O mercado de criptomoedas está em alta e muitos países estão discutindo sobre a Central Bank Digital Currency. Mas você sabe o que é CBDC?
Talvez você ainda não tenha escutado falar sobre este assunto, mas sim sobre o Drex, ou Real Digital, que é a moeda digital do Brasil que o Banco Central está criando.
Mas qual a relação entre estes dois termos? Bom, como o Drex seria a extensão do dinheiro físico, podemos falar que ele é uma espécie de CBDC.
Então, isso significa que o CBDC é uma criptomoeda? Como funciona? Quais são os tipos? Essas são somente algumas das perguntas que iremos responder ao longo deste artigo!
O que é CBDC?
Como já falamos acima, CBDC é a sigla para Central Bank Digital Currency, que na tradução significa Moeda Digital Emitida por Banco Central.
Mas afinal, o que é CBDC? Ela nada mais é do que uma versão virtual da moeda do país, que no nosso caso é o real.
Sendo assim, como qualquer dinheiro, a CDBC pode ser utilizada para realizar compras, guardar dinheiro e estipular o valor de um produto.
Além disso, precisamos destacar ainda que atualmente já realizamos diversas transações financeiras de forma online, como pagamentos e transferências.
Mas a diferença é que atualmente a única forma do Banco Central emitir dinheiro é por meio de notas e dinheiro em espécie, diferentemente do que vai acontecer com as moedas digitais.
Vale destacar ainda que não é só o Brasil que está criando este tipo de moeda, outros países como os Estados Unidos, Suécia e Coreia do Sul também já estudam a criação das moedas digitais emitidas pelos bancos centrais.
CBDC pode ser considerada uma criptomoeda?
Outra dúvida muito comum entre os investidores e até mesmo curiosos sobre o mercado de criptomoedas é se a CBDC é considerada ou não uma criptomoeda.
Mas diferentemente do que muitos imaginam, ela não é exatamente um criptoativo, como o Bitcoin e Ethereum.
Isso porque é comum que as moedas digitais sejam criadas por empresas ou por desenvolvedores e administradas de forma aberta pela comunidade.
Agora quando falamos sobre a CBCD é um pouco diferente, já que o Banco Central do país, é o responsável pelo desenvolvimento, emissão e gerenciamento da criptomoeda e do sistema.
Além disso, neste caso o blockchain da moeda digital não é aberto. Sendo assim, os dados são mais restritos e estão acessíveis para os órgãos governamentais.
Além disso, as criptomoedas são ativos financeiros, enquanto as CBDCs são o nosso dinheiro tradicional, com o mesmo objetivo das moedas físicas, que é realizar pagamentos e transferir valores.
Quais são os tipos de CBDCs?
Uma informação que nem todos sabem é que as CBDCs são divididas em dois tipos: o de atacado e o de varejo.
Mas qual a diferença entre cada um deles? É o que vamos te contar agora!
CBDC de atacado
Caso você ainda não saiba, a CBDC de atacado é somente para os bancos comerciais e câmaras de compensação para as transações que são realizadas entre as próprias instituições financeiras.
Mas para que serve este tipo de CBDC? Ela tem como finalidade tornar os pagamentos entre os bancos, sejam eles nacionais ou internacionais, de forma mais eficiente.
Isso porque normalmente esses tipos de transações costumam ser caras e demoradas.
CBDC de varejo
Agora vamos falar sobre o CBDC de varejo que tem como principal alvo os consumidores finais.
Dessa forma, o principal objetivo é que o CBDC de varejo funcione como uma alternativa ao dinheiro físico.
Sendo assim, esta é uma forma de aumentar a inclusão financeira das pessoas. Isso porque seria possível que pessoas que não possuem contas em bancos realizassem transações.
Qual a diferença entre uma CBDC e o dinheiro em nota?
Apesar de uma CBDC funcionar de forma bem parecida com o dinheiro físico, saiba que existem diferenças.
Porém, nem todos sabem que existem diferenças entre esses dois tipos de moedas. E é exatamente isso que vamos te explicar agora!
Apesar de parecer óbvio, precisamos falar que a principal diferença é que uma CBDC é totalmente virtual e existem somente na rede blockchain. Enquanto o dinheiro físico, como o próprio nome diz, existe fisicamente.
Além disso, em uma CBDC a tecnologia utilizada possui criptografia para oferecer mais segurança aos usuários, reformulando todo o sistema financeiro.
E é claro que ao usar uma CBDC você precisará ter uma carteira digital emitida pelo Banco Central.
