Pix recorrente: o que é e como funciona?

Tempo de Leitura: 6 minutos

Sem dúvidas, o Pix já se tornou o principal meio de pagamento de pessoas e empresas. As transações crescem diariamente e, para se ter uma ideia, no primeiro semestre de 2024, chegaram a R$ 29 bilhões, segundo a Febraban. 

E, com essa disseminação rápida, o Pix também ganhou avanços significativos, trazendo ainda mais agilidade às transações. Um deles é o Pix recorrente. 

Entenda o que é e como funciona o Pix recorrente: tire suas dúvidas sobre esse assunto conosco. 

O que é um Pix recorrente?

O Pix Recorrente é uma funcionalidade do Pix, o sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central do Brasil, que permite agendar transferências automáticas de forma regular. Isso significa que você pode programar pagamentos para acontecerem automaticamente em datas fixas, como mensalidades, assinaturas de serviços, ou qualquer outro compromisso financeiro recorrente, sem precisar se preocupar em realizar a transferência manualmente toda vez.

É como se você deixasse agendado para que, todo mês, o pagamento de um serviço ou conta seja feito de forma automática. Isso traz mais praticidade e tranquilidade para quem usa, já que evita esquecimentos e facilita a organização das finanças.

Você pode estar se perguntando quais as diferenças entre o Pix recorrente e o débito automático: vamos explicar!

No débito automático, o pagamento é feito diretamente da sua conta bancária, de forma automática, mas quem controla isso geralmente é a empresa que você contratou o serviço. Por exemplo, se você tem uma conta de luz no débito automático, a própria empresa de energia “puxa” o valor da sua conta todo mês. Isso pode ser prático, mas, às vezes, você acaba perdendo um pouco do controle, já que precisa confiar que a empresa vai cobrar o valor correto, no dia certo.

Já no Pix Recorrente, quem programa o pagamento é você. É como se fosse um agendamento que você faz dentro da sua instituição financeira. Você define a data, o valor e quem vai receber. Isso dá mais autonomia, porque, se precisar, você pode mudar o valor ou cancelar o agendamento a qualquer momento, direto no seu aplicativo. É mais flexível e coloca o controle na sua mão.

De forma resumida: o débito automático é controlado pela empresa, enquanto o Pix Recorrente é totalmente controlado por você. Isso dá mais liberdade para ajustar os pagamentos conforme sua necessidade!

Leia mais

Como programar um Pix recorrente?

Para programar um Pix Recorrente, o processo é simples e rápido: entenda o passo a passo.

Abra o aplicativo da sua instituição financeira, onde você já usa o Pix normalmente;

No menu do Pix, normalmente há uma opção específica para agendamentos ou Pix Recorrente. Se não encontrar logo de cara, pode ser que esteja junto de outras opções de pagamento ou transferências.

Agora você vai selecionar ou cadastrar a chave Pix da pessoa, ou empresa para quem deseja enviar o pagamento automaticamente. Pode ser CPF, e-mail, telefone, ou até um código aleatório.

Nesta etapa, você vai escolher o valor que quer transferir e com que frequência isso deve acontecer. Pode ser todo mês, toda semana, ou conforme a necessidade.

Você vai definir o dia em que os pagamentos vão ser feitos automaticamente, como, por exemplo, todo dia 10 de cada mês.

Antes de finalizar, você verá um resumo com todos os detalhes do agendamento. Se estiver tudo certo, é só confirmar!

Pronto! Agora, os pagamentos serão feitos automaticamente na data que você escolheu, sem precisar fazer manualmente toda vez.

Vantagens do Pix recorrente para o seu negócio

Especialmente quando se fala no cenário empresarial, o Pix recorrente é uma excelente forma de organizar a gestão das finanças do negócio. Entre as principais vantagens, estão: 

Recebimentos garantidos e pontuais

Com o Pix Recorrente, as empresas têm a garantia de que os pagamentos dos clientes serão feitos automaticamente na data programada. Isso ajuda a evitar atrasos, melhorando o fluxo de caixa e permitindo uma previsão financeira mais precisa.

Redução da inadimplência

Como os clientes agendam os pagamentos automáticos, é menos provável que eles esqueçam de pagar. Isso reduz significativamente o risco de inadimplência e melhora a relação financeira entre a empresa e seus clientes.

Menos custos e burocracia

O Pix Recorrente elimina a necessidade de emitir boletos, fazer cobranças manuais ou lidar com processos bancários complicados. Isso reduz custos administrativos e simplifica a operação financeira da empresa, permitindo mais foco no crescimento do negócio.

Leia mais

Segurança e confiabilidade

O sistema Pix é monitorado pelo Banco Central e segue padrões rígidos de segurança. Isso garante que as transações sejam feitas de forma segura, minimizando fraudes e garantindo que os pagamentos cheguem corretamente à empresa.

Flexibilidade para negociações

Se necessário, as empresas podem oferecer maior flexibilidade ao cliente, permitindo que ele ajuste a data de pagamento ou altere valores de forma simples e direta. Isso facilita negociações e pode ajudar a manter uma relação mais próxima e positiva com o consumidor. 

Adaptação às novas tecnologias

O Pix Recorrente coloca a empresa na vanguarda da inovação em métodos de pagamento, o que pode ser um ponto positivo na imagem da marca. Estar atualizado com as melhores soluções do mercado pode atrair mais clientes e reforçar a credibilidade do negócio.

Leia mais

Como funciona o PIX recorrente para empresas?

Implementar o Pix Recorrente nas operações da sua empresa pode ser mais simples do que parece. Entenda o processo a ser seguido!

O primeiro passo é verificar se a instituição financeira que você usa oferece suporte ao Pix Recorrente. Entre em contato com seu gerente ou acesse o portal online para verificar a disponibilidade e entender as condições.

Se a sua empresa utiliza um sistema de cobrança, como softwares de ERP ou plataformas de e-commerce, certifique-se de que eles sejam compatíveis com o Pix Recorrente. Muitos sistemas já estão integrando essa funcionalidade, facilitando a gestão de cobranças e pagamentos recorrentes.

Leia mais

Assim que o Pix Recorrente estiver disponível para sua empresa, é hora de configurar as cobranças. Isso inclui:

Cadastrar as chaves Pix que serão usadas para receber os pagamentos (como o CNPJ da empresa, e-mail ou chave aleatória).

Definir os valores e a periodicidade das cobranças (semanal, mensal, trimestral, etc.).

Configurar os prazos de vencimento para garantir que os pagamentos sejam feitos na data certa.

É importante informar os seus clientes sobre essa nova forma de pagamento. Explique que o Pix Recorrente é uma opção mais simples e automática, garantindo que eles não precisarão se preocupar com vencimentos e poderão ter mais controle sobre as datas de pagamento.

Uma das grandes vantagens do Pix Recorrente é a automação. Isso significa que, depois de configurado, os pagamentos são feitos automaticamente nas datas estabelecidas. Certifique-se de que o seu sistema de cobrança esteja ajustado para emitir notificações e acompanhar os recebimentos, garantindo que tudo funcione sem problemas.

Com o Pix Recorrente implementado, é importante acompanhar de perto os resultados. Monitore o fluxo de caixa para garantir que os pagamentos estão sendo feitos corretamente e que o sistema está funcionando conforme esperado.

Pix recorrente: agilidade, segurança e controle para sua empresa

O Pix recorrente é uma funcionalidade que veio para dar um upgrade no relacionamento do seu negócio com seus clientes. Com a automação, você garante o recebimento, no entanto, mantém o controle ainda na mão do seu cliente. 

Sempre buscando oferecer facilidade e soluções completas aos cooperados, a Cresol está pronta para te auxiliar em mais essa implementação. Conte com o Pix recorrente na Cresol para ter uma gestão financeira organizada e saudável para o seu negócio. 

Converse com seu gerente ou visite a Cresol mais próxima

O post Pix recorrente: o que é e como funciona? foi publicado por primeiro em Blog da Cresol.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *