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Nos últimos anos, a Sony PlayStation tem concentrado seus esforços em títulos AAA grandiosos, deixando de lado jogos AA que marcaram a história da plataforma. Essa mudança de estratégia ficou evidente com o fechamento da Japan Studio em 2021, uma decisão que encerrou uma das desenvolvedoras mais criativas da Sony.
Com a saída de Shuhei Yoshida da presidência da SIE Worldwide Studios, a Sony passou a priorizar títulos de grande impacto, como God of War, Horizon, The Last of Us, Ghost of Tsushima e Spider-Man, enquanto os jogos de médio porte foram ficando cada vez mais raros no PS4 e PS5.
O que aconteceu com a Japan Studio?

Em uma entrevista traduzida para a AV Watch, Shuhei Yoshida revelou que, quando estava à frente da primeira-party da Sony, foi instruído a criar jogos capazes de vender hardware. Segundo ele, a empresa começou a exigir jogos cada vez maiores, mais ambiciosos e rentáveis, deixando de lado títulos criativos e inovadores, mas que não atingiam o mesmo nível comercial dos blockbusters.
Ele explicou que a Japan Studio era especialista na criação de jogos AA, mas que esse tipo de projeto não estava mais alinhado com os objetivos da Sony. Por conta disso, o estúdio foi descontinuado logo após sua saída da presidência.
Eu estava encarregado da primeira parte, então me pediram para fazer um jogo poderoso o suficiente para vender hardware. Quando você faz algo assim, a empresa te pressiona muito. A empresa queria essas coisas, e embora tivéssemos que fazê-las, a escala de desenvolvimento e as vendas exigidas estavam ficando cada vez maiores.
Naquela época, o estúdio JAPAN era uma equipe boa em fazer jogos AA, e era um estúdio. Nesse caso, provavelmente não se alinhava com o que a empresa e a primeira parte estavam procurando.
Shuhei Yoshida, ex-presidente da Sony Entertainment
A piora no espaço entre jogos indie e AAA

O fechamento da Japan Studio e o foco da Sony em jogos blockbuster aumentaram ainda mais a lacuna entre títulos indie e grandes produções AAA. Antes, havia espaço para experiências intermediárias, como Gravity Rush, Ape Escape, Patapon e LocoRoco, mas agora, esse tipo de jogo praticamente desapareceu do catálogo do PlayStation.
Embora algumas franquias tenham encontrado novos lares – como o caso de Everybody’s Golf, que foi assumido pela Bandai Namco –, muitos títulos foram deixados para trás, sem qualquer perspectiva de retorno.
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Sony pode rever essa estratégia?
Atualmente, a Sony não dá sinais de que voltará a investir em jogos AA, mantendo seu foco nos blockbusters que impulsionam as vendas do PlayStation 5. No entanto, a demanda dos jogadores por experiências mais variadas pode, no futuro, fazer a empresa reconsiderar sua abordagem.
Enquanto isso, fãs de franquias clássicas da Japan Studio seguem esperançosos por possíveis remasterizações ou remakes, mas sem garantias concretas de que esses jogos voltarão a ver a luz do dia.
O post Sony NÃO QUER mais jogos AA, afirma ex-chefe da PlayStation apareceu primeiro em PSBlog.