No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

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Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

Comissão de educação da câmara aprova proibição do uso de celulares em escolas


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Foto: Rovena Rosa/Agência

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que proíbe o uso de telefones celulares e outros dispositivos eletrônicos portáteis por alunos da educação básica em escolas públicas e particulares, incluindo durante recreios e intervalos entre aulas.

Para proteger crianças de até 10 anos de idade contra possíveis abusos, o texto também proíbe o porte de celulares por alunos da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental.

O projeto permite o uso de celulares em sala de aula apenas para fins pedagógicos, abrangendo todos os níveis da educação básica. Além disso, o uso é permitido para acessibilidade, inclusão e condições médicas.

Agora, a proposta será analisada, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. Para se tornar lei, a proibição deve ser aprovada tanto pela Câmara quanto pelo Senado.

MODIFICAÇÕES NO PROJETO

O texto aprovado é o substitutivo do relator, deputado Diego Garcia (Republicanos-PR), ao Projeto de Lei 104/15, de autoria do deputado Alceu Moreira (MDB-RS), juntamente com outras 13 proposições que abordam o mesmo tema. Garcia baseou seu parecer em diversos estudos e contribuições recebidas.

O relator ressaltou que o uso de dispositivos eletrônicos por crianças de até 10 anos deve ser adiado em favor de atividades físicas e sociais, essenciais para seu desenvolvimento. Ele expressou preocupação com estudos recentes que mostram o acesso de crianças a conteúdos impróprios, como pornografia, drogas e violência.

Garcia também alertou os pais que veem os celulares como instrumentos de segurança a considerarem os desafios e prejuízos que seu uso nas escolas pode trazer. “Crianças nessa faixa etária não têm maturidade para discernir quando e como usar esses dispositivos de forma adequada”, afirmou.

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