Em Conceição da Feira, projeto revoluciona aprendizagem com educação 7.0 e distribui notebooks para professores

Spread the love

A Educação 7.0, que inclui nas escolas laboratórios com metodologia própria utilizando de ferramentas tecnológicas para uma formação socioemocional e outras habilidades, agora é realidade Conceição da Feira, município do interior da Bahia, a 120 km de Salvador. A empresa pernambucana Dulino, em parceria com a prefeitura, levou equipamentos de tecnologia às escolas Herlio Mascarenhas Cardoso e Vivaldo Bittencourt Mascarenhas, com o objetivo de impulsionar o aprendizado por meio de tecnologia avançada e métodos educacionais inovadores, fazendo com que os alunos não sejam apenas consumidores de informações, mas agentes ativos e protagonistas de sua aprendizagem. No município, 1.475 estudantes dos anos finais do 6° ao 9° anos estão sendo beneficiados.

Nas aulas diárias, alunos e professores contam com o auxílio de um monitor educacional, de acordo com o cronograma anual da metodologia Dulino. As aulas são transdisciplinares, com o professor da escola utilizando laboratório para ministrar suas atividades e assuntos específicos adaptados à metodologia Dulino, além de trabalhar também conteúdos curriculares de forma lúdica. A empresa facilita o processo para que os alunos manuseiem ferramentas e se desafiem no planejamento e montagem de projetos, tendo acesso a ensinamentos sobre
programação e desenvolvimento tecnológico aproveitando a infraestrutura própria das escolas ou ofertando todos os equipamentos necessários para essas atividades.

Na composição desse sistema, a Dulino utiliza nas duas escolas ferramentas para fomentar o aprendizado, com cursos definidos por academias: academia de robótica (Robotics Academy); games (Game Academy); cultura maker (Maker Academy). Na Robotics Academy são utilizados kits de robótica com blocos de montar, linguagem de programação e software, fomentando o aprendizado de mecânica, mecatrônica e o ensino da robótica educacional. Já na Game Academy, a ferramenta é de desenvolvimento e criação de jogos, permitindo que os alunos não sejam apenas consumidores do universo de jogos, mas especialmente desenvolvedores. Para a Maker Academy também são disponibilizados kits exclusivos e ferramentas eletrônicas para desenvolvimento de produtos atrelados, por exemplo à impressão 3D e marcenaria 4.0, levando o aluno a ser protagonista nos processos de criação e inovação, solucionando demandas coletivas e individuais com o conceito do aprender fazendo.
“A parceria entre a prefeitura e a Dulino demonstra o compromisso conjunto com a educação de qualidade e o futuro promissor da comunidade. Juntos, estão abrindo novos caminhos para o aprendizado, capacitando a próxima geração com habilidades e conhecimentos essenciais para enfrentar os desafios do século 21”, avalia a secretária de Educação da cidade, Ana Maria Pereira Castelo.

AULAS NA PRÁTICA

As aulas acontecem dentro da grade curricular do município. Pelo menos uma vez
na semana, a turma vai para o Laboratório 7.0 imergir nas aulas do sistema de
ensino Dulino. Dentro do laboratório, as aulas são em grupo, com os alunos participando em equipe das atividades. Tendo acesso a livros, os estudantes socializam e interagem entre si abordando uma temática específica para cada aula e também colocam a “mão na massa”, executando atividades específicas de cada
ferramenta com seus kits tecnológicos (computador, tablets, kits de robótica, kits
maker, material reciclável).

Nas aulas de robótica ainda é possível montar ou construir o robô e programá-lo. Já na Game Academy, os estudantes desenvolvem toda a mecânica de jogos seguindo a lógica de programação. Há ainda a Maker Academy, que permite aos estudantes darem vida a materiais recicláveis com componentes eletrônicos e placas controladoras.
Com todas essas atividades, os estudantes ainda são desafiados a inovar e trazer novas funcionalidades aos protótipos construídos. Desse modo, cada equipe de alunos faz modificações estratégicas nos projetos para cumprir os desafios lançados em aula.

“Estamos gerando oportunidades de desenvolvimento para o município, onde os alunos e o sistema de ensino escolar precisam de total apoio para garantir uma aprendizagem completa. Por meio da nossa metodologia de educação 7.0, garantimos a formação completa desses estudantes, com todos os quesitos necessários para a educação formal e atividades tecnológicas e makers, que irão ajudá-los para uma futura formação profissional e entrada no mercado de trabalho”, explica o CEO e fundador da Dulino, Raphael Gadelha.

No município, professores também são integrados ao projeto, tendo acesso à
metodologia da Educação 7.0 e contando com o suporte de consultoria da Dulino.
Os próprios professores de cada unidade de ensino são capacitados para preparar
os estudantes para as novas atividades.
“Como educadora, sinto-me valorizada dentro do projeto por poder contribuir ainda mais para a formação dos meus alunos, mas também por eu mesma ter oportunidade de aprender mais. É importante para quem está começando a trilhar o
caminho da educação agora, assim como também é importante para nós
professores, que passamos a estar ainda mais integrados ao universo tecnológico e
aos avanços na educação”, diz a professora Cláudia Elisa Souza.

TECNOLOGIA E TRANSFORMAÇÃO DE VIDA

Para além da facilidade no aprendizado, o uso dessas ferramentas tecnológicas também contribui para que os alunos se preparem melhor para um futuro no qual, em todos os setores, a tecnologia será indispensável. Com a formação completa e preparada para o futuro, as crianças e adolescentes de hoje garantem um amanhã com capacidade de interação e compreensão da digitalização e novas formas de pensar em soluções práticas para as demandas cotidianas.
“Eu acho muito legal. Porque dá para aprender muita coisa que normalmente não teria na escola. E é divertido, pois há muita coisa no computador, e com peças para a gente pegar e montar… Parece muito um jogo, mas a gente aprende de verdade”, ressalta Davi Saturnino dos Santos Brandão, de 14 anos, aluno da escola Hérlio Mascarenhas Cardoso, em Conceição da Feira.

Para a mãe dele, Lícia Saturnino dos Santos Brandão, de 52 anos, ter a oportunidade de garantir ao filho uma educação completa é uma chance única para o desenvolvimento de novas habilidades e conhecimentos. “Saber que meu filho vai estar ainda mais preparado para o futuro é de uma satisfação muito grande. Ele fica fascinado com a possibilidade de aprender sobre robôs e a usar muito mais computadores dentro da sala de aula. Dá gosto ver ele com vontade de ir para as aulas e aprender mais”, celebra.

Contando com uma profusão de habilidades, os estudantes são estimulados e criam projetos incríveis que reverberam para toda a sociedade e suas vidas, garantindo novos estímulos e muito mais conhecimento para ser aplicado diariamente dentro e fora das escolas.

“Com essa formação garantimos mais oportunidade e acesso a, de fato, um ‘novo mundo’ a esses jovens. Imagine que agora eles terão contato com práticas que poderiam até então ser totalmente desconhecidas, mas que, no futuro próximo, serão a realidade deles para desempenhar determinada atividade numa empresa ou até mesmo para seu desenvolvimento pessoal”, reforça Gadelha.

A Dulino tem como missão impactar 1 milhão de vidas através da tecnologia e educação até 2030, e já vem transformando a realidade de mais de 55 mil estudantes e professores com a sua metodologia.

O post Em Conceição da Feira, projeto revoluciona aprendizagem com educação 7.0 e distribui notebooks para professores apareceu primeiro em Bahia Notícia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *