Mantenha em dia o alinhamento e balanceamento do seu carro
Como saber quando eu preciso de alinhamento e balanceamento?
Você tem percebido que seu carro puxa mais para direita ou mais para a esquerda, ou seja, sente dificuldade para conduzir o carro em linha reta enquanto dirige? Seu carro precisa de alinhamento!
E, se você perceber que o volante vibra ou que o carro faz barulho quando está a determinada velocidade – normalmente, acima dos 60 km/h, as rodas precisam passar por balanceamento.
Alinhamento
O objetivo do alinhamento é ajustar a posição das rodas, mantendo-as em ângulo correto definido pelo fabricante do veículo.
Por que manter o alinhamento em dia?
Evita o desgaste irregular dos pneus.
Contribui para a economia de combustível.
Melhora a dirigibilidade e a segurança do motorista.
Balanceamento
O propósito do balanceamento é permitir que a roda gire sem provocar vibração, mantendo o conforto para o motorista na condução do veículo e evitando em casos graves o desgaste irregular dos pneus.
Um detalhe importante: não se faz balanceamento apenas em pneus e, sim, no conjunto rodas e pneus.
Por que fazer o balanceamento na hora certa?
Melhora a estabilidade do veículo.
Evita desconforto para o motorista durante a direção.
Proporciona segurança e longevidade aos pneus.
Aumenta a vida útil de rolamentos, amortecedores e terminais de direção.
Recomenda-se fazer alinhamento e balanceamento a cada 10 mil km rodados ou sempre que houver troca ou rodízio de pneus e/ou rodas ou choque contra um obstáculo ou passar em buraco agressivamente. Importante: se sua cidade vem sofrendo com muito buraco nas ruas, considere diminuir o intervalo entre uma revisão e outra.
O post Mantenha em dia o alinhamento e balanceamento do seu carro apareceu primeiro em Blog DPaschoal | Conteúdos e dicas automotivas.
Deixe um comentário