Resumo do texto
Saiba como se planejar para iniciar o novo negócio;
Aprenda a criar uma presença da sua marca nas redes sociais;
Conte com um frete de qualidade para o seu negócio.
O setor de moda tem crescido muito desde o início da pandemia. Só em 2022 o mercado cresceu 38% de acordo com um levantamento divulgado pelo jornal O Globo.
Mais do que o crescimento, o que aumentou foi a vontade de vestir uma boa marca. A identificação com a empresa facilita a fidelização, aumenta o retorno dos clientes e vira uma “propaganda gratuita” que te garante o crescimento ideal.
Por isso, separamos 8 dicas exclusivas para você saber como criar uma marca de roupas e começar a empreender em um dos setores onde a demanda é sempre crescente.
Por que investir no setor de moda?
O setor de moda representa uma oportunidade lucrativa para os empreendedores. A indústria cresce a cada ano, impulsionada pela constante demanda do consumidor por novidades e tendências. Investir em moda não só abre portas para a criatividade, mas também promete retorno financeiro, dada a paixão global por vestuário e acessórios.
Além disso, nunca foi tão fácil para novas marcas entrarem no mercado, com plataformas online facilitando você chegar ao seu cliente. As principais vantagens desse nicho são:
Demanda constante por novos produtos;
Alta capacidade de adaptação a tendências;
Potencial de alcance global com vendas online;
Oportunidades para nichos de mercado específicos;
Possibilidade de alta margem de lucro.
Como criar uma marca de roupa em 8 passos?
Criar uma marca de roupa exige planejamento e estratégia. Este processo pode transformar uma visão criativa em um negócio de sucesso no competitivo setor de moda:
1. Escolha seu nicho de atuação
O setor da moda é grande e variado. Ele tem muitas categorias, como moda feminina, masculina, calçados, bolsas, moda infantil e moda praia.
Escolher um nicho permite concentrar seus esforços em um segmento particular, atendendo às necessidades de um grupo específico de consumidores, além de ajudar a direcionar o seu plano de negócios.
2. Defina seu público-alvo
Uma vez que você define o nicho de atuação, pode começar a pensar no público-alvo.
Quem é o seu cliente ideal? Definir claramente quem é o consumidor ajuda a personalizar produtos, marketing e experiências de compra, aumentando a eficácia de suas estratégias.
3. Pesquise sobre a concorrência
A pesquisa sobre a concorrência é uma boa fonte de ideias do que fazer e do que não fazer também. Quem já está atuando no mercado pode guiar o seu caminho, uma vez que pela pesquisa você consegue identificar lacunas que a sua marca pode preencher. Além disso, essa sondagem ajuda a escolher e projetar o melhor modelo de negócios para escalar.
4. Crie o tom de voz da sua marca
Desenvolva uma comunicação única que converse com seu público. O tom de voz da marca deve refletir seus valores e diferenciar você da concorrência, criando uma conexão emocional com os consumidores. Ele deve aparecer em todas as comunicações que você faz com seus clientes: dos anúncios nas redes sociais até o seu blog.
5. Escolha o nome e a identidade visual
Selecione um nome que reflita a essência da marca e crie uma identidade visual atraente. Esses elementos são importantes para criar a percepção da marca. O nome e a identidade devem ser memoráveis e facilmente reconhecíveis.
6. Marque presença nas redes sociais
As redes sociais são ferramentas poderosas para construir uma marca, porque permitem a interação direta com o público, além de criar espaço para promover seus produtos e novidades.
7. Planeje a logística de seu negócio
Ter controle sobre a produção, o armazenamento e a entrega dos seus produtos é essencial para manter sua marca de roupas operando de maneira suave e eficaz. Uma logística bem estruturada é crucial não só para a satisfação dos seus clientes, mas também para a sustentabilidade do seu negócio.
Ferramentas como o Envio Fácil podem ser grandes aliadas nesse processo, oferecendo diversas opções de envio, descontos de até 70% em fretes e um sistema completo de rastreamento em todo o Brasil.
8. Defina quais serão os canais de venda
A escolha dos canais de venda precisa estar alinhada com as preferências do seu público – por isso é importante definir o público-alvo primeiro. Otimizar a acessibilidade e visibilidade da marca também são objetivos importantes da escolha do canal de vendas.
Qual a diferença entre marca e grife?
Toda grife tem uma marca, mas nem toda marca tem uma grife. A marca representa a identidade de um negócio, incluindo nome, logo e percepção que o público tem. É a assinatura da empresa, sob a qual seus produtos e serviços são oferecidos.
A grife, por outro lado, é um conceito estritamente relacionado ao universo da moda. Ela representa marcas e linhas de produtos de luxo e/ou alta costura, assinadas por um designer famoso e reconhecido.
Dicas para ter sucesso ao criar uma marca de roupas
O mercado de moda é competitivo e exige autenticidade e qualidade, por isso é importante traçar estratégias eficientes.
Além de criar produtos atraentes, o empreendedor deve investir em marketing, atendimento ao cliente e parcerias estratégicas.
O sucesso vem da combinação de bons produtos, uma marca bem construída e um relacionamento sólido com o público.
Tenha um plano de marketing estruturado
Um plano de marketing bem estruturado deve abordar o posicionamento da marca, identificar o público-alvo e planejar as ações de promoção e venda. A estratégia deve ser flexível para adaptar-se às mudanças do mercado e às respostas do público.
Tire boas fotos dos seus produtos
Fotos de alta qualidade são essenciais para atrair clientes porque mostram os detalhes dos produtos e transmitem a qualidade e o estilo da marca. Investir em uma boa fotografia pode fazer a diferença na percepção do valor pelo cliente.
Seja criativo e original
A originalidade é um diferencial no mercado de moda. Criar peças únicas, que refletem a identidade e atendem os desejos do seu público, é essencial. A criatividade deve estar presente desde o design dos produtos até as campanhas de marketing.
Seja ativo nas redes sociais
As redes sociais são ferramentas poderosas para construir uma comunidade e promover suas ideias. Use-as para engajar o público, divulgar novos produtos e contar a história da marca. Uma presença online ativa aumenta a visibilidade e fortalece o relacionamento com os seus consumidores.
Foque em um bom atendimento
Um atendimento excepcional tem a capacidade de fidelizar clientes. Esteja disponível para responder dúvidas, resolver problemas e oferecer uma experiência de compra positiva, mesmo que o consumidor esteja com algum problema.
As pessoas costumam perdoar os erros das marcas desde que recebam um bom atendimento e seus problemas sejam resolvidos de forma rápida. O bom atendimento cria defensores da marca e promove a recomendação boca a boca.
Escolha bons fornecedores
A qualidade dos produtos depende dos fornecedores. Escolha parceiros confiáveis que garantam a qualidade dos materiais e respeitem os prazos. Bons fornecedores são essenciais para a sustentabilidade da cadeia de produção.
Crie estratégias de fidelização
Para encorajar seus clientes a continuarem escolhendo sua marca de roupas, considere a implementação de estratégias de fidelização robustas. Isso pode incluir desde a criação de programas de fidelidade e a oferta de descontos em compras futuras até a produção de conteúdo exclusivo para clientes assíduos.
Uma ferramenta para isso é o ClubePag, que permite a personalização de promoções, além de oferecer métodos de pagamento e canais de comunicação integrados. Com essas estratégias, você não só incentiva a recompra, mas também pode prolongar a lealdade do cliente ao seu negócio, criando uma sensação de pertencimento entre eles.
Ofereça diversas formas de pagamento
Facilitar o processo de compra aumenta as chances de conversão. Com o PagBank você tem acesso a uma variedade de formas de pagamento e facilidades.
O Checkout de Pagamento é uma das soluções do PagBank para o seu negócio. De fácil integração com a sua loja virtual, ele permite uma experiência fluida de compra, é personalizável, garantindo uniformidade na sua identidade visual e ainda permite implementar várias formas de pagamento de maneira segura e confiável.
Já com o Link de Pagamento a jornada de compra fica ainda mais simples. A ferramenta permite que você crie links para que seus clientes paguem com facilidade, segurança, praticidade e com muitas opções de parcela. Seja enviando o link pelas redes sociais ou pelo Whatsapp, não vai demorar para você ser o favorito de compras.
Essas ferramentas não só otimizam a experiência de compra como também transmitem confiança e profissionalismo, elementos chave para o sucesso de uma marca de roupas.