No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

pensamento do dia

Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

Hospital Geral Dr. César Cals realiza ações de prevenção ao câncer de intestino

Spread the love

Nesta quarta e quinta-feira, dias 13 e 14 de março, o Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), promove ações relacionadas à conscientização e prevenção ao câncer de intestino. Das 7h às 17h, os pacientes e acompanhantes que passarem pelo setor de Endoscopia do hospital receberão panfletos informativos que alertam sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de intestino.

Nesse período, pacientes regulados pela Central de Regulação do estado e do município de Fortaleza, também passarão pelo exame de colonoscopia.

“É um compromisso nosso alertar a população sobre a importância da prevenção do câncer colorretal. Quando diagnosticado precocemente, a possibilidade de cura é de até 90%. Por isso, sempre buscamos conscientizar nossos pacientes”, afirma Marcus Ratacazzo, chefe do Centro de Imagem do HGCC.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a incidência de câncer de intestino é a terceira maior no País. Perde apenas para o câncer de próstata e câncer de mama. Com o diagnóstico precoce, a possibilidade de cura do câncer de intestino é de até 90%. Atualmente, por volta de 85% dos casos de câncer de intestino são diagnosticados em fase avançada, quando a chance de cura é menor.

Conforme explica Ratacazzo, os principais sintomas que podem ser observados são “a presença de sangue nas fezes e a alteração do hábito intestinal de ritmo recente – quando o indivíduo que apresentava um funcionamento normal passa a ter diarreia ou constipação”. Ele destaca ainda, como sinais de alerta, dores e cólica abdominal frequente, com mais de 30 dias de duração, emagrecimento rápido, sem causa conhecida, anemia, cansaço e fraqueza.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *