Soluções financeiras, corretora de seguros, contabilidade, energia fotovoltaica, correspondente de instituições financeiras, factoring e consultoria empresarial
CARTÃO PRESENTE XBOX R$ 300
JOGOS ONLINE
Por Claudio Prandoni
Os games do Ayrton Senna fazem algo que os jogos de futebol bem que poderiam aprender: contar a história de um atleta lendário.
Com a estreia da série Senna, na Netflix, bateu aquela vontade de curtir esse hype no videogame e é bom demais ver como há excelentes opções.
Hoje em dia a mais acessível é o game brasileiro Horizon Chase, da Aquiris, com a DLC chamada Senna Sempre. Dá pra reviver vários dos momentos retratados na série com uma jogabilidade super empolgante e fácil de embarcar, já que é uma experiência mais arcade do que simulador.
O visual é lindo e o título tá disponível no PC ao PlayStation, Xbox, Nintendo Switch e até smartphones.
De 2014 temos o conteúdo extra de Senna no Gran Turismo 6, uma homenagem linda da Sony e do produtor Kazunori Yamauchi ao piloto. Aqui o jogo pesa muito mais para o lado da simulação e traz um desafio intenso, que ajuda também a traduzir de forma tátil e interativa o talento do piloto. Acho esse conteúdo genial e uma pena que esteja preso no PlayStation 3.
E não dá pra ficar sem falar de Ayrton Senna’s Super Monaco GP II, desenvolvido com participação direta do piloto – aliás, ideia encabeçada na época pela Tec Toy e o então presidente Stefano Arnhold, que levaram a ideia para a SEGA.
Ayrton foi consultor, orientando desenvolvedores sobre como tornar a jogabilidade mais realista. Por exemplo, ele explicou como os pilotos usam normalmente as zebras das pistas – originalmente, a programação do jogo causava dano nos carros ao passar pela zebra.
Senna também gravou comentários de cada pista da temporada, incluindo o então estreante GP de Barcelona, sobre o qual ele gravou o comentário logo depois da corrida, momento bem apertado no ciclo de desenvolvimento do game. Em 91, ele visitou a sede da SEGA, às vésperas do GP do Japão, e causou enorme comoção no estúdio.
Em comum, todos ajudam a contar episódios importantes da história de Senna, oportunidade que games de futebol deixam para trás. Outros esportes também podem se beneficiar do formato, mas o acervo de histórias globais de futebol relacionadas ao Brasil é tão rico que acho uma pena ver o potencial dos games desperdiçado.
Lembro com carinho do FIFA 2000, que traz ampla variedade de times e seleções clássicas, incluindo o mágico Santos das temporadas 62-63, com Pelé e um esquadrão que foi bicampeão mundial. Por que não um game que recrie de forma interativa a trajetória do Rei do Futebol? Ou um título que conte a história da Seleção Brasileira? Enfim, acho as possibilidades variadas e fortes demais para não serem aproveitadas.
Até vemos algo do tipo nos jogos e DLCs de FIFA temáticos de Copa do Mundo e a série NBA 2K também faz um trabalho lindo de resgate histórico de atletas e competições, mas vejo espaço para muito mais. Aqui no Brasil a Hermit Crab faz um trabalho excelente de games mobile de clubes europeus, eu ficaria muito feliz de ver times brasileiros embarcarem nessa também.
Você gostaria de ver mais games sobre atletas e campeonatos lendários do passado?