Porém, precisamos destacar que a criação de CBDCs ainda estão começando a ser desenvolvidas.
E o que muda com uma CBDC?
Se você chegou até aqui já conhece bastante sobre as CBDCs, certo? Mas talvez esteja se perguntando o que muda com elas. E é exatamente isso que vamos te contar!
Como já falamos acima, com uma Central Bank Digital Currency você consegue realizar diversas transações por meio de carteiras digitais que são emitidas pelo Banco Central do país.
A verdade é que para quem já realiza transações por meio do internet banking e de aplicativos bancários, não muda muita coisa.
Sendo assim, com a criação da CBDC no Brasil, será possível realizar transferências e pagamentos em lojas e de boletos, fazer compras onlines e assinaturas de plataformas de streaming.
Mas a grande mudança pode estar em relação aos pagamentos e transferências internacionais.
Em casos de acordos e regulamentações entre países, as transações poderão ser realizadas de maneiras mais simples e sem a necessidade de passar por diversas instituições financeiras.
Além disso, o custo das transações também teriam um custo muito menor do que temos atualmente.
Quais são as vantagens de uma CBDC?
Como você deve imaginar, uma CBDC possui inúmeras vantagens e algumas delas já até falamos ao longo deste artigo.
Mas precisamos destacar que os benefícios de uma Central Bank Digital Currency não é apenas para os usuários, mas também para o país.
E quais são essas vantagens? Veja a lista abaixo!
Maior facilidade, baixo custo e mais velocidade na integração dos pagamentos realizados por pessoas e empresas de diferentes países;
Maior redução dos custos das transações;
Mais praticidade nas relações comerciais entre as pequenas empresas;
Inclusão das pessoas que não possuem contas bancárias.
Quais países já possuem CBDC?
Se você tem interesse em saber em quais países a Central Bank Digital Currency já está presente ou em estudo, o momento é este.
Não dá para negar que a CBDC vem chamando a atenção de muitos países ao redor do mundo.
Seja para começar a implementar ou estudar esta tecnologia, os países estão discutindo as melhores maneiras de lançar o CBDC. Veja abaixo!
Bahamas: primeiro país a lançar uma CBDC, em outubro de 2020. A moeda do país se chama Sand Dollar;
China: está realizando os testes desde 2019 para lançar a moeda yuan digital. Já foram negociados um valor aproximado de US$14 bilhões;
Estados Unidos: estão um pouco atrasados no processo de criação da moeda digital do país. Ainda não houve um consenso se existe a necessidade de ter ou não o dólar digital;
Brasil: ainda estão sendo trabalhados os primeiros protótipos do Real Digital.
A CBDC vai substituir o dinheiro como conhecemos hoje?
Outra dúvida que muitas pessoas que escutam falar sobre a CBDC possuem é se ela pode substituir o dinheiro em espécie.
Bom, é normal que com o tempo a Central Bank Digital Currency comece a ser muito utilizada e o dinheiro acabe esquecido.
E este é um processo comum de acontecer, assim como ocorreu com os cheques que hoje em dia quase não são utilizados.
Até porque, vamos falar a verdade, é muito difícil encontrar pessoas que tenham dinheiro na carteira. Ainda mais depois do lançamento do Pix.
Vale destacar que a tecnologia da CBDC oferece total controle ao emissor, permitindo que ele mesmo implemente o juros negativo.
Isso pode acontecer quando a moeda digital, que está parada,perde valor com o tempo.
Vale destacar ainda outras características da CBDC, veja abaixo!
Possibilita a censura e reversão de transações, dando mais segurança para o emissor e intermediários;
Fornece ao emissor informações em tempo-real da situação financeira dos bancos e intermediários de pagamento;
Tudo indica que o CBDC vai funcionar como um complemento do dinheiro tradicional, portanto a transição será lenta e progressiva.
A CBDC pode sofrer com a inflação?
Assim como todas as moedas que são emitidas pelos Governos Federais, a CBDC também pode estar sujeita a inflação.
Sendo assim, não importa se ela é uma moeda tradicional ou digital, a inflação pode sim afetar a CBDC.
É importante lembrar ainda que a inflação acontece quando ocorre o aumento da quantidade de moedas em circulação.
Muitas vezes isso é o resultado de políticas expansionistas dos Bancos Centrais e governos.
Além disso, a inflação vai acontecer da mesma maneira na CBDC, a moeda digital emitida pelos governos, quanto no dinheiro tradicional.
O post O que é CBDC? Entenda tudo sobre a Central Bank Digital Currency apareceu primeiro em Toro Investimentos Blog.