Troféus que todo mundo conquistou de forma idiota!

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Se você já passou horas em um jogo buscando troféus raros, aquele momento de glória que te separa dos jogadores casuais, então você vai se identificar com esse conteúdo. Mas e quando o troféu que você conquista é… ridiculamente fácil ou simplesmente idiota?

Sim, esses troféus também fazem parte da experiência gamer e, por mais que ninguém admita, todo mundo já passou por isso. Então, se prepare para uma viagem pelos troféus mais idiotas que, por incrível que pareça, praticamente todo mundo tem na coleção.

Dark Souls II

Se você é fã de jogos desafiadores, já deve ter ouvido falar (ou jogado) Dark Souls II e seus complexos troféus. Agora, imagine ganhar um troféu por… morrer. Exatamente. Nesse game, onde a morte é quase uma garantia, há um troféu chamado “This is Dark Souls” para o simples ato de perecer.

Parece brincadeira, mas com uma taxa de obtenção de 90%, esse troféu é mais um lembrete do quão implacável esse jogo pode ser. Morrer faz parte da experiência Dark Souls, e o troféu que você ganha ao falhar apenas reforça o mantra do jogo: a morte é um passo para a vitória.

Dead or Alive 4

Imagem: Reprodução

Agora, vamos falar de um troféu que é praticamente um tapa na cara dos jogadores: perder 20 partidas consecutivas no modo online de Dead or Alive 4. Sim, você leu certo. Ao invés de recompensar suas vitórias épicas, esse troféu, chamado de “You’re Not Worthy Yet” é desbloqueado por ser consistentemente… ruim. Ou melhor, por perder seguidas vezes.

Esse é aquele tipo de troféu que faz você se perguntar: “Por que estou fazendo isso comigo mesmo?”. Alguns jogadores, frustrados, até pensam em perder de propósito só para desbloquear logo essa “honraria”. Afinal, se a derrota já é iminente, que ao menos traga uma recompensa, certo?

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Guitar Hero III

Todo mundo já teve aquele momento de falha no Guitar Hero. Mas e se eu te dissesse que existe um troféu em Guitar Hero III por falhar em 90% de uma música? Pois é, “Almost Got It” faz você se sentir um completo desastre, de propósito! Imagine a cena: você está quase no final de uma música, talvez uma das mais difíceis, e aí… você decide errar. Sim, errar propositalmente para garantir o troféu.

Agora, não se engane, parece fácil, mas não é. Às vezes, a dificuldade de errar “o suficiente” pode te fazer passar pela humilhação de completar a música antes de falhar. E é aí que você percebe: nem falhar é uma tarefa simples quando você está no calor do momento e seus dedos não obedecem.

Saints Row IV

Imagem: Reprodução

Saints Row IV é um jogo conhecido por ser, no mínimo, bizarro. E quando falamos em bizarrice, nada supera o troféu “Saints and Sensibility”, que é sobre lamber uma porta de doces. Isso mesmo! Você precisa passar cerca de cinco minutos do seu precioso tempo de jogo… lambendo uma porta. Se você já se perguntou “por que estou fazendo isso?”, não está sozinho.

Esse é o tipo de troféu que te faz rir de nervoso, porque você sabe que está participando de uma das atividades mais sem sentido de todos os tempos, só para adicionar mais um item à sua coleção. Não exige habilidade, apenas paciência e, talvez, um pouco de vergonha. Mas, ei, não vamos julgar! Se você é fã de Saints Row, sabe que o jogo é assim mesmo: caótico, insano e, no fundo, extremamente divertido.

Troféus que subvertem o que entendemos como “conquista”

Se há algo em comum entre esses troféus, é a maneira como eles brincam com as expectativas dos jogadores. Tradicionalmente, troféus são associados a habilidades, esforço, dedicação e até mesmo maestria no jogo. Mas esses exemplos mostram que os desenvolvedores também sabem rir de si e dos jogadores.

E, convenhamos, isso adiciona uma camada de diversão extra. São troféus que não buscam reconhecer sua excelência, mas sim sua capacidade de falhar, persistir ou simplesmente perder tempo com uma tarefa idiota. No final das contas, esses troféus são lembrados não pela dificuldade, mas pela sua excentricidade. E, sejamos honestos, todos temos algum orgulho escondido de possuí-los.

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