Manutenção preventiva já! (Parte II)

Manutenção preventiva já! (Parte II)



BUSCANDO UM CARRO DE LUXO?



CONTATO A BAIXO



CONTATO PARA RECEBER A LISTA DE VEICULOS




Neste post, seguimos com as recomendações do CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária) sobre os cuidados básicos de manutenção do veículo. Acompanhe:

Transmissão

Não dirija com o pé sobre o pedal da embreagem;
Realize a troca de marchas com suavidade, sem trancos;
Verifique o nível de óleo do câmbio, conforme recomendado;

Consulte um mecânico de confiança se o carro apresentar os seguintes sinais:

Patina nas trocas de marchas;
Roncos nos rolamentos ou estalos nas juntas homocinéticas (pontas dos eixos);
Problemas nas coifas. Fique atento, porque as linhas com cerol cortam as coifas.

Pneus e rodas

Fique atento e controle a calibragem (a cada 15 dias e antes de viagens longas) e o desgaste dos pneus. Dentre outros, esses fatores afetam a segurança e o consumo de combustível;
Verifique as condições do estepe, que também precisa ser calibrado, para evitar surpresas no trajeto;
Para controlar o desgaste dos pneus, é preciso inspecionar a profundidade dos sulcos, que pode ser feita de uma forma prática: procure no “ombro” (lateral) do pneu uma marca triangular ou a sigla TWI ou o símbolo do fabricante. Siga o alinhamento dessa marca até o sulco e nele estará um ressalto, que é um indicador do desgaste. A altura da banda deve ser maior do que a desse indicador, caso contrário, o pneu já atingiu o limite, necessitando de troca;
Na hora da troca, opte por pneus novos que tenham a especificação indicada pelo fabricante, com menos de cinco anos de fabricação, montando-os no sentido de giro indicado. Para saber se tem menos de cinco anos, veja a data de fabricação que é indicada também no ombro do pneu, numa sequência de códigos colocados depois da sigla DOT. Um deles são quatro algarismos dentro de um retângulo que pode ser, por exemplo, 1507, significando que pneu foi produzido na 15ª semana do ano de 2007;
O alinhamento, balanceamento e rodízio dos pneus precisam ser feitos dentro dos prazos recomendados pelo fabricante ou quando for repará-los ou trocá-los.

Freios

Cheque nas frenagens normais se o carro, trafegando em pista plana e reta, se mantém na mesma direção, sem puxar para os lados;
O sistema (pastilha, discos, mangueira e outros) precisa ser verificado, pelo menos, a cada 15 mil quilômetros. Atenção: o fluido de freio deve ser trocado, no mínimo, uma vez por ano ou a cada 15 mil quilômetros, na especificação indicada pelo fabricante.

Direção

Cuidado com as trepidações e folgas. Em caso de direção hidráulica, controle o nível de óleo com o motor ligado.

Suspensão e amortecedores

Preste atenção aos ruídos do tipo “choque seco”. Leve o veículo a um especialista para checar os amortecedores a cada 30 ou 40 mil quilômetros.
Existe um método caseiro de testar os amortecedores: empurre o carro para baixo, sobre cada uma das rodas, solte e observe se ele oscila apenas uma vez, caso contrário, consulte um especialista.

Faróis e luzes de sinalização

Verificar se não há nenhuma lâmpada queimada no sistema de iluminação (lanternas, faróis, setas, luzes de emergência, luzes de marcha ré, luzes de placa, luzes de freio e brake light);
Também é importante verificar a regulagem de altura dos faróis.

Limpadores de para-brisa

Verificar se as palhetas limpadoras não estão ressecadas e se apresentam eficiência, proporcionando assim uma boa visibilidade em condições de chuva;
Manter cheio o reservatório de água do limpador de para-brisa, com um pouco de detergente neutro, que ajuda na limpeza de impurezas durante a viagem.

Com todos estes cuidados, seu carro estará pronto para encarar em segurança qualquer viagem de feriado prolongado. Importante comentar também que a fiscalização tem se intensificado nas estradas (até nas menores) e muitos descuidos em relação ao automóvel podem se transformar em uma grande infração. E pontos na CNH!

Por isso pessoal, agora que o ano começou de verdade é o momento ideal: vamos cuidar no nosso carro?

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