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A partir das 00h01 do dia 26 de julho de 2024, os atores de voz e performance em video games, representados pelo sindicato SAG-AFTRA, iniciarão uma greve em protesto contra o uso de inteligência artificial (IA) no desenvolvimento de jogos. Esta decisão foi tomada após mais de 18 meses de negociações frustradas entre o sindicato e os estúdios de jogos sob o Acordo de Mídia Interativa (IMA).
Motivo da Greve
O ponto crucial que levou à greve é a falta de proteções adequadas contra a exploração potencial do uso de IA para substituir ou replicar o trabalho dos atores. Os membros do comitê de negociação do sindicato acreditam que os estúdios de jogos não estão dispostos a proteger adequadamente seus atores contra esses riscos.
“A não ser que essas empresas se tornem sérias em oferecer um acordo com o qual nossos membros possam viver e trabalhar, estaremos aqui prontos para negociar”, declarou a presidente da SAG-AFTRA, Fran Drescher, em comunicado.
O diretor executivo nacional e principal negociador do sindicato, Duncan Crabtree-Ireland, acrescentou: “É impressionante que esses estúdios de jogos não tenham aprendido nada com as lições do ano passado, que nossos membros podem e irão se levantar e exigir um tratamento justo e equitativo com respeito à IA.”
Resposta dos estúdios de jogos
Em resposta ao chamado de greve da SAG-AFTRA, os produtores de jogos envolvidos nas negociações do IMA expressaram decepção. Em comunicado, a porta-voz Audrey Cooling afirmou:
Estamos desapontados que o sindicato tenha escolhido se afastar quando estamos tão próximos de um acordo e permanecemos preparados para retomar as negociações. Já encontramos um terreno comum em 24 das 25 propostas, incluindo aumentos salariais históricos e provisões adicionais de segurança. Nossa oferta responde diretamente às preocupações da SAG-AFTRA e oferece proteções significativas contra a IA que incluem a exigência de consentimento e compensação justa para todos os performers trabalhando sob o IMA.
Audrey Cooling, porta-voz da IMA
Entre os estúdios envolvidos, estão a Activision, Disney, Insomniac Games, EA, Take-Two, Epic Games e WB Games.
Questões a considerar
Como a greve afetará os desenvolvimentos futuros de jogos?: A paralisação pode causar atrasos significativos em lançamentos de jogos que dependem de talentos de voz e performance, impactando tanto os estúdios quanto os jogadores.
Quais são as proteções necessárias contra a IA?: A definição de consentimento claro e compensação justa para o uso de IA em performances pode ser crucial para garantir que os atores não sejam explorados.
Qual o papel do público?: O apoio do público aos atores pode influenciar a pressão sobre os estúdios para chegarem a um acordo justo.
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A greve dos atores de voz e performance em video games é um movimento significativo na luta contra a exploração do uso de IA na indústria de jogos.
À medida que as negociações continuam, o desfecho desta greve pode definir novos padrões de trabalho e proteções para os performers, impactando a forma como os jogos são desenvolvidos no futuro. Fique atento às atualizações sobre este importante desenvolvimento na indústria de jogos.
O post Atores que trabalham com games estão EM GREVE! Entenda! apareceu primeiro em PSBlog.