No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

pensamento do dia

Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

5 universos compartilhados nos games que você NÃO conhecia

Soluções financeiras, corretora de seguros, contabilidade, energia fotovoltaica, correspondente de instituições financeiras, factoring e consultoria empresarial







CARTÃO PRESENTE XBOX R$ 300



JOGOS ONLINE



Nos games, universos compartilhados são uma maneira de conectar diferentes franquias, personagens e histórias, criando experiências mais ricas e imersivas. Desde os clássicos da Id Software até as conexões dos jogos da Capcom, exploramos cinco universos compartilhados que cativam jogadores ao longo das gerações.

O Universo da Id Software: Doom, Quake e Wolfenstein

Imagem: Reprodução

A Id Software criou alguns dos jogos mais icônicos da história, e há fortes indícios de que Doom, Quake e Wolfenstein fazem parte de um mesmo universo.

  • Conexões evidentes: Armas como a BFG 9000 aparecem em ambos Doom e Quake.
  • O Doom Slayer, protagonista de Doom, possui similaridades com os Rangers de Quake, sugerindo um vínculo.
  • Wolfenstein introduz o conceito de realidades alternativas, o que poderia justificar conexões com os mundos de Quake e Doom.

Além disso, versões anteriores da narrativa das franquias afirmam uma conexão familiar entre os protagonistas de Doom e Wolfeinstein. Segundo essas versões antigas, o Doomguy, protagonista de Doom, seria descendente de BJ Blazkowics, protagonista de Wolfenstein. Fora isso, Blazkowics seria avô do Commander Keen, protagonista de outra franquia da Id Software que leva seu nome. Conectando, assim, mais uma franquia ao universo.

Essas conexões são sutis, mas os fãs especulam que todos os jogos compartilham um mesmo pano de fundo de destruição, tecnologia avançada e dimensões sombrias.

Universo Tom Clancy

YouTube player

Os jogos da marca Tom Clancy’s formam um universo compartilhado que une histórias de espionagem, operações especiais e guerras modernas.

  • Referências cruzadas:
    • Em The Division 2, há menções à organização Ghost Recon e aos eventos de Rainbow Six Siege.
    • A tecnologia SHD de The Division é citada como inspiração para ferramentas usadas em outras franquias.
  • As narrativas de Ghost Recon, Rainbow Six e Splinter Cell frequentemente giram em torno de conflitos globais e agências de segurança, reforçando a ideia de um universo coeso.

Esse universo cria um mundo rico para os fãs de estratégia e ação tática. Narrativamente falando, diversas referências são feitas. Por exemplo: os jogos Ghost Recon 2 e Splinter Cell: Chaos Theory se passam basicamente ao mesmo tempo, com direito a referências de cada um em suas narrativas.

Fora isso, Sam Fisher, protagonista de Splinter Cell, aparece tanto em Ghost Recon: Wildlands como em Rainbow Six Siege. Nesse último, como personagem jogável.

E claro, o fato de todos esses jogos serem títulos adaptados de obras escritas por Tom Clancy, é natural que entendamos como um universo compartilhado. Podemos, até mesmo, ir mais além e incluir aqui jogos antigos não feitos pela Ubisoft, como os jogos de Jack Ryan e Red Storm Rising.

Universo da Remedy

Imagem: Reprodução

A Remedy Entertainment é conhecida por criar histórias cheias de mistérios e conexões. Seus jogos, como Alan Wake, Control e Quantum Break, estão fortemente ligados por uma narrativa compartilhada.

  • Conexões em Control:
    • Alan Wake é diretamente mencionado em Control, com arquivos e eventos do jogo sendo explorados pela FBC (Federal Bureau of Control).
    • O DLC AWE de Control conecta os dois jogos, sugerindo que os fenômenos sobrenaturais investigados em Control são influenciados pelos eventos de Alan Wake.
  • Embora Quantum Break ainda não tenha sido integrado oficialmente, muitos fãs especulam que suas mecânicas de manipulação temporal se encaixam no mesmo universo.

Alan Wake e Control são mais que confirmados como parte do mesmo universo. Porém, a Remedy foi além e abordou também realidades alternativas. E através disso, franquias como Max Payne e Quantum Break foram indiretamente relacionadas a esse universo também.

Universo de Nioh, Ninja Gaiden e Dead or Alive

YouTube player

Os jogos da Team Ninja estão conectados em um universo compartilhado que une as batalhas intensas de Nioh ao mundo frenético de Ninja Gaiden e Dead or Alive.

  • Ryu Hayabusa, protagonista de Ninja Gaiden, é um personagem jogável em Dead or Alive, e sua história é diretamente referenciada nos jogos.
  • Nioh, embora tenha uma ambientação histórica, apresenta itens e referências que conectam seu mundo ao de Ninja Gaiden, sugerindo que eles compartilham um mesmo universo expandido.
  • Os elementos sobrenaturais de Nioh podem ser vistos como a origem de muitos dos poderes e artefatos presentes em Ninja Gaiden.

Além disso, esse universo tem potencial pra incluir outros títulos como Wo Long: Fallen Dynasty e, até mesmo, a franquia Fatal Frame. Fora isso, existe uma espécie de conexão multiversal com outros jogos da Koei Tecmo, como Dynasty Warriors e Samurai Warriors, fortalecidas com jogos crossovers como Warriors Orochi e Warriors All-Stars, além de participações especiais.

Universo compartilhado de Street Fighter e a Capcom

Imagem: Reproduçaõ

A Capcom é famosa por unir seus personagens em eventos e jogos crossover, mas há indícios de que várias de suas franquias existem em um mesmo universo.

  • Street Fighter e Final Fight:
    • Personagens de Final Fight, como Cody e Guy, aparecem frequentemente em Street Fighter, com menções explícitas às suas origens.
  • Resident Evil e Street Fighter:
    • Há easter eggs em Street Fighter que mencionam o universo de Resident Evil, como itens inspirados na Umbrella Corporation.
  • Darkstalkers e Street Fighter:
    • Apesar de nunca terem se cruzado fora de jogos crossovers, existem fortes indícios de que Street Fighters e Darkstalkers se passem no mesmo universo. Inclusive um quadrinho oficial que reúne esses personagens.

Algo que vale ressaltar é que jogos como Marvel vs. Capcom não são considerados canônicos para, por exemplo, Street Fighter. Porém, o fato desse tipo de jogo considerar o universo da Capcom como sendo único, talvez indique que, realmente, franquias como Street Fighter, Mega Man, Resident Evil e Dead Rising compartilhem o mesmo universo, de alguma maneira.

Leia mais:

Os universos compartilhados nos games ampliam a imersão e oferecem novas formas de explorar histórias que amamos.

O post 5 universos compartilhados nos games que você NÃO conhecia apareceu primeiro em PSBlog.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *