilizados em cada eixo e a distância entre os eixos.

Caminhão sendo pesado.

Portanto, sim, cada modelo é analisado de uma forma, mas há tipos principais, para você ter uma ideia de como funciona:

Eixo isolado com 2 pneus – carga máxima: 6 toneladas;
Eixo isolado com 4 pneus – carga máxima: 10 toneladas;
Conjunto de 2 eixos direcionais com 2 pneus (cada) – carga máxima: 12 toneladas;
Conjunto de 2 eixos em tandem com 4 pneus (por eixo) – carga máxima: 17 toneladas;
Conjunto de 3 eixos em tandem com 4 pneus (por eixo) – carga máxima: 25,5 toneladas.

Por que pesar caminhões?

Pois é, no cotidiano de um caminhoneiro, a pesagem do caminhão numa balança específica é procedimento de rotina. Isso acontece a fim de que a dirigibilidade não seja comprometida pelo excesso de peso, sem falar no aumento do consumo de combustível e do desgaste do caminhão, que é fabricado para aguentar uma carga específica em cada eixo, de acordo com o modelo.

Essa limitação de peso também garante a conservação da pista, o que é de interesse coletivo. Um cálculo básico aponta que o sobrepeso de 20% de um caminhão pode causar até 50% de desgaste na pista. É por isso que, quando um caminhoneiro excede o peso de seu veículo de carga pesada, ele fica sujeito à multa.

Caminhões com sobrepeso andam mais devagar, o que atrapalha o trânsito. Além do mais, o excesso de carga prejudica a capacidade de frenagem e manobras.

Como são as balanças para pesar caminhão?

Balança de pesagem

A balança de caminhão possui um software de pesagem que consegue identificar irregularidades nos eixos. Com o avanço tecnológico, as balanças de pesagem de caminhão costumam usar o máximo de automação e conectividade na emissão de relatórios.

As balanças para pesar caminhão costumam ter:

Semáforo: sinalizações para entrada e saída da balança;
Cancela: para controlar a entrada e a saída dos caminhões na plataforma de pesagem;
Sensores de posicionamento: a fim de garantir o posicionamento correto do caminhão;
Caixa de comandos: um tipo de controle manual dos recursos de automação;
Display: que informa o peso e possíveis mensagens de orientação para o caminhoneiro;
Código de barras: para quando a pesagem é realizada automaticamente, sem intervenção humana;
Câmera fotográfica: para registro fotográfico do caminhão na leitura do peso.

Pesagem de caminhão: dever da empresa contratante ou do caminhoneiro?

Em grandes empresas, a pesagem de caminhões é uma etapa de grande importância, acontecendo de diversas formas e por vários motivos. 

Conferência da empresa

Por exemplo, o caminhão é pesado no recebimento e na expedição de materiais, isso para conferência da carga. Outros fatores também são levados em conta pela empresa, como, por exemplo, a quantidade de material que vai para determinado lugar, além de, a partir desses dados coletados, ajudar no controle de custos. Nessas empresas, tecnologias diversas são usadas para obter o maior grau de confiabilidade.

Qual o valor da multa por não passar na balança?

Na Resolução Nº 258/07 do Contran consta a metodologia de aferição do peso de caminhões e quaisquer outros veículos de transporte de cargas, já com atualização da Resolução Nº 526/15 do Contran.

Nesse documento, é possível verificar, por exemplo, a tolerância na pesagem, o valor da multa, como deve ser feito o transbordo, entre outras informações.

Alguns dos valores, são: com excesso de até 600 kg, a infração será média, no valor de R$ 85,14. Entre 601 kg a 1.000 kg, a infração é considerada grave, e fica no valor de R$ 127,69. Acima de 1000 kg, a infração é gravíssima e a multa de R$ 191,54, aplicada a cada 500 kg. 

E não é só isso! O veículo estará sujeito à retenção para transferência da carga (transbordo) e só poderá prosseguir viagem depois de descarregar o excesso.

 

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