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A famosa franquia de jogos de terror Resident Evil é conhecida mundialmente por suas histórias envolventes e jogabilidade assustadora. No entanto, muitos fãs ocidentais podem não saber que, no Japão, a série é chamada de Biohazard. Essa diferença de nomenclatura tem razões interessantes que envolvem questões legais e de marketing.
A origem do nome Biohazard
Quando a Capcom começou a desenvolver o primeiro jogo da série, os criadores escolheram o nome Biohazard devido à temática central do jogo, que envolve experimentos biológicos e armas químicas que causam mutações em seres vivos, resultando em zumbis e outras criaturas horrendas.
O termo “biohazard” (risco biológico, em inglês) capturava perfeitamente o conceito de perigo biológico e era um ajuste natural para a narrativa do jogo.
Problemas de registro de marca
Ao tentar lançar o jogo no ocidente, a Capcom encontrou um problema significativo: o nome Biohazard já estava registrado nos Estados Unidos, tanto para um jogo quanto para uma banda de heavy metal. Essa duplicidade tornava impossível registrar a marca para o novo jogo de terror da Capcom. Para evitar complicações legais, a empresa decidiu que precisava de um novo nome para o mercado ocidental.
A escolha do nome Resident Evil
A equipe de marketing da Capcom nos Estados Unidos propôs várias alternativas, e após um processo de brainstorming, chegaram a Resident Evil. Esse nome foi escolhido por sua conexão com a principal ambientação do primeiro jogo, que se passa em uma mansão infestada de zumbis e criaturas mutantes. O título transmitia a ideia de um mal residente dentro da mansão, que alinhava bem com o tema do jogo.
Impacto cultural
Ambos os nomes, Biohazard no Japão e Resident Evil no ocidente, acabaram se tornando icônicos em seus respectivos mercados. Biohazard enfatiza o elemento de risco biológico e os perigos das armas químicas, enquanto Resident Evil cria uma sensação de terror e mistério, focando no mal que espreita em locais aparentemente seguros.
Consistência na nomenclatura
Mesmo com o sucesso dos jogos, a Capcom decidiu manter as duas nomenclaturas distintas para evitar confusões e problemas legais futuros. Isso também permitiu que a marca se estabelecesse firmemente em ambos os mercados, criando uma identidade forte e reconhecível.
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A escolha de nomes diferentes para a franquia Resident Evil nos mercados japonês e ocidental é um exemplo fascinante de como questões legais e culturais podem influenciar o branding de um produto. Enquanto Biohazard e Resident Evil são nomes distintos, ambos encapsulam a essência de uma das franquias de jogos de terror mais bem-sucedidas e influentes de todos os tempos.
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