Empréstimo PJ: como contratar crédito empresarial

Tempo de Leitura: 6 minutos

Em momentos de crise ou diante de oportunidades de crescimento, a busca por crédito empresarial pode ajudar os negócios. Nesse sentido, há diversas opções de empréstimo PJ disponíveis no mercado.

Essas alternativas são diferentes do crédito oferecido a pessoas físicas, apresentando condições que podem ajudar empreendimentos de diferentes tamanhos. Ao entender como essa solução funciona, é possível saber se ela é indicada para a sua empresa.

Ao continuar a leitura, você descobrirá como funciona o empréstimo PJ e como contratar esse tipo de crédito. Aproveite!

Entenda como funciona o empréstimo para pessoa jurídica

O crédito empresarial é composto pelos recursos que uma empresa pode obter junto às instituições financeiras. O dinheiro obtido na forma de empréstimo ou financiamento serve para atender a diversas necessidades do negócio — desde crescimento até reequilíbrio de contas, por exemplo.

Em geral, negócios de todos os tipos podem aproveitar essa modalidade de crédito. Logo, tanto médias e grandes empresas quanto micro e pequenos empreendimentos podem obter recursos dessa forma.

Independentemente do porte da empresa e dos motivos da solicitação do crédito, precisamos destacar a relevância de saber administrar as finanças. Essa atenção é fundamental para controlar o fluxo de caixa e garantir o cumprimento das obrigações financeiras, por exemplo.

Uma boa gestão de recursos também permite obter mais rentabilidade e lucratividade, ajudando a financiar o crescimento. No geral, o cuidado adequado com as finanças ainda contribui com a credibilidade do negócio, sabia?

Principais opções de crédito para empresas

Na hora de contratar empréstimo PJ, como o crédito empresarial também é conhecido, você encontrará diversas opções disponíveis. Veja quais são as principais e entenda como elas funcionam!

Capital de giro

O empréstimo para capital de giro tem como objetivo fornecer recursos para a empresa manter suas atividades durante um período. Ele pode servir para o negócio lidar com períodos de baixa nas vendas ou com algum imprevisto que afete as finanças.

A ideia é usar esse crédito para arcar com compromissos financeiros, como pagamentos de funcionários e fornecedores, sem atrasos. 

Antecipação de recebíveis

Na antecipação de recebíveis, a empresa recebe de forma antecipada os valores de duplicatas, cheques e faturas que ainda não venceram. Para isso, ela paga uma taxa pela antecipação, recebendo a quantia restante.

Essa é uma alternativa interessante por não gerar uma dívida, já que a empresa está apenas antecipando o que ela já tem direito a receber. Essa antecipação costuma ser feita para garantir mais liquidez, já que não é preciso esperar os pagamentos a prazo.

Financiamento de insumos e equipamentos

O financiamento de equipamentos e insumos funciona como um empréstimo PJ de uso específico. Assim, a instituição financeira libera os recursos para a compra de determinados produtos e a empresa paga em parcelas, com a cobrança de juros.

Essa é uma alternativa que permite que o negócio compre veículos para montar, expandir ou renovar a frota, por exemplo. Também é possível adquirir equipamentos, softwares e outros insumos.

Financiamento de energia renovável

Ainda, as empresas podem contratar uma linha de crédito voltada ao investimento em energia renovável. Nesse caso, o foco está em investir em sistemas de energia sustentáveis, como a energia solar.

Esse tipo de empréstimo PJ também prevê o pagamento em parcelas com juros. Além disso, é necessário comprovar o uso dos recursos para a aquisição e instalação do sistema em questão.

Empréstimos específicos para pequenas empresas e MEIs

Além das modalidades que já mostramos até aqui, é possível contratar empréstimo PJ específico para pequenas empresas e microempreendedores individuais (MEIs). Nesse caso, as linhas de crédito são oferecidas com condições especiais.

O mais comum é a oferta de programas de microcrédito voltados a pessoas jurídicas de micro e pequeno porte. Para apoiar os negócios menores, as taxas de juros também costumam ser reduzidas, facilitando o acesso a essas soluções.

Há, inclusive, alternativas de alcance amplo, como o Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO). Por meio dele, diversas operações liberam crédito para microempreendedores de diversas áreas, inclusive no campo.

É possível conseguir empréstimo PJ mesmo se a empresa apresentar dificuldades financeiras?

Embora seja mais fácil conseguir a aprovação de um empréstimo PJ quando o negócio tem bons resultados, é possível liberar recursos mesmo diante de situações desafiadoras.

Uma possibilidade é recorrer ao empréstimo para negativados. Nessa situação, no entanto, surgem alguns pontos específicos, como a necessidade de apresentar garantias e os juros mais altos.

Por falar nisso, outra opção é o crédito com garantia real. A empresa pode oferecer um bem, como um imóvel, veículos ou equipamentos, para obter recursos emprestados. Os bens dados em garantia podem ajudar a conseguir condições melhores, mesmo se o negócio estiver com dificuldades.

Ainda, há programas de crédito específicos para situações de crise. Se tiver ocorrido um problema de grandes proporções — como desastres naturais na cidade ou colapso econômico —, é comum que sejam oferecidos incentivos para apoiar a continuidade das empresas afetadas.

Leia mais

Como contratar um empréstimo para pessoa jurídica?

Para contratar um empréstimo PJ, o passo inicial deve ser avaliar as necessidades do negócio. Você precisa entender o que a empresa realmente precisa, tanto em relação à quantia quanto à utilização do dinheiro.

Ao analisar esses fatores, fica mais fácil identificar o tipo de crédito empresarial ideal. Se você deseja ter mais liquidez, pode ser mais interessante fazer a antecipação de recebíveis e não um financiamento, certo?

Também é preciso pesquisar as ofertas das instituições financeiras. O ideal é fazer simulações e avaliar as condições oferecidas, de modo a encontrar a alternativa mais vantajosa para as finanças e para os objetivos da empresa.

Após fazer essa comparação, é hora de fazer a solicitação propriamente dita. Para isso, é comum ter que apresentar uma série de documentos da empresa, como:

Contrato social atualizado;

CNPJ;

Balanços patrimoniais e demonstrativos de resultados;

Plano de negócios;

Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ).

Também é comum ter que apresentar documentos dos responsáveis legais, incluindo a documentação de identificação e comprovantes de renda. Mas atenção: cada instituição tem as próprias exigências, então essa lista pode variar, certo?

Após enviar os documentos, haverá a análise de crédito, de acordo com os critérios específicos da instituição financeira. Se houver a aprovação, é hora de partir para a formalização, incluindo a assinatura do contrato.

A partir daqui, os próximos passos vão depender do tipo de crédito e da instituição financeira. A antecipação de recebíveis costuma liberar os recursos direto na conta da empresa, enquanto um financiamento para compra de equipamentos prevê a aquisição direta do bem. Vale ficar atento, combinado?

Leia mais

Créditos empresariais: conheça as soluções da Cresol para o seu negócio

A Cresol é uma instituição financeira cooperativa com soluções simples e acessíveis — inclusive para pessoas jurídicas. Quando o assunto é empréstimo PJ, temos uma série de soluções, como:

Linhas de capital de giro Cresol: ideal para cobrir despesas do dia a dia, como compra de matéria-prima, pagamento de salários e fornecedores. Assim, você mantém o fluxo de caixa da sua empresa saudável e garante a continuidade das suas operações.

Antecipação de recebíveis: com ela, você recebe o pagamento das suas vendas a prazo de forma antecipada, melhorando o seu fluxo de caixa e permitindo que você invista em novas oportunidades de crescimento.

Crédito para investimento: para investir em máquinas, equipamentos, reformas ou ampliações da sua empresa. Essa linha de crédito é ideal para quem busca modernizar o negócio e aumentar a capacidade produtiva.

Energia Renovável: para investir em energia solar e reduza os custos da sua empresa com energia elétrica. Essa linha de crédito é uma ótima opção para quem busca soluções sustentáveis e economia a longo prazo.

Antecipação do 13° salário: antecipando o pagamento do 13º salário dos seus colaboradores, você oferece um benefício adicional e ainda alivia o caixa da empresa no final do ano.

Além disso, participamos de diversos programas de incentivo a empresas de diversos portes e setores, inclusive em parceria com o poder público. Desse modo, você pode contar com diversas linhas de crédito para o seu negócio.

Um dos nossos pilares é investir no desenvolvimento social e da economia, bem como na distribuição de resultados. Com as nossas soluções financeiras, portanto, você apoia o desenvolvimento regional por meio do cooperativismo.

Conte com a Cresol para apoiar sua empresa!

Ao chegar até aqui, você conferiu quais são as principais alternativas de empréstimo PJ e como elas podem ajudar as empresas. Com a escolha adequada para a sua realidade e seus objetivos, é possível ter um apoio importante para o desenvolvimento ou fortalecimento do negócio.

Quer acessar soluções financeiras de forma simples? Confira as nossas opções de crédito empresarial Cresol!

O post Empréstimo PJ: como contratar crédito empresarial foi publicado por primeiro em Blog da Cresol.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *