GTA V: Você foi enganado o tempo todo

Soluções financeiras, corretora de seguros, contabilidade, energia fotovoltaica, correspondente de instituições financeiras, factoring e consultoria empresarial







CARTÃO PRESENTE XBOX R$ 300



JOGOS ONLINE



Quando você pensa em GTA V, o que vem à sua mente? Ação, traições, e claro, os três protagonistas icônicos: Michael, Franklin e Trevor. Cada um deles com uma história própria, um ponto de vista único, algo nunca visto em jogos anteriores da série.

Mas será que essa aparente divisão de protagonismo realmente existe? Ou será que, desde o início, fomos todos enganados, e a verdadeira estrela desse show sempre foi Michael de Santa? Acredite, você não vai querer parar de ler até descobrir toda a verdade por trás da trama de GTA V.

Franklin e Trevor: meros coadjuvantes?

GTA V nos dá a sensação de que Franklin, Trevor e Michael são igualmente importantes, cada um com uma narrativa própria. Porém, ao longo da história, algo fica claro: será que Franklin e Trevor não são apenas peças no jogo de Michael?

Vamos começar pelo Franklin. Ele é apresentado como um jovem gangster tentando se afastar da vida de crimes menores. Ao conhecê-lo, parece que ele está destinado a ser o protagonista que vai crescer ao longo do jogo.

Mas, se você parar para pensar, a trajetória dele muda drasticamente no momento em que ele cruza com Michael. A partir daí, as escolhas de Franklin são, na maioria, influenciadas ou até diretamente controladas por Michael. É como se o destino de Franklin estivesse amarrado ao de Michael desde o primeiro encontro deles.

Já Trevor, que parece o mais independente dos três, é outra vítima das ações de Michael. Desde o início, descobrimos que o próprio Trevor foi introduzido ao mundo do crime graças a Michael. Ou seja, sem Michael, Trevor talvez nunca tivesse se tornado o criminoso que conhecemos.

Veja também:

8 melhores jogos MUNDO ABERTO do PS2

Preço do PS5 PRO é revelado!

The Crew 2 por R$ 3,59 na PS Store? Não perca!

O passado sombrio de Michael

A verdade é que a história de GTA V, do começo ao fim, gira em torno de Michael. Desde os primeiros momentos do jogo, somos introduzidos a um Michael tentando fugir de seu passado criminoso, mas incapaz de se livrar das consequências de suas ações.

Imagem: Reprodução

Se voltarmos ao prólogo, aquele famoso roubo em 2004, veremos como as decisões de Michael influenciam diretamente as vidas de Trevor e Brad. Foi Michael quem arquitetou todo o plano de escapar e recomeçar a vida, deixando Trevor e Brad para trás. Mesmo com o plano dando errado e Brad sendo preso, Michael segue em frente, buscando uma nova vida, enquanto Trevor despenca em um abismo de loucura e caos.

Trevor, sem saber que Michael estava vivo, passa anos alimentando uma raiva silenciosa, vivendo uma vida de drogas e crimes desorganizados. Enquanto isso, Michael, tentando se ajustar à vida “normal”, acaba mais uma vez no mundo do crime, arrastando Franklin e Trevor de volta junto com ele.

O controle invisível de Michael sobre a narrativa

Por mais que GTA V nos dê a sensação de escolha, de que Franklin, Trevor e Michael têm igual importância, a verdade é que Michael sempre está no centro. Pense nos grandes eventos da história: o roubo da joalheria, o envolvimento com o FIB, as missões de Devin Weston. Quem está sempre no meio de tudo isso? Michael.

Mesmo quando Trevor planeja o roubo da Merryweather, uma das poucas missões em que ele parece estar no controle, o plano só existe porque Trevor vai atrás de Michael em Los Santos. Sem Michael, essa missão nem teria acontecido.

Imagem: Reprodução

E quanto ao Franklin? A missão final do jogo, onde ele deve escolher entre matar Trevor ou Michael, parece colocá-lo no controle. Mas será que realmente é assim? Desde o início, as escolhas de Franklin foram moldadas pelas influências de Michael. E, ao final, mesmo a decisão mais importante de GTA V, que parece estar nas mãos de Franklin, não muda o fato de que toda a história se desenrolou por causa das ações de Michael.

A história é de Michael, sempre foi

Agora que chegamos ao fim desta análise, é difícil negar: Michael de Santa é o verdadeiro protagonista de GTA V. Franklin e Trevor, por mais importantes que sejam, são personagens cujas histórias orbitam em torno das decisões de Michael. Desde o início até o desfecho, tudo gira em torno dele, e suas ações são as que verdadeiramente definem o rumo da narrativa.

Você foi enganado o tempo todo, e a Rockstar soube muito bem como esconder isso de nós em GTA V. E você, o que acha dessa teoria? Concorda que Michael é o verdadeiro protagonista ou acha que Franklin e Trevor merecem mais crédito? Deixe sua opinião!

O post GTA V: Você foi enganado o tempo todo apareceu primeiro em PSBlog.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *