Enteda como utilizar extensores de caçamba

No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

pensamento do dia

Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

Enteda como utilizar extensores de caçamba



BUSCANDO UM CARRO DE LUXO?



CONTATO A BAIXO



CONTATO PARA RECEBER A LISTA DE VEICULOS




A resposta é sim, mas de acordo com a legislação brasileira, existem normas e regras a serem seguidas para que o extensor possa ser utilizado com segurança nas picapes, nas ruas e estradas do país. Confira agora, nosso guia para entender melhor.

O que é e para que serve o extensor de caçamba?

De modo simples, o extensor auxilia o motorista que possui uma picape compacta ou média a carregar algo que seja maior do que a caçamba permite levar, com segurança e dentro da lei. Geralmente elas são utilizadas para transportar motocicletas ou outros equipamentos grandes.

Extensor de caçamba Fiat Strada (divulgação)

Existe alguma lei que regulamenta o uso dos extensores?

Sim. Segundo o Conselho Nacional de Trânsito – Contran – a lei nº 349 de 2010, estabelece algumas regras para o uso desses acessórios. Ou seja, perante a lei, o uso do extensor é permitido, mas com algumas ressalvas. Algumas marcas, como a Fiat e Renault, oferecem extensores de caçamba como acessório nas concessionárias.

Extensor de caçamba Renault Oroch (divulgação)

Uma das ressalvas ao utilizar o extensor de caçamba está relacionada com a questão do balanço traseiro. Segundo o Denatran – Departamento Nacional de Trânsito – o artigo 6º diz que o balanço traseiro, determina que “a medida do centro da roda traseira até o final da tampa da caçamba aberta não pode exceder o valor de 60% da distância entre-eixos”.

Fiat Strada Adventure Locker (divulgação)

Como por exemplo: a Renault Duster Oroch possui 2,82 metros de entre-eixos, que resultam no valor máximo do balanço traseiro de 1,69 m. Esta é a medida-limite. Já no caso da Fiat Toro, ela possui 2,99 m de entre-eixos e um balanço traseiro máximo de 1,79 m.

Renault Duster Oroch (divulgação)

No caso da compacta Fiat Strada, são 2,71 m de entre-eixos e balanço traseiro de 1,62 m. A conta é fácil: para descobrir o valor basta multiplicar a distância entre-eixos por 0,6. O resultado será o máximo permitido pela lei.

Extensor de caçamba Fiat Strada (divulgação)

No quesito largura não existe meio-termo. Qualquer carga transportada não deve exceder a dimensão do veículo. Já no quesito altura, segundo o regulamento, o objeto pode ter até 0,5 metro acima do teto do veículo.

Fiat Toro Flex (divulgação)

Essa medida está no artigo 5º e vale para os bagageiros dos veículos de passeio instalados no teto. Porém, de acordo com o Denatran, a altura máxima para cargas na caçamba não pode ultrapassar 0,5 m além do teto. A exceção é para o transporte de bicicletas, quando levadas sobre os automóveis — pelas regras do Contran, elas estão liberadas.

Posso rodar com a caçamba aberta?

Conforme o artigo 7 da lei 349, é permitido rodar com a tampa da caçamba aberta, mas também com algumas ressalvas. Só é possível rodar com a caçamba aberta quando a carga transportada for indivisível.

Volkswagen Saveiro Trendline (divulgação)

Em outras palavras, uma motocicleta pode; assim como uma bicicleta, mas não frutas ou malas, por exemplo. Vale ressaltar que não é permitido o transporte de pessoas ou animais na caçamba. Isso infringe o artigo 235 do Código de Trânsito Brasileiro, que proíbe o uso da caçamba para este fim. Isto é infração grave, além de ser passível de multa — no valor de R$ 195,23 — e perda de cinco pontos na carteira de habilitação.

Caçamba Toyota Hilux (divulgação)

Entretanto, de acordo com o artigo 4° a placa do veículo deve sempre estar visível. Dessa maneira, é obrigatório instalar uma nova identificação no lado direito da traseira ou do para-choque. Alguns extensores oferecem espaço para placas no próprio suporte. O Contran também exige que o extensor tenha iluminação na cor vermelha, além de refletor da mesma tonalidade, para circular à noite de modo mais seguro.

Conclusão:

O uso dos extensores serve para auxiliar o transporte de cargas maiores do que as caçambas geralmente podem carregar. Mas para não ser pego cometendo algum tipo de infração, a dica é sempre consultar as regras do Contran e Denatran para verificar se houve algum tipo de alteração no artigo que permite o uso do acessório.

O post Enteda como utilizar extensores de caçamba apareceu primeiro em Blog da Jocar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *