Tempo de Leitura: 4 minutos
O empreendedorismo sustentável é um conceito que mostra que é possível conciliar crescimento econômico com responsabilidade ambiental e social, representando um comprometimento das empresas que apoiam esses temas.
Ao inserir os pilares da sustentabilidade e buscar maneiras de inovar dentro dos próprios processos para implementar mudanças, o empreendedor abre caminho para um futuro mais equilibrado e consciente e, ao mesmo tempo, pode se beneficiar de incentivos fiscais. Continue a leitura para entender!
Entendendo o conceito de empreendedorismo sustentável
O empreendedorismo sustentável é uma abordagem de negócios que busca alinhar objetivos financeiros com o compromisso de preservar o meio ambiente e promover o bem-estar social. O objetivo é integrar práticas que promovem a sustentabilidade a longo prazo.
A relevância do empreendedorismo sustentável está diretamente ligada ao quanto os consumidores de hoje procuram por produtos e serviços que não apenas atendam suas necessidades, mas que também contribuam para um mundo melhor.
Em uma pesquisa da Serasa Experian, ficou evidente que houve alguns avanços nessa pauta no Brasil: 89% das PMEs alegam que já implementaram alguma medida ESG recentemente.
Contudo, ainda temos desafios: apenas 33% dizem saber do que se trata essa sigla (ESG, que significa meio ambiente, social e governança).
Já o relatório GEM BR 2022-2023, do Sebrae, apurou que 94,5% dos empreendedores que não são iniciantes consideram o impacto ambiental antes de tomar alguma decisão.
Além disso, 95% dos empreendedores nascentes, novos ou estabelecidos afirmaram ter trabalhado em alguma ação favorável ao meio ambiente recentemente.
Os pilares do empreendedorismo sustentável
Para compreender plenamente o empreendedorismo sustentável, é essencial explorar seus três pilares fundamentais: o econômico, o social e o ambiental.
Pilar econômico: envolve a criação de valor de maneira eficiente e responsável, a partir da implementação de práticas que garantam a viabilidade financeira dos projetos a longo prazo;
Pilar social: destaca a importância do impacto positivo que as empresas podem ter na sociedade;
Pilar ambiental: focado na redução do impacto negativo das operações no meio ambiente.
A importância da inovação e tecnologia para práticas sustentáveis
A adoção de novas tecnologias oferecem maior controle, agilidade e eficiência, o que pode ser orientado a um viés sustentável, alinhado aos princípios ESG.
Por meio da inovação, as empresas podem desenvolver soluções menos prejudiciais ao meio ambiente, ao mesmo tempo em que atendem às necessidades do mercado e melhoram seus próprios processos.
Tecnologias como a inteligência artificial, a Internet das Coisas (IoT) e a blockchain já estão revolucionando a forma como as empresas operam, rumo a uma gestão mais precisa e sustentável de recursos.
Por exemplo, a inteligência artificial pode ser utilizada para otimizar processos de produção fabril com análise de dados, gerando previsões que podem reduzir o consumo de energia e minimizar desperdícios.
Já a IoT possibilita o monitoramento em tempo real de diversos parâmetros ambientais, como a qualidade do ar e do solo, permitindo uma resposta rápida e eficaz a qualquer problema.
A blockchain, por sua vez, oferece transparência e rastreabilidade nas cadeias de suprimentos, a fim de permitir auditorias nos dados, além de garantir que os produtos sejam produzidos e comercializados de maneira ética e sustentável.
Outro aspecto importante da inovação nesse contexto é que ela também abre caminho para o desenvolvimento de novos modelos de negócios, que priorizam a sustentabilidade desde o início, como os exemplos mostrados no tópico anterior.
Empresas de economia circular, por exemplo, podem usar tecnologias avançadas para transformar resíduos em novos produtos, fechando o ciclo de produção e reduzindo significativamente o impacto ambiental.
Dicas para tornar seu negócio mais sustentável
Veja como é possível tornar a sua empresa mais sustentável:
Realize uma avaliação inicial: analise o impacto ambiental e social atual do seu negócio;
Defina metas claras: estabeleça objetivos de sustentabilidade específicos e mensuráveis, levando em consideração a viabilidade financeira para implementar as ações necessárias;
Engaje sua equipe: treine e envolva os funcionários em práticas sustentáveis;
Otimize o uso de recursos: adote práticas efetivas para reduzir a geração de resíduos, o consumo de energia, água e materiais;
Adote práticas de gestão de resíduos: implemente programas de coleta seletiva e garanta a destinação adequada do que for descartado;
Escolha fornecedores responsáveis: avalie e selecione parceiros comprometidos com os pilares da sustentabilidade;
Incorpore tecnologia verde: utilize tecnologias que reduzam o impacto ambiental, como painéis solares fotovoltaicos, sistemas de reuso de água e sistemas de iluminação inteligentes;
Monitore e ajuste: defina indicadores, avalie regularmente o progresso e ajuste as estratégias conforme necessário.
Conheça alguns incentivos e benefícios fiscais para negócios sustentáveis
Em uma postura de auxílio e estímulo, governos ao redor do mundo estão cada vez mais oferecendo incentivos e benefícios fiscais para levar as empresas a adotarem práticas sustentáveis.
Esses incentivos variam desde reduções de impostos até subsídios e financiamentos a juros baixos.
No Brasil, por exemplo, existe o Inova Sustentabilidade, desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que oferece financiamento para Planos de Negócio com foco em inovações que induzam a sustentabilidade.
Além disso, empresas que investem em energias renováveis, como solar e eólica, podem obter vantagens fiscais e créditos de carbono.
Da mesma forma, o Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB) é outro exemplo de incentivo, promovendo benefícios fiscais para empresas que utilizam biocombustíveis.
Conheça as soluções da Cresol para mais sustentabilidade
Como vimos, o empreendedorismo sustentável está em alta, provando que é possível se desenvolver economicamente reduzindo impactos negativos ao meio ambiente. Nesse sentido, vale adotar as dicas que mencionamos e colocar em prática.
Sabia que Cresol oferece diversas soluções para apoiar empreendedores e empresas na jornada para a sustentabilidade? Confira algumas dessas iniciativas:
Crédito para energias renováveis: financiamento para a instalação de sistemas de energia solar e outras fontes renováveis, reduzindo custos e impactos ambientais;
Programas de educação financeira: capacitação e orientação sobre práticas financeiras sustentáveis e responsáveis, que promovem a sustentabilidade econômica;
Linhas de crédito verde: condições especiais para projetos que visem a sustentabilidade, como a implementação de práticas agrícolas sustentáveis e a redução de resíduos;
Apoio a iniciativas sociais: investimento em projetos que beneficiam a comunidade e promovem o desenvolvimento social e econômico local;
Consultoria e assessoria técnica: suporte especializado para implementar práticas sustentáveis e otimizar o uso de recursos em seu negócio.
Gostou? Saiba mais sobre nossas propostas e dê o primeiro passo para se tornar um aliado da sustentabilidade!
O post Empreendedorismo sustentável: ideias para colocar em prática foi publicado por primeiro em Blog da Cresol.