Resumo do texto
Baixe o Guia do Chargeback;
Saiba quais situações podem gerar um chargeback;
O que fazer ao receber um chargeback.
O Chargeback ocorre quando o portador entra em contato com o emissor do cartão contestando uma transação.
Após analisar a reclamação, sendo procedente, o emissor iniciará o processo de chargeback/disputa para tentar recuperar o valor para o portador do cartão.
Baixe agora o Guia de Chargeback!
[eloqua-form2 arquivourl=”https://clicklogger.rm.uol.com.br/?prd=32&msr=Downloads:1&grp=src:256;chn:607;cpg:Downloads;creative:guia-do-chargeback&oper=11&redir=https://assets-blog.pagseguro.uol.com.br/wp-content/2024/05/Guia-de-CBK-2024.pdf”]
Ao baixar o Guia de Chargeback PagBank, você encontrará informações detalhadas sobre o processo, como:
O que é e como funciona o chargeback;
Motivos que levam o portador a contestar um pagamento;
Participantes do processo de Chargeback;
Boas Práticas e Implicações;
Fluxo de Chargeback e prazos;
Como tratar um Chargeback;
Criação de usuário adicional e configuração de perfil;
Responsabilidades do Estabelecimento em relação ao Chargeback e comprovantes válidos;
Status de Chargeback;
Links úteis
Quais situações podem gerar um chargeback?
Geralmente um chargeback ocorre quando o portador alega que:
Não reconhece a compra ou o lançamento em sua fatura
Não recebeu o produto/serviço;
Recebeu o produto/serviço em desconformidade ao que foi ofertado pelo vendedor
Solicitou o cancelamento ou devolveu o produto, mas não recebeu o estorno;
Foi cobrado um valor divergente;
Erro de processamento da venda, quando um pagamento é processado mais de uma vez no cartão ou com um dos pagamentos feitos por outros meios.
O que fazer ao receber um chargeback?
Ao receber um chargeback, você é notificado por e-mail e através da sua conta PagBank.
Algumas transações não são passíveis de defesa de chargeback, nestes casos você acompanhará o débito no seu extrato de transações.
Sendo a transação passível de defesa, você deverá acessar a Central de Soluções* e analisar cada caso, entender o motivo do chargeback, interagir com o PagBank, enviando comprovantes e informações que refutem a reclamação etc.
Atente-se ao prazo para resposta informado dentro da contestação! Uma vez expirado, não será possível reabrir o caso e o débito é concluído.
No Guia de Chargeback, disponibilizado aqui nesta página, você terá acesso à essas informações e muito mais!
*Para acessar, basta fazer login em sua conta PagBank pelo computador e clicar na opção Central de Soluções*, disponível no menu Conta PagBank, à esquerda.