Objetivos de marketing: como eles podem alavancar o seu negócio?

Resumo do texto

  • Saiba o que são e como definir os objetivos de marketing;
  • Descubra a diferença entre objetivos de marketing e metas de negócio;
  • Confira uma lista de bons objetivos de marketing para sua empresa.

Atinja suas metas com o PagVendas!

 

Quando você está viajando de carro e não conhece bem o caminho, usa o GPS, certo? Imagine que a sua empresa é o carro. O marketing funciona como o mapa, que te mostra as direções para chegar onde quer.

O destino, por sua vez, é como um objetivo de marketing. Ele representa qual é a sua meta com as estratégias de marketing que executa.

O maior desafio é definir quais serão os destinos dessa viagem, ou seja, estabelecer os seus objetivos de marketing. 

Querer “ser uma marca legal” ou “ser o líder do mercado” parecem boas inspirações, mas também são metas subjetivas e não oferecem resultados práticos para o negócio.

Aqui nós separamos um material para te explicar o que são e como definir bons objetivos de marketing, que vão motivar a sua equipe e alavancar as suas vendas. Confira no artigo como criar essa estratégia.

Saiba Como os Objetivos de Marketing Podem Ajudar No Crescimento da sua Empresa!

O que são objetivos de marketing?

Objetivos de marketing são metas que uma empresa deseja alcançar por meio de suas estratégias de marketing. Eles guiam as ações, focando em resultados específicos que contribuem para o sucesso geral do negócio.

Quais são as vantagens de ter objetivos de marketing digital?

Ter objetivos de marketing digital proporciona vários benefícios:

  • Direcionamento claro: focaliza esforços em metas específicas, fazendo com que a energia do colaborador não se disperse;
  • Mensuração de sucesso: facilita a avaliação de desempenho das campanhas, ajudando a apontar o que será usado no futuro;
  • Alocação eficiente de recursos: otimiza o uso de orçamento e tempo, incluindo a contratação de ferramentas e freelancers.
  • Motivação da equipe: estabelece metas claras para todos trabalharem juntos, o que causa sinergia no time.

Qual a diferença entre metas e objetivos?

Objetivos são declarações gerais de intenções que definem o que a empresa pretende alcançar com suas ações de marketing. Eles são amplos e podem abranger longos períodos. Objetivos como “aumentar as vendas”, “se consolidar no mercado do nordeste” ou “ter uma marca reconhecida” são bons exemplos.

As metas, por outro lado, são específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais (SMART). A ideia é tornar os objetivos mais palpáveis e práticos, já que eles são mais genéricos. Assim, “aumentar as vendas” pode ser dividido em metas como “diminuir em 15% as perdas em entregas”, “reduzir em uma semana a rotatividade do estoque do produto A” ou “aumentar em 20% as vendas do produto B”.

Exemplos de objetivos de marketing

Objetivos de marketing variam conforme as necessidades da empresa e podem abranger diversos aspectos do negócio.

Aumentar vendas

Um dos propósitos mais comuns é aumentar vendas. Algumas estratégias podem incluir promoções, campanhas de anúncios e melhoria na experiência do cliente para impulsionar a receita. Esse objetivo, mais geral, pode ser alcançado com metas que estabeleçam porcentagem de aumento ou rotatividade de estoque.

Gerar visibilidade

Gerar visibilidade é uma intenção comum para empreendimentos novos ou para os que estão entrando em novos mercados. Um marketing eficaz dá destaque à marca e aos seus produtos, atraindo novos clientes. Esse objetivo pode ser mensurado com metas de alcance em redes sociais, acessos no site ou menções espontâneas.

Fidelizar clientes

Manter a fidelidade dos clientes já conquistados é mais barato do que adquirir novos. Programas de fidelidade, atendimento excepcional ao cliente e comunicação constante são práticas comuns para alcançar esse objetivo. Entre as metas, pense em taxas de redução de churn e aumento percentual do LTV.

Construir relacionamento com cliente

Construir um relacionamento sólido com os clientes envolve comunicação regular, entender suas necessidades e responder adequadamente.

Isso pode incluir desde newsletters personalizadas até eventos exclusivos. Selecione um ou mais canais e mensure os altos e baixos dos acessos.

Engajar colaboradores

Engajar colaboradores no processo de marketing é vital para que se sintam parte da missão da empresa.

Isso pode ser alcançado por meio de programas de incentivo e envolvimento ativo nas campanhas da empresa.

Pesquisas internas e taxas de demissão voluntária podem ajudar a dar um bom panorama desse objetivo.

Reputação da marca

Estabelecer uma reputação forte é essencial para se destacar no mercado competitivo. A marca deve transmitir confiança e qualidade, o que incentiva o reconhecimento e a lealdade do cliente.

Uma reputação positiva ajuda a empresa a atrair novos clientes e a manter os existentes satisfeitos.

Mensurar a reputação é algo complicado, mas indicadores como NPS podem ser boas soluções para ter alguma clareza no indicador.

Educar o mercado

Informar o mercado sobre as características dos produtos e serviços é fundamental para aumentar a credibilidade da marca. Educar o público sobre como as ofertas da empresa resolvem problemas específicos pode impulsionar as vendas e fortalecer a posição da marca no mercado. 

A forma mais tradicional de mensuração desse objetivo envolve pesquisas de opinião e menções espontâneas à marca, mas a diminuição de abertura de pedidos e dúvidas por parte dos clientes também é um bom indicador de sucesso.

Como definir seus objetivos de marketing?

Para definir seus objetivos de marketing e dar a eles mais materialidade para serem atingidos, nada melhor que um método. E é aqui que o método SMART entra: específico, mensurável, atingível, relevante e com prazo para atendimento. 

Toda vez que pensar em um objetivo, quebre-o utilizando essa metodologia:

  • Específico: seja direto na hora de definir o objeto da meta. Se for um produto, uma métrica, um aspecto, ele tem que ser único;
  • Mensurável: crie um indicador ou use um como CAC, LTV ou lucro para medir o progresso e quanto falta para atingir o objetivo;
  • Atingível: nada de metas impossíveis – elas só desmotivam o seu time. Dobrar as vendas não é uma meta realizável, e você verá seus funcionários desanimados e desgastados, sem grandes resultados;
  • Relevantes: nada de colocar como meta “ser a marca mais legal do mercado” se você está precisando aumentar as vendas. Lembre-se, o foco é a sustentabilidade do negócio;
  • Prazo: a meta precisa de acompanhamento. Coloque uma data até a qual você precisa ter atingido aquele objetivo para ajudar a distribuir esforços ao longo do tempo.

Se até o prazo você não atingir a meta, não entre em pânico! Essa é uma boa oportunidade para revisar o que foi feito, o que poderia ter sido feito melhor e redesenhar as metas e objetivos para o próximo período.

Além de todos esses parâmetros, também é importante lembrar da inteligência de dados: usar as informações sobre o negócio, público-alvo e mercado competitivo que você já tem para alcançar seus objetivos mais rápido e com mais consciência.

Para reunir esses dados em um só lugar, recomendamos o uso do PagVendas, a solução do PagBank para empreendedores preocupados com o crescimento da sua empresa.

PagVendas: as informações que você precisa na palma da mão!

O PagVendas é uma ferramenta útil para empreendedores que querem ter os seus objetivos atingidos! Com o PagVendas, os usuários têm acesso imediato a dados que ajudam a entender melhor o comportamento do cliente e a eficácia das campanhas de marketing. Se ter metas claras é importante, acompanhá-las é essencial!

Além de fornecer dados valiosos, o PagVendas facilita o planejamento de ações de marketing alinhadas aos objetivos da empresa. Confira outros benefícios:

  • Controle de venda fiado;
  • Criação da sua própria loja online;
  • Modo evento para impressão de fichas;
  • Pedidos em aberto;
  • Abertura e fechamento de caixa;
  • Contas a pagar e a receber;
  • Controle de estoque;
  • Configuração de impressoras;
  • Relatórios avançados;
  • Emissão de notas fiscais (NF-e, NFC-e e SAT).

A plataforma oferece uma visão clara das tendências de vendas, preferências dos clientes e o desempenho de produtos específicos. Isso possibilita ajustes rápidos nas estratégias para maximizar resultados e garantir que os esforços de marketing sejam mais direcionados e eficazes.

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