A advocacia desempenha um papel fundamental na construção de instituições democráticas e livres em um estado de direito. Os advogados e as advogadas são defensores incansáveis da equidade e da verdade, em prol da lei como força unificadora



VOCÊ PRECISA DE UM ADVOGADO HOJE?

CONTATO





CONTATO




Advogado é um profissional liberal, graduado em Direito e autorizado pelas instituições competentes de cada país a exercer o jus postulandi, ou seja, a representação dos legítimos interesses das pessoas físicas ou jurídicas em juízo ou fora dele, quer entre si, quer ante o Estado.


CONTATO





CONTATO








De acordo com a pesquisa do Tribunal Superior do Trabalho, publicada em julho de 2023, a Justiça do Trabalho recebeu mais de 6 mil novas ações trabalhistas por mês envolvendo assédio moral. Esse é apenas um dos motivos que levam os empregados a entrarem na justiça por considerarem o emprego tóxico, ou seja, um ambiente de trabalho prejudicial à saúde mental e emocional. 

Como exemplos estão casos de assédio moral, trabalho excessivo, pressão constante, falta de reconhecimento ou mesmo a cultura do medo, que impede o empregado expressar sua opinião.  

Para evitar que isso aconteça, as empresas atentas à pauta ESG – Environmental, Social and Governance – vem implementando a nomeação de um Diretor da Felicidade ou CHO – Chief Happiness Officer.

A responsabilidade do CHO é manter um ambiente de trabalho positivo e saudável, criando programas e iniciativas que promovam o bem-estar dos empregados. Ele é encarregado de implementar políticas de equilíbrio entre vida pessoal e profissional, o que comprova a preocupação com a qualidade de vida dos empregados.

Essas ações trazem o engajamento entre todos. Quando um empregado ‘veste a camisa’ da empresa é porque se sente respeitado e valorizado, ou seja, ele está feliz! Essa é a principal opinião de especialistas em Gestão de Pessoas. 

De fato, no cenário pós pandemia e home office, a vida pessoal e profissional se misturaram e as empresas precisam entender isso para olhar de forma individualizada para cada colaborador. Desenvolver a empatia entre as pessoas e ajudar a manter o equilíbrio emocional são ações fundamentais!

Especialistas em Recursos Humanos consideram o CHO essencial para a eficiência do negócio, pois um dos temas mais importantes a ser implementado na cultura da empresa é que pessoas cuidam de pessoas e, quanto mais felizes no trabalho, mais eficiência e realização.

Um bom exemplo é o da Heineken no Brasil, pioneira do seu grupo global ao criar, durante a pandemia, o Programa Heineken Cuida voltado à saúde mental. O programa evoluiu para uma Diretoria da Felicidade que implantou uma política de Felicidade Corporativa, usando questionários internos e ações para enfatizar o respeito e o cuidado aos colaboradores, onde praticam com os gestores a empatia e o equilíbrio da vida pessoal e profissional. Essa prática mudou para melhor a relação entre os colaborares.

Um estudo publicado na Harvard Business Review apurou que 75% dos times das indústrias são disfuncionais. E entre os motivos para o fracasso estão questões de coordenação, motivação e competição, além da demora para resolver esses problemas.

Assim, o que se consolida é que os sentimentos importam! E o colaborador pode e deve ter saúde mental para aplicar uma habilidade emocional que é tão importante quanto a coerência e lógica nas decisões corporativas.

Advogados empresariais em conjunto com os gestores de pessoas podem desenvolver e implementar políticas e práticas que promovam a felicidade e o engajamento dos funcionários, programas de benefícios e incentivos e até mesmo cláusulas relacionadas ao bem-estar no local de trabalho.

O advogado também pode orientar sobre as leis trabalhistas, regulamentos de saúde e segurança no trabalho. Se a empresa coletar informações pessoais dos funcionários para medir a felicidade ou o engajamento, por exemplo, o advogado pode ajudar também a garantir que essas informações estejam em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados. Em um mundo corporativo tão frenético, a Felicidade Corporativa é essencial, pois não tem mais como separar a vida pessoal da profissional, não é mesmo? A Felicidade Corporativa já é tendência na pauta ESG e a empresa que tiver uma política consolidada auxiliará nos conflitos trabalhistas no Judiciário, como no caso do assédio.

Você pode ler mais sobre Direito do Trabalho aqui.

O post Do emprego tóxico ao Diretor da Felicidade na pauta ESG apareceu primeiro em Erica Alvarenga Lopes.

By victor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *