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O Dreamcast, o último console oficial da Sega, completa 25 anos de existência na data de hoje, 9 de setembro de 2024. Vamos relembrar um pouco sobre esse clássico console.
Após uma sequência de fracassos com o Sega CD, 32X e o Sega Saturn, a Sega estava em uma encruzilhada. Em meados da década de 90, a empresa, que já havia liderado em algumas regiões, encontrava-se em terceiro lugar no mercado de consoles, atrás da Nintendo e da novata Sony.
O Sega Saturn, com seu lançamento desastroso nos Estados Unidos, nunca conseguiu conquistar o público ocidental, vendendo apenas 9,2 milhões de unidades, bem atrás do Nintendo 64 e do PlayStation, que dominava com 102,4 milhões de unidades vendidas.
Com apenas 12% do mercado em 1997, a Sega decidiu tomar uma decisão ousada: abandonar o Saturn e focar em um novo console, na tentativa de se antecipar à Sony e Nintendo na próxima geração. Assim nasceu o Dreamcast, codinome Katana, que seria o último console da Sega e sua última chance de retornar ao topo.
Dreamcast: Inovações que marcaram a história dos games
O Dreamcast foi um salto tecnológico significativo em relação aos consoles anteriores, como o PlayStation, Saturn e Nintendo 64. Com capacidade de renderizar até 6-7 milhões de polígonos por segundo e uma resolução de 480p, o Dreamcast trazia gráficos impressionantes para a época.
Além disso, a Sega fez uma jogada inteligente ao alinhar a arquitetura do Dreamcast com a da placa arcade Naomi, facilitando a conversão de jogos de arcade para o console e garantindo uma biblioteca de jogos de alta qualidade.
Uma das inovações mais notáveis do Dreamcast foi sua conectividade online. Cada console vinha com um modem embutido, permitindo aos jogadores navegar na internet e jogar online — um feito inédito para a época, quando nem todos tinham um PC com acesso à web.
Embora o navegador fosse básico e o multiplayer tivesse latência frequente, o Dreamcast plantou as sementes para o futuro dos jogos online, um legado que seria continuado pela Microsoft com o Xbox Live.
O fim de uma era e o legado do Dreamcast
Apesar de suas inovações e de um começo promissor, o Dreamcast rapidamente se viu ameaçado pela chegada iminente do PlayStation 2, que prometia ainda mais poder de processamento e uma biblioteca de jogos expansiva.
A Sega se encontrou em um limbo intergeracional: o Dreamcast era potente demais para ser considerado da mesma geração que o Saturn e o PlayStation original, mas não tinha força suficiente para competir com os consoles que viriam em seguida, como o PS2, GameCube e Xbox.
Com o Dreamcast enfrentando dificuldades para manter seu espaço no mercado, a Sega tomou a difícil decisão de descontinuar o console em janeiro de 2001, apenas 16 meses após seu lançamento na América do Norte. A empresa então se reestruturou para focar em desenvolvimento de jogos multiplataforma, abandonando a fabricação de consoles.
Essa decisão, embora dolorosa na época, se provou acertada. Em vez de arriscar falência ao tentar sustentar o Dreamcast, a Sega sobreviveu e continua a ser uma figura proeminente no desenvolvimento de jogos até hoje.
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O Dreamcast pode ter falhado comercialmente, mas seu impacto na indústria dos games é inegável. De suas inovações gráficas à pioneira conectividade online, o console deixou um legado duradouro que ainda é lembrado com carinho pelos fãs.
Para muitos dos 9,13 milhões de jogadores que compraram um Dreamcast, ele não foi apenas um console, mas um vislumbre do futuro dos videogames — um sonho que, apesar de não ter durado, nunca será esquecido.
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