A advocacia desempenha um papel fundamental na construção de instituições democráticas e livres em um estado de direito. Os advogados e as advogadas são defensores incansáveis da equidade e da verdade, em prol da lei como força unificadora



VOCÊ PRECISA DE UM ADVOGADO HOJE?

CONTATO





CONTATO




Advogado é um profissional liberal, graduado em Direito e autorizado pelas instituições competentes de cada país a exercer o jus postulandi, ou seja, a representação dos legítimos interesses das pessoas físicas ou jurídicas em juízo ou fora dele, quer entre si, quer ante o Estado.


CONTATO





CONTATO








Imagine um casamento empresarial onde todos os envolvidos têm a liberdade de sair da sociedade a qualquer momento.

No Brasil, essa liberdade é garantida constitucionalmente e entender como ela funciona pode ser a chave para manter a harmonia e o sucesso dentro da sua empresa ou para simplesmente decidir sair, sem culpa.

A relação entre sócios é um elemento fundamental para o bom funcionamento de qualquer empresa. A Constituição Federal, em seu artigo 5º, inciso XX, estabelece que “ninguém poderá ser compelido a associar-se ou a permanecer associado”. Esse princípio constitucional assegura que os sócios têm a liberdade de se desvincular da sociedade quando julgarem necessário, sem serem forçados a manter uma relação que já não lhes seja conveniente.

Entender esse princípio é importante para evitar conflitos e garantir uma gestão mais transparente e harmoniosa.

Muitas vezes, os sócios entram em desacordo sobre os rumos da empresa e a pressão emocional de permanência pode gerar ressentimentos e prejudicar a saúde do negócio.

E a saúde emocional dos sócios também importa!

Eu li um livro do Caio Carneiro , Seja Foda, que ele escreve algo que me fez tanto sentido que adotei na minha vida pessoal e profissional: “o controle emocional é fundamental. Porque você não controla aquilo que lhe acontece, mas pode controlar como reage ao que acontece com você.”

Por isso, como não controlamos o que acontecerá amanhã, em uma sociedade é importante ter claro no contrato social as condições de saída de um sócio, os procedimentos de avaliação de quotas e os mecanismos de resolução de disputas. Dessa forma, com as condições pré-estabelecidas, é mais fácil controlar a reação dos sócios e da sociedade. Para isso, também pode ser feito um acordo de sócios que detalhará melhor essas condições.

Se você é sócio de uma empresa ou mesmo um advogado societário, reflita sobre a clareza e a flexibilidade do seu contrato social ou dos contratos sociais de seus clientes.

Garantir que todos os envolvidos entendam seus direitos e deveres, assim como os mecanismos de saída, pode ser a chave para um ambiente empresarial saudável e próspero.

Lembre-se, assim como ninguém deve ser forçado a permanecer em um casamento, o mesmo se aplica às relações empresariais.

Promova a liberdade, a transparência e a renovação na sua empresa e veja como esses princípios podem impulsionar seu sucesso.

O post A Relação Entre Sócios: Ninguém é Obrigado a Manter-se Sócio de Ninguém! apareceu primeiro em Erica Alvarenga Lopes.

By

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *