Fechamento de XDefiant – Publicado mensagens internas dos chefes da Ubisoft

Soluções financeiras, corretora de seguros, contabilidade, energia fotovoltaica, correspondente de instituições financeiras, factoring e consultoria empresarial







CARTÃO PRESENTE XBOX R$ 300



JOGOS ONLINE



A Ubisoft anunciou oficialmente que XDefiant terá seu suporte encerrado em junho de 2025, marcando o fim de uma tentativa de competir no mercado de FPS free-to-play. A decisão veio acompanhada do fechamento dos estúdios em San Francisco e Osaka, além da redução de operações em Sydney, resultando na saída de 277 funcionários.

Apesar de um início promissor e uma base de fãs engajada, o título não conseguiu manter jogadores ativos ou atingir o desempenho financeiro necessário para justificar novos investimentos.

YouTube player

Mensagens de Yves Guillemot e Marie-Sophie de Waubert

O CEO da Ubisoft, Yves Guillemot, enviou um memorando aos funcionários destacando os desafios enfrentados pela empresa e a necessidade de focar em projetos mais rentáveis. Ele reconheceu o esforço da equipe de XDefiant e reafirmou seu compromisso com a evolução da Ubisoft em tempos turbulentos.

Memorando de Yves Guillemot:

Olá a todos,

Já faz algum tempo desde a última vez que falei com vocês, e peço desculpas por esse silêncio, especialmente porque os últimos meses têm sido desafiadores e inquietantes para a Ubisoft e, provavelmente, para cada um de vocês.

O anúncio feito por Marie-Sophie sobre a descontinuação do XDefiant, o fechamento dos estúdios de São Francisco e Osaka, e a redução das operações no estúdio de Sydney está entre as decisões difíceis que tivemos que tomar.

Quero aproveitar esta oportunidade para homenagear o trabalho extraordinário realizado pelas equipes de XDefiant. O objetivo deles era competir com os melhores shooters do mercado, mas, apesar da intensidade de seus esforços, isso não foi suficiente.

A todos que estão deixando a Ubisoft, quero expressar minha mais profunda gratidão pelo trabalho realizado e pelas contribuições feitas. Faremos tudo o que for possível para oferecer o melhor suporte durante esta fase de transição.

Queríamos tomar uma decisão firme e clara para concentrar nossos investimentos e esforços em projetos mais rentáveis.

Estou bem ciente de que, dado o contexto atual, esses anúncios podem preocupar vocês, o que é compreensível. Toda a indústria está enfrentando decisões difíceis semelhantes, muitas vezes com impactos ainda maiores. Nossa organização nos permitiu limitar o impacto desse tipo de decisão e realizar reestruturações mais direcionadas, e todos os nossos esforços estão focados em manter esse curso e essa filosofia. Continuaremos trabalhando na evolução da nossa organização para adaptá-la às mudanças do mercado, sempre com uma perspectiva de longo prazo.

Nas últimas semanas, tive a oportunidade de ler os resultados da pesquisa Ubisoft XP 2024. A grande maioria de vocês participou: a taxa de resposta foi superior a 86%, e vocês compartilharam suas perguntas e preocupações sobre o futuro da Ubisoft em mais de 55.000 comentários.

Gostaria de agradecer sinceramente pelo compromisso de vocês, pela qualidade do feedback e pela inteligência coletiva demonstrada. É muito impressionante. Somos compelidos a levar suas críticas a sério, corresponder às suas expectativas e ser responsáveis com vocês e suas necessidades.

Quero que saibam que toda a minha energia está voltada para encontrar os meios de guiar a Ubisoft por esses tempos turbulentos. Estou trabalhando incansavelmente com minha equipe para identificar as melhores soluções para que possamos manter o controle do nosso destino.

Esta empresa – a incrível joia que construímos juntos ao longo dos últimos 38 anos – significa tudo para mim. É parte de quem eu sou, está em meu cerne.

Estou fazendo tudo o que posso para nos ajudar a retomar o impulso, para que possamos continuar a fazer da Ubisoft um ator-chave em nossa indústria, um criador conhecido por seus videogames únicos e excepcionais.

Nos próximos dias, alguns membros do Comitê Executivo entrarão em contato com vocês. Cécile Russeil compartilhará novas iniciativas voltadas a abordar algumas das questões levantadas pelo Ubisoft XP. Marie-Sophie de Waubert apresentará iniciativas para trazer de volta o foco diário na criação, garantindo menos processos desnecessários e mais tempo dedicado ao que realmente importa para cada um de nós: fazer os melhores jogos possíveis. Alain Corre trará atualizações sobre o lançamento de Assassin’s Creed Shadows, o progresso no fortalecimento do nosso relacionamento com os jogadores, particularmente com The Crew Motorfest e Star Wars Outlaws.

Obrigado, sinceramente, pelo compromisso diário e pela qualidade do seu trabalho. A maior força da Ubisoft são as pessoas. Essa força é você. Obrigado.

Yves

Yves Guillemot, CEO da Ubisoft

Marie-Sophie de Waubert, por sua vez, reforçou o compromisso da Ubisoft com o aprendizado dos desafios de XDefiant e o aprimoramento de suas práticas para futuros projetos de Games-as-a-Service.

Declarações de Marie-Sophie de Waubert:

Olá a todos,

Hoje, quero compartilhar com vocês que tomamos a difícil decisão de descontinuar o desenvolvimento de XDefiant.

Apesar de um começo encorajador, do trabalho apaixonado da equipe e de uma base de fãs comprometida, não conseguimos atrair e reter jogadores suficientes a longo prazo para competir no nível que almejamos no exigente mercado de FPS gratuitos. Como resultado, o jogo está longe de alcançar os resultados necessários para justificar investimentos significativos adicionais, e estamos anunciando que ele será descontinuado.

Concretamente, isso significa que, a partir de hoje, novos downloads, registros de jogadores e compras não estarão mais disponíveis. A terceira temporada ainda será lançada, e os servidores permanecerão ativos até 3 de junho de 2025, em reconhecimento às nossas equipes de desenvolvimento que trabalharam no jogo e aos jogadores ativos de XDefiant.

Infelizmente, a descontinuação de XDefiant traz consequências difíceis para as equipes que trabalharam neste projeto. Embora quase metade da equipe global de XDefiant seja realocada para outros cargos dentro da Ubisoft, essa decisão também levará ao fechamento dos estúdios de produção de São Francisco e Osaka, além da redução do estúdio de Sydney. Isso impactará 143 pessoas em São Francisco e 134 pessoas, provavelmente, em Osaka e Sydney. Aos membros dessas equipes que estão deixando a Ubisoft, quero expressar minha mais profunda gratidão pelo trabalho e pelas contribuições de vocês. Saibam que estamos comprometidos em apoiá-los durante essa transição.

O desenvolvimento de experiências de Games-as-a-Service continua sendo um pilar de nossa estratégia, e alcançamos sucessos significativos com jogos como Rainbow Six, The Crew e For Honor, entre outros. Trata-se de um mercado altamente competitivo, e aplicaremos as lições aprendidas com XDefiant em nossos futuros títulos ao vivo.

Globalmente, estamos determinados a tomar as medidas necessárias para colocar a empresa de volta em um caminho de crescimento, inovação e criatividade, garantindo que possamos oferecer as melhores condições para o sucesso de vocês. Isso significa continuar evoluindo radicalmente nossa mentalidade em relação às práticas de Produção e Negócios, sobre as quais compartilharemos mais informações em breve, além de realizar reestruturações direcionadas quando necessário. Sei que a situação traz dúvidas e expectativas, e compartilharemos atualizações regulares e transparentes.

Agradeço sinceramente pela dedicação contínua de vocês enquanto enfrentamos esses tempos desafiadores juntos.

Marie-Sophie

Marie-Sophie de Waubert, chefe de estúdio da Ubisoft

Futuro da Ubisoft

Mesmo diante das dificuldades, a Ubisoft mantém seu compromisso com a inovação, mencionando sucessos como Rainbow Six Siege, The Crew e For Honor como exemplos de Games-as-a-Service bem-sucedidos.

A empresa também promete reestruturar suas operações para fomentar crescimento e criatividade.

Leia mais:

O encerramento de XDefiant e o fechamento de estúdios marcam um momento desafiador para a Ubisoft. No entanto, as declarações de Yves Guillemot e Marie-Sophie de Waubert sinalizam um esforço para aprender com os erros e traçar um novo caminho de crescimento e inovação.

O post Fechamento de XDefiant – Publicado mensagens internas dos chefes da Ubisoft apareceu primeiro em PSBlog.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *