Dia Nacional do Trânsito: entenda a importância da revisão de segurança

No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

pensamento do dia

Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

Dia Nacional do Trânsito: entenda a importância da revisão de segurança



BUSCANDO UM CARRO DE LUXO?



CONTATO A BAIXO



CONTATO PARA RECEBER A LISTA DE VEICULOS




Especialista cita e explica itens que devem ser checados no carro

Levando em consideração o Dia Nacional do Trânsito, 25 de setembro, e a importância dos cuidados com o carro, garantindo a segurança dos passageiros e preservando as condições do automóvel, o Engenheiro de Produtos e Serviços da DPaschoal, Danilo Ribeiro, listou alguns itens que devem ser checados durante a revisão de segurança.

Vamos conferir a importância da revisão de segurança?

Pneus e rodas

É importante verificar os pneus antes de viajar ou a cada 10.000 km rodados. Uma dica simples é utilizar uma moeda de um real, colocando-a nos sulcos do pneu. Se a parte amarela aparecer, está na hora de trocá-los.

Calibrar os pneus a cada 15 dias, com a pressão correta, garante menor consumo de combustível e desgaste regular. Essa informação você encontra na coluna da porta do motorista, manual do veículo ou tampa de combustível. Além disso, sempre calibre os pneus ainda frios, nunca se esqueça de colocar a tampinha da válvula e lembre-se do estepe – um dos maiores motivos de chamadas de guincho na estrada é por falta de estepe em condições de uso.

Alinhamento e balanceamento

Para saber se é necessário alinhar e balancear o carro, observe se os pneus apresentam desgaste irregular, carro puxando, volante torto ou vibrando na pista. Para maior durabilidade e segurança do sistema, o ideal é realizar esses serviços a cada 10.000 km rodados.

Sistema elétrico

A melhor maneira de identificar problemas na bateria é a dificuldade na partida pela manhã. Visualmente você também pode observar se há zinabre nos polos (aqueles pozinhos brancos) ou vazamento. A dica é, sempre que possível, rodar ao menos 15 minutos com o carro após a partida e levá-lo a um centro automotivo de confiança que realiza o teste de vida útil da bateria.

Luzes

Com a obrigatoriedade de rodar com os faróis ligados durante o dia, é importante redobrar a atenção neste item. Conduzir o veículo com defeito no sistema de iluminação, de sinalização ou com lâmpadas queimadas é considerado uma infração, passível de multa. Uma dica, caso esteja sozinho, é aproximar o carro na parede e acionar as luzes para ver se estão funcionando corretamente.

Palhetas dos para-brisas e sistema de limpeza dos vidros

Geralmente estes itens só são lembrados na hora da chuva, porém eles impactam diretamente na segurança e dirigibilidade. Segundo o fabricante, a vida útil das palhetas, em média, é de um ano. Uma dica para aumentar a durabilidade, é acionar o sistema de limpeza dos vidros, ao menos uma vez por semana, para hidratar as borrachas.

Mais revisão de segurança

Freios

Os sintomas de freios em más condições são: barulhos ao frear, freio de mão muito alto (acima do banco), curso do pedal longo ou luzes de anomalia acesa no painel. Uma dica importante é verificar sempre o nível do fluido de freio no reservatório, que fica localizado logo abaixo do capô do lado do motorista. O correto é não completá-lo e sim, trocá-lo.

Óleo do motor e filtros

Sempre verifique o nível. O ideal é realizar a troca do óleo e filtro conforme recomendado no manual. Todo carro tem no mínimo três filtros (ar, óleo e combustível) que devem ser substituídos com a frequência correta.

O filtro mais importante do carro é o que cuida da saúde dos ocupantes, o filtro de cabine, conhecido também por filtro do ar condicionado. Segundo a ANVISA, ele deve ser trocado a cada seis meses para eliminar, fungos, bactérias e maus odores do sistema.

Água do radiador

Antes de pegar estrada ou a cada 10.000 km rodados, verifique o nível do reservatório do radiador, sempre com o motor frio. O nível não deve estar abaixo do mínimo e caso precise completar, coloque água da torneira para concluir o trajeto. Assim que retornar, substitua por uma solução arrefecedora adequada para o veículo.

Esse conteúdo foi útil para você? Para saber mais e aprender a cuidar do seu carro e fazer a revisão de segurança preventiva, aumentando a vida útil das peças e trocando somente o necessário no tempo certo, acesse o Curso de Mecânica Básica da DPaschoal. Ele está disponível online e é 100% gratuito!

Aproveite a oportunidade de aprender algo novo onde e quando puder!

É só dar o play.

O post Dia Nacional do Trânsito: entenda a importância da revisão de segurança apareceu primeiro em Blog DPaschoal | Conteúdos e dicas automotivas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *