No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

pensamento do dia

Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

RPG clássico do PS1 ganha update para PS5

Soluções financeiras, corretora de seguros, contabilidade, energia fotovoltaica, correspondente de instituições financeiras, factoring e consultoria empresarial







CARTÃO PRESENTE XBOX R$ 300



JOGOS ONLINE



Um RPG clássico do PS1 acaba de receber uma atualização surpresa para PS5. Curioso para saber o que mudou? Confira!

Os jogadores mais nostálgicos acabam de ser surpreendidos: The Legend of Dragoon, um clássico do PS1 lançado em 2000 no Ocidente, recebeu uma nova atualização no PS5. A novidade, lançada sem aviso pela Sony, reacendeu o interesse por um dos RPGs mais subestimados de sua geração.

O que mais chama atenção? A atualização é exclusiva para o PS5 e deixou os fãs se perguntando: o que exatamente mudou? Entre perguntas e especulações, vamos explorar o que sabemos sobre esse update e por que ele está movimentando a comunidade gamer.

O brilho esquecido de um RPG clássico do PS1

Quando se fala no ano 2000, os gamers mais antigos lembram provavelmente de uma safra de jogos memoráveis. Foi o ano de lançamentos como Final Fantasy IX, Tony Hawk’s Pro Skater 2, The Legend of Zelda: Majora’s Mask, Chrono Cross, Resident Evil – Code: Veronica e Metal Gear Solid.

No entanto, em um período tão recheado de lançamentos gigantescos, algumas pérolas acabaram passando despercebidas, e uma delas foi The Legend of Dragoon. O RPG, lançado originalmente pela Sony em dezembro de 1999 no Japão, só chegou ao Ocidente no ano seguinte.

Um clássico ofuscado

The Legend of Dragoon
The Legend of Dragoon

Apesar de contar com uma história cativante, combates que exigiam precisão no timing e gráficos impressionantes para a época, ele nunca alcançou o mesmo reconhecimento que seus concorrentes, como Final Fantasy ou Chrono Cross. Ainda assim, o game conquistou uma base de fãs leais que clamam até hoje por um remake ou remaster.

E em 2023, The Legend of Dragoon ganhou nova vida ao ser adicionado à coleção de PS1 Classics do PS Plus Deluxe para PS4 e PS5. Desde então, também é possível comprá-lo separadamente na PS Store por R$ 53,90.

Veja também:

Uma atualização que pegou todos de surpresa

Agora, em 2025, o RPG retorna às manchetes com uma atualização inesperada. Curiosamente, a novidade está disponível apenas para jogadores no PS5, deixando de fora os usuários de PS4. Isso por si só já gerou especulações na comunidade, especialmente porque a Sony não divulgou nenhum comunicado oficial sobre o que mudou.

A falta de informações levou os jogadores a acreditar que se trata de ajustes técnicos ou pequenas correções. Talvez melhorias de desempenho, consertos de bugs ou até mesmo otimizações na emulação do PS1 no PS5. No entanto, como não há notas de atualização publicadas, tudo não passa de suposições.

O mais intrigante é que essa é a primeira atualização que o game recebe em 2025, e pode muito bem ser a última, dado o longo histórico de escassez de updates para jogos da categoria PS1 Classics.

Um revival ou só uma coincidência?

The Legend of Dragoon
Imagem: Sony

A chegada de uma atualização para um jogo tão antigo levanta questões interessantes: poderia a Sony estar testando novos recursos para sua emulação de clássicos? Seria apenas um ajuste técnico sem grande importância?

Ou quem sabe The Legend of Dragoon esteja prestes a ganhar um novo destaque, talvez em forma de remake ou remaster, como muitos fãs sonham? Enquanto nada é confirmado, o fato de o game estar recebendo atenção da Sony, mesmo que modestamente, já é um motivo de comemoração para os jogadores que há décadas defendem seu legado.

O post RPG clássico do PS1 ganha update para PS5 apareceu primeiro em PSBlog.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *