Lições de Berkshire Hathaway em Omaha com Warren Buffett

No último dia 4 de maio, eu e o Will Castro Alves tivemos a honra e o prazer de representar a Avenue na conferência anual da Berkshire Hathaway em Omaha, no Nebraska. Foi a minha primeira vez na conferência, e para alguém que trabalha no mercado financeiro há alguns anos, posso dizer que foi uma experiência inesquecível. Ouvir um dos maiores investidores do mundo e de todos tempos, o Warren Buffett, falar por quase 6 horas, aos 93 anos, foi realmente inspirador.

 

Não apenas por beber da fonte do conhecimento, mas por conseguir extrair diversas lições aprendidas por lá.

 

A reunião deste ano teve um tom mais emotivo, pois foi o primeiro ano em que o Buffett não teve seu parceiro de longa data, Charlie Munger, ao seu lado. E para mostrar a importância dele na vida de Buffett e da Berkshire, logo no começo houve uma comovente homenagem a Munger através de um vídeo de introdução o qual o comparou a parceria da dupla a Batman e Robin, por exemplo, o que levou a multidão a aplaudir. Mas não foi apenas esse momento, ao longo de toda a reunião houve várias citações e menções  ao companheiro.

 

Mas além das homenagens e da rica experiência, aprendi algumas coisas por lá e quero compartilhar aqui com vocês.

Seja interessado e tenha curiosidade sobre as coisas. Buffett citou ao longo da conferência o quanto Munger era interessado em entender como de fato as coisas funcionavam. Inclusive uma das atividades que eles faziam juntos era aprender, e ele ressalta, “continue aprendendo”. Charlie queria saber tanto das coisas e do mundo, que o mundo começou a querer saber sobre ele.

 

Se cerque de pessoas realmente importantes. Buffett cita a importância de você ter pessoas próximas a quem recorrer para pedir conselhos tanto de vida quanto sobre investimentos. Ele cita exemplos como os filhos dele, Munger, e sua esposa. É importante estar cercado por pessoas que você gostaria de passar o último dia junto.

Segundo Buffett, “If you don’t live a life where you surround yourself and limit yourself to people you trust, it won’t be much fun”

 

Certas coisas levam tempo para acontecer. Isso não reflete apenas na estratégia de investimentos da empresa e na performance dela ao longo dos anos, mas também na filosofia de vida do Buffett e dos acionistas. Durante a reunião, observei diversas pessoas de diferentes idades, desde crianças até idosos, com muitos investidores que são acionistas há mais de uma década. Alguns por exemplo, começaram a aplicar na Berkshire por influência de seus familiares. Todos estavam lá para acompanhar o desempenho da empresa e compartilhar essa experiência com seus familiares.

 

Além disso, durante a reunião, Buffett e Greg Abel que foi quem esteve ao lado dele nessa reunião – atual CEO da Berkshire Hathaway Energy e vice-presidente de operações não relacionadas a seguros da Berkshire Hathaway – mencionaram áreas específicas em que reconhecem que os resultados podem não ser imediatos, mas que acreditam que terão um impacto significativo daqui a 10 ou 15 anos.

Segundo Buffett, “My daughter hates it when I use this example, but it’s really true that you can’t create a baby in one month by getting nine women pregnant. I mean, you may want a baby, so there are certain laws of nature that you have to work with”

 

E o seu sucessor?

E talvez você esteja se perguntando, como será quando ele não estiver mais por aqui ? Pois é. Warren já escolheu quem será o seu sucessor, e ele estava lá também: Greg Abel.

Um breve resumo sobre quem é Greg Abel…

 

Gregory Edward Abel é canadense, foi CEO da Berkshire Hathaway Energy, de 2008 a 2018. Em Janeiro de 2018, ele ampliou seu escopo de atuação ao assumir a vice-presidência de operações não relacionadas a seguros da Berkshire Hathaway e foi nomeado também para o conselho de administração. Atualmente Greg é responsável por todos os negócios não relacionados a seguros da Berkshire.

Voltando para a reunião…

Obviamente que o assunto sucessão esteve em pauta. Buffett deixou bem claro que a empresa já possui um plano de sucessão bem definido e o que importa é a filosofia de investimento que continuará a guiar a Berkshire Hathaway, mantendo os seus valores e estratégias de tomada de decisão.

Por fim, suas lições tanto no universo dos investimentos quanto na vida tornam a reunião tranquila. Mais uma vez, Buffett conduz tudo com humor e carisma, e como ele comentou: “Não só espero que você venha no próximo ano… mas espero que eu venha no próximo ano” . E eu também Óraculo de Omaha.

“I not only hope that you come next year, but I hope I come next year,” he said with a laugh.

 

Referências:

Greg Abel: o sucessor de Warren Buffett na Berkshire Hathaway (euqueroinvestir.com)

Greg Abel of Des Moines to eventually succeed Warren Buffett as Berkshire CEO (youtube.com)

“Greg will keep the culture” (cnbc.com)

PARA LIBERAÇÃO IMEDIATA (berkshirehathaway.com)

 

Disclaimers:

Avenue Securities Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários Ltda. (“Avenue Securities DTVM”) é uma distribuidora de valores mobiliários brasileira devidamente autorizada pelo Banco Central do Brasil (“BCB”) e pela Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”) Os saldos disponíveis em Reais são mantidos na Avenue Securities DTVM Ltda., uma instituição financeira regulada. Os fundos detidos pela Avenue Securities DTVM não são cobertos pelo FGC (Fundo Garantidor de Créditos).

Este e-mail foi enviado por: Avenue Securities Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários Ltda. CNPJ 61.384.004/0001-05 – Rua Santa Justina, 660 – conjunto 81, São Paulo, SP, CEP 04545-042.

Qualquer informação não é um resumo completo ou declaração de todos os dados disponíveis necessários para tomar uma decisão de investimento e não constitui uma recomendação. Os investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os investidores.

Tenha em mente que não há garantia de que qualquer estratégia será bem-sucedida ou lucrativa, nem protegerá contra uma perda.           

Qualquer informação não é um resumo completo ou declaração de todos os dados disponíveis necessários para tomar uma decisão de investimento e não constitui uma recomendação. Os investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os investidores.

*O presente conteúdo tem caráter meramente informativo e não constitui qualquer tipo de aconselhamento ou consultoria, não devendo, portanto, ser utilizado com este propósito. Embora estejamos familiarizados com os aspectos aqui apresentados, não prestamos assessoria tributária ou jurídica. Você deve discutir questões fiscais ou jurídicas com o seu próprio assessor e contador.

Tenha em mente que não há garantia de que qualquer estratégia será bem-sucedida ou lucrativa, nem protegerá contra uma perda.

 

O post Lições de Berkshire Hathaway em Omaha com Warren Buffett apareceu primeiro em Avenue.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *