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Pocket Bravery tem SEQUÊNCIA anunciada! E outras novidades GIGANTES

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Pocket Bravery tem sido um orgulho para a comunidade brasileira de jogos de luta. Inclusive, concorrendo ao prêmio de Melhor Jogo de Luta na TGA 2023, contra gigantes como Street Fighter 6 e Mortal Kombat 1. Desde então, a Statera Studio vem trabalhando em melhorar o game, inclusive com as prometidas versões para consoles e DLCs.

Durante a Live das Revelações, apresentada pelas mentes por trás do estúdio, Jonathan Silva e Anderson Halfeld, a Statera Studio finalmente compartilhou detalhes sobre o futuro do game. Começando com informações sobre a Camile, última personagem da Season 1 de DLC do Pocket Bravery.

Sobre a Camille

Imagem: Statera Studio

A Camille é uma lutadora com estilo punk rock, capaz de manipular o som para criar magias estacionárias. Os desenvolvedores confirmaram que ela tem conexão com a Matilha, os principais antagonistas do jogo.

Revelaram um sneak peak da gameplay com a personagem durante a live, mas nenhum trailer foi divulgado. Eles apenas confirmaram que seguem trabalhando nela, e que ela deve ser lançada em Maio de 2025.

Desenvolvimento de DLCs

A equipe da Statera revelou que está trabalhando intensamente nas DLCs, mas o ritmo foi reduzido devido à otimização para consoles.

“Quando a gente some, é porque o bicho tá pegando nos bastidores,” brincou um dos desenvolvedores durante a live.

O estúdio garantiu que novos conteúdos estão a caminho. Como dito, Camille é a próxima personagem que será lançada, encerrando a Season 1 do jogo. Porém, eles garantiram que, junto do trailer de revelação da personagem, eles vão revelar os demais personagens que estarão na Season 2.

Por enquanto, o único personagem confirmado é SonSon, que foi inicialmente pensado para a Season 1, mas foi postergado e substituído por Dvesha, que já está disponível. Eles também garantiram que todo o conteúdo da Season 2 será lançado até o final de 2025.

Quando sai pra consoles?

Imagem: Statera Studio

Os fãs estão pedindo incessantemente pelas tão prometidas versões de consoles. Porém, infelizmente isso ainda não aconteceu. Por enquanto, Pocket Bravery só está disponível para PC via Steam. Porém, os desenvolvedores afirmam estar trabalhando incessantemente para o port ser realizado, além de alegar dificuldades técnicas no desenvolvimento que impediram o port de sair até o momento, principalmente no online.

Porém, eles voltam a confirmar que sim, os ports pra console vão sair, e que a data oficial deve ser revelada na semana que vem. Provavelmente na segunda-feira, dia 17 de março. Eles afirmam que não podem revelar a data agora a pedido da publisher do jogo, a PQube.

Eles também confirmaram que, depois de lançar as versões dos consoles, Pocket Bravery será lançado para as plataformas mobile.

Pocket Bravery confirmado para Mega Drive

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Uma das notícias mais inesperadas da live foi que Pocket Bravery será lançado para Mega Drive. Eles exibiram um pequeno teaser mostrando uma versão preliminar do jogo, já com gráficos adaptados pro console 16 bits da Sega.

O jogo está sendo desenvolvido em parceria com o RheoGamer, que é especializado em produzir ports de jogos atuais para o Mega Drive. O port segue em desenvolvimento, mas não teve data de lançamento divulgada. Mas Jonathan garante que é um port oficial, e que terá mídia física.

Pocket Bravery 2 confirmado

Jonathan e Anderson aproveitaram o momento para confirmar algo que já estava sendo falado há um tempo entre eles: Pocket Bravery 2 vai acontecer. E segundo eles, a ideia é o jogo ser lançado em 2026. Inclusive, esse seria o motivo de todas as DLCs do Pocket Bravery 1 estarem sendo lançadas até o final de 2025.

Segundo Anderson, Pocket Bravery 2 não será um “Super Pocket Bravery”, ou seja, apenas uma versão melhorada do primeiro jogo. Ele será um novo jogo, com um novo sistema evoluído. Inclusive, ele confirmou que ele terá sistema de tag, ou seja, lutas de dupla. Mas ele garante que não será uma “cópia de Marvel vs. Capcom“, por exemplo.

Ele também garantiu que, como toda boa sequência, Pocket Bravery 2 dará continuidade à história da franquia, o que significa novos personagens, talvez a ausência outros, mudanças de movesets e visuais, e por aí vai.

O futuro da Statera Studio

Imagem: Statera Studio

Enfim, eles falaram sobre o futuro da Statera Studio e dos seus projetos. Nesse momento, além de Pocket Bravery, eles estão com 3 jogos em desenvolvimento: Shield Strike, Arashi Gaiden e Naughty Geese. E eles garantem que todos esses 3 jogos serão lançados ainda em 2025.

Fora eles, a Statera Studio possui mais 3 jogos não divulgados em desenvolvimento. Porém, o desenvolvimento desses jogos foi pausado para eles focarem nos outros já divulgados. Jonathan ainda informa que, desses 3 jogos não revelados, 2 se passam no mesmo universo de Pocket Bravery, assim como Arashi Gaiden. Um desses jogos, inclusive, é um metroidvania.

Porém, eles afirmam que, após o lançamento dos 3 jogos prometidos pra esse ano, o foco da Statera Studio será jogos de luta. Inclusive, eles consideram desenvolver os citados 3 jogos misteriosos em parceria com outros estúdios para eles manterem esse foco.

Anderson, inclusive, adiantou que eles já possuem outros dois jogos de luta planejados para serem feitos, além de Pocket Bravery 2. Ele ainda descreveu um deles como o “seu xodózinho”. Ele também afirma que esses próximos projetos serão mais focados no que o mercado pede para os jogos do gênero, sem focar tanto no fator nostálgico que, apesar de mover uma parte da comunidade, não é tão viável comercialmente.

A expectativa é que, no final do ano, Pocket Bravery 2 já entre em desenvolvimento, assim como o primeiro desses 2 outros jogos de luta.

Statera agora é publisher

Pra finalizar as novidades, talvez a maior de todas: A Statera Studio está se tornando uma publisher. O que significa que, além de desenvolver os seus próprios jogos, eles vão trabalhar com a distribuição também. Não só dos próprios jogos, mas de outros também. Jonathan, inclusive, afirmou que já fechou cerca de 20 contratos com outras desenvolvedoras para distribuir os seus jogos. Um deles descrito por eles como um AA.

Segundo Jonathan e Anderson, a necessidade de montar a sua própria publisher veio das dificuldades que eles veem vivenciando em sua própria experiência procurando e trabalhando com outras publishers, o que fez eles montarem o seu próprio modelo de negócios considerado ideal, e decidindo eles próprios seguir esse caminho.

Foi confirmado também que a publisher não se chamará Statera Studio. Ela terá outro nome, mas a empresa continua sendo a mesma. A nova públisher e a Statera Studio são “irmãs”, segundo Jonathan. O nome da publisher será revelado no dia 24 de março.

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Sempre evoluindo

Todas essas novidades mostram um amadurecimento por parte da Statera Studio. Com pensamentos a frente e disposição pra tornar seus objetivos em realidade. É muito legal acompanhar a trajetória dessa empresa que agora também é uma publisher.

Jonathan ainda confirmou que vai reativar o seu canal no YouTube, JonSatella, que ele já confirmou que vai renomear para o seu próprio nome, Jonathan Silva. E lá, além de produzir conteúdo com foco mais pessoal, ele promete trazer conteúdo sobre sua vida como desenvolvedor e, talvez, detalhes de bastidores sobre a Statera Studio.

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