No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

pensamento do dia

Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

Sequências que viraram jogos 100% originais

Soluções financeiras, corretora de seguros, contabilidade, energia fotovoltaica, correspondente de instituições financeiras, factoring e consultoria empresarial







CARTÃO PRESENTE XBOX R$ 300



JOGOS ONLINE



Nem todo jogo nasce como uma ideia totalmente original. Algumas das franquias mais icônicas da história dos videogames começaram como spin-offs ou projetos derivados de outras séries. Seja por mudanças criativas, problemas de licenciamento ou simples acaso, títulos que hoje são clássicos poderiam ter sido bem diferentes.

A seguir, conheça alguns dos casos mais curiosos da indústria dos games!

Assassin’s Creed – Um spin-off que superou Prince of Persia

YouTube player

Hoje, Assassin’s Creed é uma das franquias mais bem-sucedidas da Ubisoft, mas o jogo original nasceu como um spin-off de Prince of Persia. A ideia inicial era criar um game chamado Prince of Persia: Assassins, onde o jogador controlaria um guerreiro furtivo dentro do universo da série.

No entanto, a equipe de desenvolvimento percebeu que a mecânica de exploração e parkour funcionava tão bem de forma independente que o projeto ganhou identidade própria. Assim, o game se tornou Assassin’s Creed, lançado em 2007 e dando início a uma das maiores franquias do mundo dos games.

Watch Dogs – O filho rejeitado de Driver

YouTube player

Se Assassin’s Creed nasceu de Prince of Persia, Watch Dogs surgiu como um projeto descartado da franquia Driver. Durante o desenvolvimento de Driver: San Francisco, a Ubisoft experimentou mecânicas de hacking para adicionar ao jogo.

Com o tempo, perceberam que a ideia era boa demais para ser apenas um recurso secundário e decidiram transformá-la em um jogo completamente novo. O resultado foi Watch Dogs, lançado em 2014, que trouxe um mundo aberto interativo baseado na ideia de controle digital e espionagem cibernética.

Devil May Cry – O Resident Evil 4 que nunca foi

Imagem: Capcom

Outro caso impressionante é o de Devil May Cry, que começou como um protótipo de Resident Evil 4. Durante o desenvolvimento, a Capcom queria reinventar a franquia Resident Evil, tornando a jogabilidade mais dinâmica e focada na ação.

O problema? O jogo acabou ficando rápido e exagerado demais para ser um Resident Evil. Em vez de descartar o projeto, a Capcom reaproveitou a ideia e criou uma nova franquia, focada no combate estilizado e na ação frenética. O protagonista Dante e o universo de Devil May Cry nasceram desse experimento, e o resto é história.

Doom – Quase um jogo oficial da franquia Alien

Imagem: id Software

O lendário Doom, um dos jogos mais importantes da história dos FPS, quase foi um game baseado na franquia Alien. A id Software planejava criar um jogo oficial inspirado nos filmes, mas as negociações com a 20th Century Fox não deram certo.

Sem os direitos da marca Alien, os desenvolvedores decidiram seguir com a ideia de um jogo de tiro brutal e claustrofóbico, mas com uma nova identidade. Assim, Doom foi lançado em 1993 e se tornou um dos games mais revolucionários da história.

Donkey Kong – Um Popeye que virou clássico

Imagem: Nintendo

Outro caso curioso é o de Donkey Kong, que originalmente seria um jogo do Popeye. A Nintendo queria desenvolver um game estrelado pelo marinheiro, mas não conseguiu os direitos da franquia.

Para contornar o problema, Shigeru Miyamoto criou personagens originais, substituindo Popeye por um carpinteiro chamado Jumpman (que mais tarde se tornaria Mario), Brutus por Donkey Kong e Olivia Palito por Pauline. O resto é história: Donkey Kong se tornou um clássico absoluto e lançou a carreira de Mario no mundo dos games.

Splatoon – Uma mistura inusitada de Mario Sunshine e Mario Party

YouTube player

O divertido Splatoon, que hoje é uma das franquias mais inovadoras da Nintendo, começou como um experimento com mecânicas de tinta inspiradas em Mario Sunshine e Mario Party.

Os desenvolvedores estavam testando a ideia de um jogo multiplayer onde os jogadores pintassem o cenário para ganhar vantagem, algo parecido com o sistema de água de Super Mario Sunshine. A princípio, o game teria personagens do universo Mario, mas a Nintendo decidiu criar uma nova IP com os icônicos Inklings, e assim nasceu Splatoon.

Leia mais:

Fatal Fury – O verdadeiro sucessor de Street Fighter 1

Imagem: SNK

Antes de Street Fighter II dominar os fliperamas, o criador do primeiro Street Fighter, Takashi Nishiyama, saiu da Capcom e foi para a SNK. Lá, ele pegou vários conceitos que já havia usado em Street Fighter e criou Fatal Fury, um dos primeiros grandes jogos de luta da SNK.

Embora muitos acreditem que Fatal Fury e Street Fighter sejam franquias rivais sem conexão, na verdade Fatal Fury é o verdadeiro sucessor espiritual do primeiro Street Fighter, já que foi criado pelo mesmo desenvolvedor e manteve muitas das mecânicas originais.

O post Sequências que viraram jogos 100% originais apareceu primeiro em PSBlog.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *