Resumo do texto
Entenda como a máquina de cartão funciona na prática;
Conheça os principais benefícios desse meio de pagamento;
Veja como solicitar a sua maquininha PagBank!
A máquina de cartão de crédito é uma grande aliada dos empreendedores. Com ela, é possível realizar vendas e permitir que o cliente pague com cartão de débito, crédito, voucher e, até mesmo, Pix QR-Code.
Se você possui um empreendimento físico, seja uma loja, um ponto de venda, ou até mesmo delivery de produtos, já deve conhecer as maquininhas de cartão. Mas para decidir qual a melhor maquininha para seu negócio, e as particularidades de cada modelo, é preciso ir além.
Aprenda como funciona a máquina de cartão de crédito e débito, como ela pode atender às necessidades do seu negócio, e quais são os principais tipos disponíveis no mercado.
O que é uma máquina de cartão?
A maquininha é um dispositivo eletrônico usado para receber pagamentos a partir da leitura de cartões de crédito, débito, pré-pago e vouchers. Para efetuar a transação, o cliente pode inserir o cartão no aparelho ou pagar por aproximação.
As máquinas de cartão agilizam o processo de compra e venda, tornando a operação mais eficiente e segura, já que tanto o consumidor quanto o lojista não precisam lidar com dinheiro físico.
Além disso, elas auxiliam na gestão do negócio, pois as vendas ficam registradas e podem ser consultadas no próprio equipamento ou em um painel de controle online.
Como funciona a maquininha de cartão?
Independente do modelo, o funcionamento das máquinas é o mesmo. Elas fazem a troca de informações entre empreendedor, cliente, bandeira do cartão e instituição emissora.
Na hora que o usuário passa o cartão ou o aproxima da maquininha, acontece o seguinte:
Cliente passa o cartão na maquininha;
A empresa adquirente entra em contato com emissor e/ou bandeira do cartão;
A instituição financeira confirma (ou não) se há dinheiro na conta ou limite de crédito;
A adquirente é avisada que a compra pode prosseguir (caso esteja tudo certo);
Na maquininha, a compra é finalizada.
Tipos de maquininhas de cartão
Apesar do funcionamento similar, existem diversos tipos de máquinas de cartão, cada uma com características e aplicações diferentes. Entender seus detalhes, ajuda a decidir qual delas melhor se encaixa no que você precisa e busca. Veja:
Máquina de cartão com fio
Existem dois modelos que funcionam com fio: a TEF (Transferência Eletrônica de Fundos) e a POS (Pontos de Vendas, em português).
A TEF geralmente é conectada a um computador e é muito comum em lojas físicas. Ela é multiadquirente, ou seja, permite trabalhar com várias adquirentes no mesmo ponto de venda.
Já a POS opera com um chip de linha telefônica. Diferente da TEF, esse modelo costuma operar com apenas uma adquirente.
Máquina de cartão sem fio
O ponto de venda wireless não exige conexão física com computador ou caixa, mas requer uma rede wi-fi estável para funcionar, então ainda fica “presa” ao estabelecimento.
É um bom aparelho para restaurantes ou lanchonetes, que levam a máquina até a mesa do cliente.
Outra alternativa sem fio é a POO (Ponto de Venda Externo, em português), que utiliza a internet por meio de um chip de celular. Como permite mais mobilidade, é ideal para quem trabalha com delivery e precisa deixar a maquininha com o entregador.
Entenda quais são os benefícios das maquininhas do PagBank
As maquininhas de cartão são verdadeiros atalhos para empreendedores que buscam otimizar seus processos e oferecem mais comodidade aos clientes. Confira as principais vantagens de usar a maquininha PagBank no seu negócio!
Praticidade
Além de permitir pagamentos de forma rápida e por diferentes meios, o dispositivo pode ser transportado para qualquer lugar. Assim, quem trabalha com entregas pode oferecer ao cliente essa praticidade de levar a máquina para ele fazer o acerto no ato da entrega.
Se você está em busca de praticidade e quer levar sua maquininha com você para qualquer lugar, a Minizinha Chip 3 não precisa de celular para vender, possui conexão Wi-Fi e Chip com plano de dados grátis!
Possibilidade de parcelamento
A máquina de cartão de crédito dá ao consumidor a possibilidade de dividir o pagamento em várias parcelas. Essa é uma opção viável para o cliente que quer fazer a compra sem comprometer uma parte do seu orçamento mensal.
Você pode saber quanto receberá nas vendas no crédito, débito e parcelado, no simulador de vendas PagBank!
Flexibilidade
As maquininhas aceitam uma grande variedade de pagamento, além dos cartões de crédito e débito de bandeiras diferentes. Dessa forma, você não perde vendas por não receber o cartão de uma bandeira, por exemplo.
Sem falar que essa diversificação é um fator que pode colocá-lo à frente da concorrência. No PagBank, você tem a possibilidade de dividir o pagamento em dois cartões, para dar maior poder de escolha ao seu consumidor.
Redução de custos
A maquininha proporciona menos contato com o dinheiro físico, o que reduz perdas em caso de roubo, erros de cálculo na hora de dar o troco ao cliente, entre outras questões. Isso permite o controle das contas, o que evita desperdício.
Quem utiliza as maquininhas do PagBank ainda tem a vantagem de não precisar pagar aluguel, o que reduz ainda mais as despesas!
Aumento dos lucros
Disponibilizar mais formas de pagamento ajuda a aumentar sua base de clientes porque é possível alcançar pessoas que não usam dinheiro em espécie e preferem o cartão ou alternativas como QR Code. E quanto mais você vender, mais lucro terá!
Usar a maquininha também reduz os casos de inadimplência, já que você tem a garantia de receber o valor das vendas realizadas.
Segurança
Nas transações pela maquininha, você tem camadas adicionais de proteção, pois elas são criptografadas e contam com sistemas de proteção contra fraudes.
Fácil manutenção
As maquininhas do PagBank são fáceis de operar e você ainda conta com suporte técnico para tirar dúvidas ou solucionar problemas pelos nossos canais de atendimento.
Quanto à limpeza, é recomendado utilizar um pano macio e álcool para manter as máquinas limpas e prontas para uso.
Como utilizar uma máquina de cartão?
Veja no passo a passo abaixo como é fácil usar este aparelho.
Digite o valor da venda;
Selecione a forma de pagamento (débito, crédito à vista ou parcelado, QR-Code Pix, etc.);
Se a compra for parcelada, escolha o número de vezes;
Insira o cartão ou peça para o consumidor aproximá-lo;
Caso seja necessário, peça para o cliente digitar a senha e aguarde a aprovação da transação;
Se for aprovada, imprima o recibo ou envie por SMS;
Em caso de negativa, você pode refazer o processo ou pedir que o cliente tente outro cartão.
Como receber pagamentos em maquininhas de cartão?
O intervalo entre as transações e a transferência do dinheiro para o empreendedor pode mudar dependendo da marca da maquininha e do tipo de venda.
A quantia paga no débito costuma demorar um dia útil para cair na conta; já no caso do crédito, a transferência pode ser realizada em alguns dias ou em até um mês.
Na venda parcelada, funciona assim: recebimento em até 1 hora na Conta PagBank para vendas por chip e senha ou NFC, após análise das transações por segurança, o que pode impactar o prazo de recebimento. Para transações digitadas, recebimento em 30 dias, e demais formas, em 7 dias. No entanto, também é possível adiantar os pagamentos para embolsar a quantia de uma vez só.
No PagBank, basta ajustar o plano de recebimento pelo app ou acessando a conta pelo seu navegador de internet. Veja o passo a passo:
Abra o app do PagBank;
Ao lado da opção Saldo a receber, clique em Antecipar;
Selecione Próximas liberações;
Escolha entre antecipar o valor total disponível ou selecionar dias. Caso opte pela segunda alternativa, selecione a quantidade de dias;
Pressione Continuar;
Confira o valor e a taxa de antecipação e clique em Antecipar;
Faça a validação de token via SMS e pronto.
Para quem as maquininhas de cartão do PagBank são recomendadas?
Assim, a maquininha de cartão é recomendada para todos que entendem que para atender mais e melhor, é preciso contar com a tecnologia e abraçar as facilidades do pagamento digital.
Se você investir em uma maquininha do PagBank, ainda terá entrega grátis, 5 anos de garantia e 0% de taxa nas transações nos primeiros 30 dias.
Quais taxas são cobradas para usar a máquina?
Além do custo da compra ou aluguel do dispositivo, existem algumas taxas aplicadas às operações. Conheça as principais.
Taxa de aquisição: é cobrada apenas no momento da compra e, geralmente, nos casos em que a operadora não cobra exige mensalidade;
Juros: são taxados quando o empreendedor realiza a antecipação de recebíveis;
Tarifa por transação: é cobrada a cada venda realizada. O valor pode variar dependendo da marca e do tipo de operação (débito, crédito, à vista ou parcelado);
Taxa de parcelamento: incide a cada prestação do pagamento, podendo ser fixa ou ir aumentando de acordo com o número de parcelas.
Quais bandeiras de cartão são aceitas nas maquininhas PagBank?
As Moderninhas e Minizinhas aceitam as principais bandeiras disponíveis no mercado, assim você está sempre preparado para atender os clientes.
Confira:
Crédito e débito: Mastercard, Visa, Elo, Cabal e Banricompras;
Somente crédito: Hiper, American Express (Amex), Diners Club/Discover, Up, Sorocred, Hipercard, Mais! e Vólus;
Também é possível fazer o credenciamento para oferecer pagamento com vale-alimentação e/ou refeição (voucher). São aceitas as seguintes opções:
Alelo Multibenefícios;
Sodexo;
Ticket;
Ben Visa Vale;
Up Voucher;
VR Benefícios.
Como solicitar sua maquininha de cartão PagBank?
Para fazer a aquisição, basta ir até o site do PagBank e escolher o modelo que melhor atende as suas necessidades. Por lá, você pode ver todas as características das maquininhas e fazer o pedido.
Ainda em dúvida de qual se encaixa melhor? Tudo bem! Você pode responder o Quiz das Maquininhas e descobrir qual modelo é mais indicado para o seu negócio, afinal, são várias opções interessantes:
Moderninha Smart 2: permite a gestão do estoque direto na maquininha;
Moderninha Pro 2: imprime o comprovante ou o envia gratuitamente para o consumidor por SMS;
Moderninha Plus 2: tem bateria de longa duração e já vem com chip e plano de dados grátis;
Minizinha NFC 2: faz vendas integrada ao App PagVendas e aceita pagamentos por aproximação;
Minizinha Chip 3: também aceita pagamentos por aproximação (NFC) e vem com chip e plano de dados grátis.
Ter uma máquina de cartão PagBank para chamar de sua é a maneira ideal de diversificar as opções de pagamento do seu negócio e aproveitar as melhores taxas do mercado!
Compre sua maquininha PagBank agora!