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JOGOS ONLINE
Por Claudio Prandoni
Acabou a temporada 2024 e com a página virada dá para olhar com mais calma tudo que aconteceu e marcou o mundo dos videogames.
Na minha análise, estes são os 3 fatos mais importantes que definem o ano de 2024 e também ajudam a entender os rumos da indústria nos próximos meses. Você concorda?
Demissões – Enquanto 2023 assustou com mais de 10 mil demissões pelo mundo todo no mercado de games, o ano de 2024 mostrou que o buraco era mais fundo do que parecia e assustou com mais de 15 mil demissões ao longo de todo o calendário – inclusive, em apenas 6 meses a marca de 2023 já tinha sido superada, estabelecendo um recorde triste de ser lembrado.
Transmídia – Colaborações em outras mídias se provaram caminhos rentáveis, criativos e consolidados para expandir franquias (e lucros!) pelo mundo todo. Nesta temporada tivemos os lançamentos produções incríveis e variadas, como a série de Fallout e a antologia Nível Secreto no Prime Video, o terceiro filme live-action/CG de Sonic nos cinemas e a 2ª temporada de Arcane na Netflix. Outras não emplacaram tanto, como a série animada de Tomb Raider na Netflix, a série de Knuckles no Paramount+ e o filme live-action de Borderlands, mas esse catálogo variado mostra como marcas vindas dos jogos eletrônicos encontraram seu lugar de vez em outras mídias.
Games por assinatura – Pessoalmente, acredito que chegamos ao ápice do modelo ‘games por assinatura’ em 2024. A linha de frente é, óbvio, liderada pelo Game Pass, de Xbox/Microsoft, que se consolidou como serviço disponível em uma série de aparelhos como TVs e smartphones e é o coração pulsante da campanha “Isso é um Xbox”, que diz que todo aparelho capaz de rodar o Game Pass é també um videogame Xbox. Nintendo e Sony também tem ofertas consolidadas e amplamente divulgadas de serviços parecidos e até a Netflix fez mais barulho do que em qualquer outro ano com o catálogo de jogos para smartphones disponíveis para assinantes – e que já está em teste para chegar a televisores no mundo todo!
Essa trinca ajuda a lembrar e explicar o que foi o ano de 2024 no universo dos jogos eletrônicos e também ajuda a entender os caminhos em 2025 e além. No meu próximo post, ainda em janeiro, trarei uma lista com top 3 fatos que devem guiar a temporada ’25 no mundo dos joguinhos.
Para você, quais foram os fatos mais marcantes dos games em 2024?