A advocacia desempenha um papel fundamental na construção de instituições democráticas e livres em um estado de direito. Os advogados e as advogadas são defensores incansáveis da equidade e da verdade, em prol da lei como força unificadora



VOCÊ PRECISA DE UM ADVOGADO HOJE?

CONTATO





CONTATO




Advogado é um profissional liberal, graduado em Direito e autorizado pelas instituições competentes de cada país a exercer o jus postulandi, ou seja, a representação dos legítimos interesses das pessoas físicas ou jurídicas em juízo ou fora dele, quer entre si, quer ante o Estado.


CONTATO





CONTATO








O conceito de provas digitais refere-se às informações extraídas de dispositivos eletrônicos ou de aplicações da internet, como computadores, tablets, celulares, e-mails, redes sociais, entre outros. Essas provas podem ser utilizadas em dois contextos: quando os fatos ocorreram no ambiente digital ou quando os acontecimentos do mundo físico foram registrados digitalmente.

Dada a crescente digitalização das relações de trabalho, a Justiça do Trabalho foi pioneira na utilização de meios eletrônicos processuais, incluindo a citação via WhatsApp e o uso de dados de redes sociais como prova em processos. O artigo 818 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) define que o ônus da prova cabe ao reclamante quanto aos fatos que constituem seu direito, e ao reclamado no que tange aos fatos que impedem ou extinguem o direito do reclamante.

Desde 2020, a Justiça do Trabalho tem investido na especialização de magistrados e servidores na produção de provas digitais, refletindo o avanço tecnológico e a crescente relevância dos registros digitais em processos trabalhistas. Provas digitais podem incluir registros em sistemas de empresas, dados de geoprocessamento, publicações em redes sociais e informações biométricas.

A base legal para a utilização de provas digitais está nos artigos 369 e 370 do Código de Processo Civil, além do artigo 765 da CLT, que concede ampla liberdade aos juízos e tribunais para a condução de processos e determinação de diligências necessárias. A legislação inclui ainda o Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014) e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que regulam o acesso e a preservação de registros digitais e dados pessoais.

Em 2021, o Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (SC) foi pioneiro na criação de um núcleo especializado em provas digitais, centralizando informações e oferecendo suporte a magistrados e servidores.

Com o avanço das tecnologias e o volume crescente de dados digitais, é inegável que as provas digitais estão se consolidando como um recurso essencial na Justiça do Trabalho, desempenhando um papel cada vez mais relevante na busca pela verdade dos fatos.

The post Provas digitais na Justiça do Trabalho appeared first on Bortolotto & Advogados Associados.

By

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *