Canais no WhatsApp: saiba como seu negócio pode se beneficiar da ferramenta

Resumo do texto

  • Entenda como funciona os canais do WhatsApp;
  • Saiba quais os benefícios para seu negócio;
  • Veja algumas sugestões de canais para acompanhar.

Conte com o PagVendas para se aproximar dos clientes!

Sem dúvidas, você tem o WhatsApp no seu celular. Um dos aplicativos mais utilizados no Brasil, com uma base de mais de 120 milhões de usuários ativos, ele é usado para diferentes objetivos, desde conectar amigos e familiares até ajudar empresas a ter um contato direto e eficiente com seus clientes. E se você tem o app, seus clientes também têm. Por isso, usar os canais do WhatsApp pode ser uma nova possibilidade de aproximação e, até mesmo, de vendas!

Essa nova ferramenta transformou o WhatsApp em um canal estratégico de comunicação e marketing, permitindo que empresas compartilhem informações relevantes, promoções e novidades diretamente com os seguidores, tudo de forma privada e organizada.

E, como a gente sabe que você está em busca de novas formas para alavancar seu negócio, preparamos um guia completo para saber como criar um canal no WhatsApp e como usar essa solução para sua empresa deslanchar.

O que são os canais do WhatsApp?

Os canais do WhatsApp são uma ferramenta de comunicação unidirecional, ou seja, em que apenas um dos lados pode enviar mensagens. Por isso, ele é ideal para empresas que desejam transmitir atualizações para muitas pessoas ao mesmo tempo. 

Para melhorar a relação das empresas com os usuários, essa ferramenta foi desenvolvida pensando no compartilhamento de informações de maneira privada e prática. Além disso, as mensagens aparecem em uma aba exclusiva, chamada “Atualizações”, para não incomodar as pessoas em momentos em que elas não estão buscando falar com empresas.

Como os canais diferem de outros recursos do WhatsApp?

Além dos canais do WhatsApp, o aplicativo também oferece outras formas de comunicação. Veja abaixo um rápido comparativo e quais os principais objetivos de cada uma.

 

Recurso Objetivo Principal Tipo de Comunicação Capacidade de Membros
Canais Transmissão de informações para um público amplo Unidirecional Sem limite de seguidores
Grupos Conversa entre membros com interação direta Bidirecional Até 1.024 membros
Comunidades Agrupamento de vários grupos com interesses específicos Bidirecional em grupos, mensagens unidirecionais no canal principal Até 5.000 pessoas divididas em 50 grupos

Vendo as particularidades de cada um, fica claro que os canais são perfeitos para marcas que desejam se comunicar com o público sem se preocupar com a interação em tempo real. Afinal de contas, sabemos que manter a conversa em dia pode tomar muito tempo!

Como criar um Canal no WhatsApp

Está animado com a possibilidade de ter um meio de comunicação com seus clientes? Então, venha descobrir como criar um canal no WhatsApp. Já adiantamos que é uma tarefa rápida e prática:

  • Acesse o WhatsApp Business e vá na aba “Atualizações”.
    No caso de negócios e empresas, é sempre indicado que você utilize o WhatsApp Business, a versão do aplicativo desenvolvida para este fim;
  • Inicie a criação do canal
    Caso não veja os canais, role a tela, pois eles aparecem após as atualizações de status. Então, toque no ícone “+” e selecione a opção “Novo Canal”.
  • Configure as informações básicas
    Após clicar em “Começar”, o WhatsApp exibirá instruções na tela para a criação do canal. Siga cada uma delas para personalizar o canal com detalhes importantes, como:
    • Nome do canal: escolha um nome fácil de reconhecer, que identifique claramente seu negócio;
    • Foto de perfil: selecione uma imagem que represente sua marca. Indicamos que seja o logo ou algum ícone que já seja associado ao negócio;
    • Descrição do canal: forneça uma breve descrição sobre o tipo de conteúdo que você vai compartilhar e a frequência das atualizações.
  • Personalize o canal com uma imagem e finalize a criação
    Agora, você tem a opção de adicionar uma imagem de fundo para o canal, uma oportunidade para torná-lo mais atraente e reforçar a identidade visual da sua marca;
  • Pronto! Seu canal está criado!

Com o canal criado, chegou a hora de atrair seguidores. Seu canal vai estar disponível para que os usuários pesquisem por ele, mas você pode usar o link de convite que o próprio WhatsApp permite gerar para enviar para seus clientes

Explore todos os canais de comunicação que você já possui, como redes sociais, site, e-mail marketing e, até mesmo, as conversas antigas com seus consumidores.

Vantagens de um canal WhatsApp para empresas

Já ficou claro, até aqui, que os canais do WhatsApp podem se tornar uma possibilidade bem interessante na forma como você se relaciona com clientes e consumidores. Mas, podemos ir além e trazer outros benefícios de investir nessa ferramenta.

Aumente o alcance da sua marca

O canal permite que você comunique suas mensagens a muitos clientes ao mesmo tempo, sem limitações de seguidores. Isso facilita a divulgação de informações essenciais, promoções, lançamentos e atualizações.

Basta criar um único texto, usando gatilhos mentais e apelos visuais, e enviar para o canal todo receber. Sem dúvidas, o tempo que você gasta com divulgação vai reduzir.

Privacidade protegida

Um dos maiores – e mais interessantes – diferenciais dos canais é o compromisso com a privacidade dos administradores e seguidores. Dados como número de telefone e foto de perfil permanecem ocultos, o que aumenta a segurança para ambas as partes. 

Esse recurso torna o canal uma plataforma confiável para o público, que pode se inscrever sem expor informações pessoais, e para o próprio empreendedor, que não se preocupa com a possibilidade de receber mensagens desagradáveis ou, até mesmo, perder o controle com várias informações.

Mais controle e flexibilidade

Com os canais do WhatsApp, você decide o que compartilhar e a frequência das atualizações, mantendo um fluxo consistente de postagens. Além disso, você controla quem pode seguir o canal e até bloqueia capturas de tela, garantindo maior proteção do conteúdo compartilhado.

Pode, até mesmo, pensar em promoções exclusivas para quem está no canal do WhatsApp, o que impacta diretamente na experiência dos usuários e no relacionamento com eles.

Aumente o engajamento

Mesmo que os usuários não possam enviar mensagens em um canal, eles podem interagir com o conteúdo por meio de reações e enquetes. Essa funcionalidade é uma excelente forma de medir o interesse do público e ajustar a comunicação conforme o feedback, sem a necessidade de responder individualmente.

Dicas para engajar clientes e aumentar as vendas com os canais do WhatsApp

Para tirar o máximo proveito dos canais WhatsApp, é fundamental adotar estratégias de engajamento que cativem os seguidores e incentivem as vendas. A seguir, veja algumas dicas para maximizar o impacto do seu canal.

  • Divulgue seu canal: avise a todos os seus clientes e seguidores sobre essa novidade. Aproveite para falar que terá conteúdos exclusivos;
  • Crie um planejamento de publicações: mantenha uma frequência regular de envios para que os seguidores saibam quando esperar novidades, mas sem exageros;
  • Ofereça conteúdos interessantes: vá além das promoções e compartilhe dicas úteis, novidades do setor e conteúdos exclusivos;
  • Use gatilhos mentais: utilize gatilhos, como urgência (“oferta válida até hoje”), escassez (“estoque limitado”) e prova social (“já são milhares de clientes satisfeitos”) para motivar decisões de compra mais rápidas e favoráveis;
  • Ofereça exclusividade: recompense os seguidores com descontos ou brindes exclusivos para o canal;
  • Interaja com as respostas: mantenha o público ativo no canal lançando enquetes sobre preferências, novas ideias de produtos ou sugestões. Mas, mostre que você está, de fato, vendo as respostas.

Com essas dicas, seu canal no WhatsApp pode se tornar um espaço exclusivo e dinâmico que aproxima sua empresa dos clientes, gera valor e cria um relacionamento de confiança. E, consequentemente, gera mais vendas e fidelização!

5 canais para você seguir agora mesmo!

Quer ver como funciona um canal do WhatsApp na prática? Separamos 5 sugestões para você conferir:

  1. UOL | Plantão de Notícias
  2. Infomoney
  3. UOL | Empreendedorismo
  4. Dicas de Filmes e Séries
  5. Valor Investe

Se você quiser buscar mais opções, é só acessar a aba de “Atualizações”, rolar a página até os canais e clicar em “Explorar”. 

Use o PagVendas para apoiar o crescimento do seu canal!

Ficou claro que os canais do WhatsApp oferecem uma nova oportunidade para as empresas se conectarem com seus clientes de forma organizada e eficiente. Mas, você pode potencializar esse novo meio de comunicação com um cadastro de clientes atualizado. 

Usar um banco de dados permite que você segmente seus clientes e tenha usuários cadastrados no seu novo canal em pouco tempo. Como exemplo de segmentação, você pode mandar mensagem para seus consumidores mais recentes, convidando-os para o canal.

E sabe como você pode ter esse banco de dados atualizado e estruturado? Com o PagVendas! A plataforma de gestão comercial do PagBank facilita a gestão de cadastro de clientes, assim como torna mais simples que você tenha acesso ao telefone das pessoas. E, então, você já pode começar o canal do WhatsApp e divulgar para a base de clientes do negócio!

Conte com o PagVendas para fidelizar seus clientes!

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