Resumo do texto
Entenda o impacto da Selic acumulada nas suas aplicações;
Aprenda o que é essa taxa e como calcular;
Saiba como aproveitar o aumento da Taxa Selic.
Já falamos aqui no blog sobre a taxa Selic e como ela influencia o dia a dia das pessoas. Mas você sabe o que é a Selic acumulada?
Para você aprender a diferenciar esses dois termos, criamos esse post com as informações mais importantes sobre o assunto.
Outros artigos que podem ser do seu interesse:
Tudo sobre Selic: entenda como essa taxa influencia suas aplicações;
CDI e Selic: entenda a diferença entre essas taxas de investimento;
Tesouro IPCA, Selic ou Pré-fixado: qual título investir?
O que é a Selic acumulada?
A Selic que estamos acostumados a ver é a taxa básica de juros do Banco Central para definir outras marcações econômicas. Ela é usada, por exemplo, para calcular desde os juros dos empréstimos e financiamentos até a rentabilidade de algumas aplicações financeiras. O responsável pela definição da Selic é o Comitê de Política Monetária (Copom).
Já a Selic acumulada diz respeito ao registro da taxa efetiva a cada mês. De forma simples, todos os meses do ano a Selic conta com uma taxa mensal que é representada pelo seu acúmulo durante 30 dias. O que influencia a mudança da taxa é a inflação, a economia e a política do país
Portanto, temos, além da meta da Selic anual, as suas taxas mensais e a acumulada ao ano, que basicamente é a soma das taxas mensais naquele período. Todos esses dados ficam disponíveis no site do Banco Central.
Como a Taxa Selic impacta os investimentos e o seu bolso?
A Selic impacta diretamente as aplicações financeiras de renda fixa que usam a própria taxa ou CDI para remunerar os investidores.
Por exemplo, quem investe em CDBs pós-fixados que usam um percentual do CDI como índice de rentabilidade ou investe no Tesouro Selic passa a ganhar ainda mais com as altas da taxa, ou menos caso ela diminua. Isso acontece porque a taxa Selic é usada para calcular os juros dessas aplicações financeiras.
As mudanças nessa taxa impactam no bolso da população, pois é a Selic que dá origem a todos os outros juros usados no Brasil. Ou seja, se a Selic está alta, tudo que conta com aplicação de juros fica mais caro e vice-versa.
Motivos para acompanhar a Selic acumulada!
É muito importante ficar de olho na Selic acumulada para ver a evolução da rentabilidade dos seus investimentos, como CDBs pós-fixados e títulos do Tesouro Selic.
Essas aplicações têm suas rentabilidades impactadas pela taxa Selic e as variações da taxa acumulada. O CDB, por sua vez, está diretamente atrelado ao CDI.
Confira a seguir a Selic acumulada de 2023 e 2024. Saiba como calcular e como usar o aumento da taxa a seu favor.
Veja a tabela da Selic acumulada
Mês
2023
2024
Janeiro
1,12%
0,97%
Fevereiro
0,92%
0,80%
Março
1,17%
0,83%
Abril
0,92%
—
Maio
1,12%
—
Junho
1,07%
—
Julho
1,07%
—
Agosto
1,14%
—
Setembro
0,97%
—
Outubro
1,00%
—
Novembro
0,92%
—
Dezembro
0,89%
—
Como calcular a taxa Selic acumulada?
É possível calcular a Selic somando as taxas mensais da tabela acima de acordo com os meses que deseja saber qual foi a Selic acumulada.
E para calcular sem erro é possível usar a Calculadora do Cidadão disponibilizada no site do Banco Central. Você só precisa colocar a data inicial e final e o resultado é mostrado na hora.
Conheça melhor o Tesouro Selic
Agora que você entendeu um pouco mais sobre a Selic acumulada, chegou a hora de conhecer melhor um investimento que tem impacto direto com as mudanças da taxa: o Tesouro Selic.
Ele é um investimento do Tesouro Direto que conta com títulos pós-fixados, ou seja, só é possível saber qual o rendimento exato da aplicação quando o título vencer ou quando solicitar o resgate do dinheiro.
No entanto, é possível ter uma previsão de quanto o dinheiro está rendendo, pois, a rentabilidade está atrelada à Selic. Para isso, basta analisar a taxa acumulada do período e fazer o cálculo!
Esse ativo conta com liquidez diária, ou seja, você pode resgatar o dinheiro e receber na sua conta em até um dia útil. Além disso, o rendimento é somado a aplicação todos os dias.
Invista em Tesouro Selic com o PagBank
Aumente sua reserva investindo no Tesouro Direito e saiba o rendimento do seu título calculando a Selic acumulada!
Primeiro baixe o super app PagBank. Depois, não tem mistério, para investir no Tesouro Selic siga os passos a seguir:
abra o super app PagBank;
clique na opção Produtos e Investimentos e selecione Aplicar meu Dinheiro;
escolha Tesouro Direto e escolha um título do Tesouro Selic;
digite o valor que deseja investir;
confira as regras e se os dados estão corretos e clique em Confirmar;
pronto! Sua aplicação foi realizada.
Investir sem complicar é com a gente mesmo. Baixe grátis o super app PagBank e comece agora mesmo.
Invista no Tesouro Direto pelo super app!
[shorts nome=”disclaimer-edfin”]