O que é suspensão McPherson?
Nós já falamos aqui sobre os diferentes tipos de suspensão que existem nos automóveis mundo afora. Agora, vamos falar do sistema mais comum e que muitos já ouviram falar, mas poucos sabem como ele realmente funciona – a suspensão McPherson.
Suspensão McPherson (divulgação)
Quando foi inventada a suspensão McPherson?
A primeira notícia que se tem registro a respeito da suspensão McPherson data de 1924 – antes de receber esse nome – quando a Fiat registrou uma patente para um novo tipo de suspensão, no qual o amortecedor teria um papel principal no seu funcionamento.
Ford Vedette (divulgação)
Porém, tanto o nome quanto a criação em si só foram acontecer em meados de 1940 quando um engenheiro chamado Earle Steele McPherson criou o sistema que antes de receber o nome dele, era chamado de Strut. O nome em inglês vinha de suporte, e assim como era sugerido, os amortecedores faziam o papel de “suporte” do novo sistema.
Ford Vedette (divulgação)
A primeira utilização que se tem notícia foi no Ford Vedette em 1946, que utilizava um braço transversal, amortecedor, mola helicoidal e barra estabilizadora. Uma de suas maiores vantagens em relação às demais suspensões era o fato de ter boa distribuição do peso, além de ser mais barata e da fácil manutenção.
Como funciona a suspensão McPherson?
A suspensão McPherson utiliza um sistema simples, porém eficiente. Ela funciona de maneira independente e sua disposição típica usa molas helicoidais, que parecem estar “enroladas” no amortecedor, fixadas por um mancal na parte de cima e em uma barra transversal na parte de baixo. Este tipo suspensão ocupa menos espaço e contribui para reduzir o peso do veículo.
Manutenção (divulgação)
É o tipo mais comum de suspensão utilizada atualmente, que vai desde carros compactos, como o Hyundai HB20, até carros mais caros como o caso do Porsche 911. Por ser um sistema mais simples, sua manutenção também tem um custo muito menor do que sistemas mais complexos e caros.
Quais são os componentes da Suspensão McPherson?
O sistema da suspensão McPherson é composto pelas seguintes peças:
Pivô;
Braço inferior;
Manga de eixo;
Buchas;
Amortecedor Strut.
Pivô:
São juntas ou conexões rígidas que permitem o movimento angular do componente conectado, neste caso, a manga de eixo. O pivô é fixado no braço de suspensão e conecta-se com a manga de eixo de duas formas, sendo uma delas através de um furo na manga de eixo, esse furo possui uma ranhura, na qual um parafuso a atravessa.
Pivô (divulgação)
Braço inferior:
O braço inferior é uma articulação que se conecta com a manga eixo e com o subchassi (ou subframe, em inglês) através de dois pontos de ancoragem nas extremidades do braço. Buchas de borracha e uma junta esférica são utilizadas para intermediar a conexão entre subchassi e manga de eixo respectivamente.
Braço inferior (divulgação)
A articulação com buchas permite que os braços de suspensão desenvolvam um deslocamento vertical da roda, enquanto o pivô permite o movimento angular da manga de eixo, ou seja, esterçamento das rodas.
Manga de eixo:
Em geral, a função da manga de eixo é transformar o movimento de translação dos braços da caixa de direção em movimento de rotação das rodas. Para isso, a manga de eixo está conectada a uma junta esférica, que permite sua rotação, e ao amortecedor strut, que por si só é uma junta capaz de girar.
Manga de Eixo (divulgação)
No caso da suspensão McPherson, a manga de eixo é fixa a uma braçadeira que está no amortecedor, e, portanto, gira solidária a este. Existem algumas aplicações de suspensão McPherson em que a manga de eixo pode girar independente do amortecedor. O braço axial da caixa de direção se conecta a manga de eixo através de um pivô, e dessa forma transmitem o movimento retilíneo da caixa de direção para a manga de eixo.
Buchas:
As buchas são componentes fabricados em borracha e metal, geralmente são projetados de forma anelar, com a parte de borracha dentro do anel metálico. Existem buchas que apresentam, junto a estrutura metálica, um flange de suporte para montagem desta no subchassi.
Bucha de suspensão (divulgação)
Além disso, o preenchimento de borracha dentro da área anelar e a quão rígida será essa borracha, dependerá do escopo do projeto, pois as buchas são uma interface importante entre o que acontece nas rodas e o que o motorista sente ao volante.
Manutenção (divulgação)
A função da bucha é ser flexível e absorver parte das vibrações causadas pelos impactos sofridos pelas rodas, eventuais desbalanceamentos, rugosidade da superfície e ser o elo de desgaste, sendo fraco (em relação aos demais componentes), barato e fácil de substituir. Também devem ser rígidas e impedir que a posição da roda tenha variações severas que prejudiquem a dirigibilidade.
Amortecedor Strut:
O amortecedor strut substitui a utilização de uma articulação de duas juntas, que seria o braço superior da suspensão braços sobrepostos. Trata-se de um amortecedor dotado de suportes para alojar uma mola helicoidal formando um conjunto mola-amortecedor chamado de amortecedor telescópico, ou coilover strut e damper strut em inglês.
Amortecedores Strut (divulgação)
O amortecedor é posicionado com certo grau de inclinação em 3 dimensões, e funciona como junta rotativa e deslizante. É rotativa, pois o suporte no topo da caixa de roda, chamado em inglês de dome, recebe a haste do pistão do amortecedor com um rolamento de esferas e uma bucha, possibilitando o giro do amortecedor e atenuação de vibrações.
É deslizante pois o movimento vertical da roda é garantido pelo pistão do amortecedor e sua haste, que absorve parte da energia do movimento da roda deslizando dentro de um cilindro com óleo, que através de válvulas no pistão do amortecedor controla o fluxo de óleo de uma câmara para outra. Portanto, controlando o movimento vertical da roda.
** Assim como qualquer outra parte do automóvel, a suspensão deve receber manutenção periódica de acordo com as instruções do manual do proprietário. Procure sempre por peças originais e leve seu veículo em centros especializados para a manutenção preventiva. **
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