No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

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Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

9 easter eggs que levaram ANOS pra serem descobertos nos games

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Quem nunca curtiu encontrar aquele easter egg secreto enquanto jogava? Mas e quando esse segredo é tão bem escondido que ninguém descobre por ANOS — às vezes por décadas? É disso que vamos falar agora: segredos deixados por desenvolvedores que só vieram à tona muito tempo depois do lançamento.

Alguns exigiram combinações absurdas. Outros só foram vistos com câmeras livres ou arquivos hackeados. Mas todos têm uma coisa em comum: o fator surpresa que nos faz amar ainda mais os games.

Jogar como Shin Akuma em Street Fighter Alpha 2

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Por 25 anos, ninguém fazia ideia que era possível jogar com Shin Akuma em Street Fighter Alpha 2 na versão de Super Nintendo. Só em 2018, um fã descobriu a sequência secreta de comandos que desbloqueava o personagem.

É um dos easter eggs mais bem guardados da história da Capcom, e um verdadeiro presente tardio pros fãs de luta.

O Abominável Homem das Neves em Gran Turismo 4

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Sim, Gran Turismo 4 tem um yeti escondido. Só em 2023, quase 20 anos depois do lançamento, fãs descobriram que em uma das pistas de rally, bem ao fundo da floresta, aparece uma figura branca e peluda por poucos frames — o famoso Abominável Homem das Neves.

É tão sutil que só foi percebido com o uso de mods e pausas frame a frame. Um detalhe bizarro num jogo que sempre prezou pelo realismo.

Sala secreta do diretor em Batman: Arkham Asylum

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A sala do diretor da Arkham era um dos segredos mais bem guardados do jogo. Apesar de estar ali o tempo todo, ela só foi descoberta quase um ano após o lançamento, quando a própria Rocksteady deu a dica.

Dentro da sala havia documentos sobre o Arkham City, o jogo que ainda seria anunciado. Um dos melhores exemplos de easter egg que foi uma prévia do futuro da franquia.

Zelda: Breath of the Wild e a ilha de Wind Waker

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Dois anos depois do lançamento, fãs notaram algo incrível: uma região montanhosa de Breath of the Wild era, na verdade, uma réplica invertida da ilha inicial de Wind Waker.

O mais maluco? Não havia indicação nenhuma disso no mapa. Era apenas um detalhe de topografia. Um presente escondido só pra quem observa com atenção.

Narrador secreto em Wave Race: Blue Storm

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No game de corrida aquática do GameCube, havia um modo que substituía o narrador padrão por um sarcástico e debochado — mas ninguém descobriu isso até 9 anos depois.

Pra ativar, era necessário uma combinação exata nos menus, que não era explicada em lugar nenhum. Hoje é um dos segredos mais hilários do console.

Mensagem escondida em The Gumball

Imagem: Broderbund

O obscuro jogo The Gumball, lançado nos anos 90, escondia uma mensagem dos desenvolvedores que só foi encontrada 23 anos depois, quando um fã vasculhou o código-fonte.

A mensagem dizia algo como:

Aha! Você conseguiu!

Ou você é um excelente jogador ou um excelente hacker!

Você certamente é uma das poucas pessoas a sequer ver essa tela.

Mas esse não é o fim.

Teremos mais puzzles em outro produto da Broderbund tipo “Zodware”.

Divirta-se!! Tchau!

Simples, mas marcante.

Modo multiplayer em Super Punch-Out

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Sim, Super Punch-Out do SNES tinha um modo multiplayer escondido e ninguém fazia ideia — por quase três décadas. Em 2022, um usuário descobriu que, com dois controles e um comando no menu, dava pra um segundo jogador controlar os oponentes.

É bizarro pensar que essa funcionalidade ficou esquecida por 28 anos, mesmo com milhões de cópias vendidas.

Leia mais:

Silent Hill 2: save em qualquer lugar

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Só em 2016, 15 anos depois do lançamento, fãs descobriram que existia uma sequência de comandos que ativava um minimapa e permitia salvar em qualquer lugar em Silent Hill 2.

Era claramente um recurso de debug deixado no jogo final, mas ninguém havia encontrado até então. Um detalhe técnico que virou um tesouro para os exploradores do terror psicológico.

O observador misterioso em Resident Evil 4

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Na versão de PC, fãs usaram câmera livre e encontraram um NPC misterioso observando Leon à distância em diversos trechos do jogo.

Não há interação, não há fala. Só um cara no fundo, parado, encarando. Nunca explicado.
Foi necessário vasculhar milimetricamente com a câmera pra encontrar. Um easter egg que poderia ter passado despercebido pra sempre.

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