Press Start: o início da série de concertos que ainda deixa saudade

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Por Alexei Barros

De 2006 a 2015 fiz diversos posts a respeito de atualizações de repertório e apresentações da série Press Start, que tinha como característica principal a presença de alguns jogos japoneses novos e velhos que dificilmente apareciam em outros concertos ocidentais. Um dos aspectos mais chatos dessa série de apresentações é a pouca quantidade de gravações oficiais que foram lançadas, fazendo com que muitas dessas performances se perdessem no tempo. Embora eu soubesse meio superficialmente como o Press Start surgiu, não havia muitas informações detalhadas. Quem poderia imaginar que oito anos depois da última apresentação seria publicado um vídeo no canal do Masahiro Sakurai explicando – com legendas em inglês! – como o Press Start surgiu? E ainda por cima com gravações inéditas de performances em vídeo?

O Press Start foi uma iniciativa de cinco pessoas: Taizo Takemoto, Nobuo Uematsu, Kazushige Nojima, Masahiro Sakurai e Shogo Sakai. A história do Press Start remonta ao ano de 2002, quando ocorreram dois concertos de games: 20020220 music from Final Fantasy, o primeiro dedicado à série desde Symphonic Suite Final Fantasy (1989) e o Dairantou Smash Brothers DX Orchestra Concert, com músicas de Super Smash Bros. Melee. Do primeiro vieram Uematsu e Nojima e do outro, Sakurai e Sakai. Em comum, essas apresentações têm o fato de serem regidas por Takemoto. Conversas vai, conversas vêm e eles começaram a série de concertos com produção da Company AZA e patrocínio da Enterbrain, que publica a revista Famitsu.

Um detalhe interessante do vídeo é a referência a Orchestral Game Concert (1991-1995), série de concertos produzida por Koichi Sugiyama que Masahiro Sakurai não considera precursora do Press Start. Ele revelou ter comparecido ao OGC5 (1995), destacando os segmentos de Donkey Kong Country e Kirby Super Star, jogo que Sakurai foi o diretor. Em seguida, ele contou como os números foram produzidos e como foi difícil conciliar isso com o trabalho convencional de game designer.

Ao longo da explicação, foram tocados cinco números do Press Start, sendo que a maioria não teve registros oficiais. Porém, após a fala de Sakurai, somos brindados com dois vídeos inéditos: “The Legend of Zelda (Yuzo Koshiro Version)” (Press Start 2010) e “Xenoblade Chronicles Medley” (Press Start 2011). Por melhor que seja ouvir algo do Koshirão, eu acho o tema de Zelda algo mais trivial e é o número que mais me surpreendeu foi a segundo. O que é essa performance de “Gaur Plain” com baixo elétrico? Apenas em uma gravação amadora do Press Start 2008 que eu ouvi algo similar e nem imaginei que eles voltariam a misturar esse instrumento com a orquestra. O mesmo medley contém a atuação de Kenji Hiramatsu no violão e depois na guitarra e da dupla de cantoras CHiCO e Manami Kiyota.

Press Start 2014: “Super Smash Bros. for 3DS/Wii U Ending Theme”

Press Start 2010: Mega Man 2

Press Start 2010: “NES Through the Years Medley (Beginner)”

Press Start 2008: Ys

Press Start 2012: The Legend of Zelda: Skyward Sword

Press Start 2010: “The Legend of Zelda (Yuzo Koshiro Version)

Press Start 2011: “Xenoblade Chronicles Medley”

P.S.: Fico pensando o tanto de jogos mais recentes que teriam ganhado performances caso o Press Start continuasse até hoje, como Bloodborne, Sekiro: Shadows Die Twice, Elden Ring, Persona 5, The Last Guardian, Nier Automata, Octopath Traveler, Triangle Strategy, Xenoblade Chronicles 2 e 3, Final Fantasy XV e XVI… E certamente muitos jogos da Nintendo, como Splatoon, Mario Kart 8, Super Mario Odyssey, The Legend of Zelda: Breath of the Wild, The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom e Super Smash Bros. Ultimate.

Grato ao Fabão que não contente em me ajudar em várias traduções na época do Press Start me alertou sobre o conteúdo deste vídeo no ano passado (!).

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