Como enviar e receber remessas internacionais?

Sabemos que em um mundo cada vez mais conectado, as operações internacionais se tornam cada vez mais frequentes no nosso cotidiano. No entanto, antes de realizar qualquer tipo de remessa, é necessário entender alguns aspectos importantes para permitir que a operação ocorra da melhor forma, como: seu conceito, quais os tipos de remessas, quais os impostos e custos cobrados e como, de fato, realizar esse tipo de operação.

O que é uma remessa internacional?

Esse tipo de transação refere-se à transferência de valores entre diferentes países e diferentes moedas.

Dessa forma, essas remessas envolvem operações de câmbio e podem ser usadas para variadas finalidades, como investimentos em outro país, transferência entre contas de mesma titularidade, compras de imóveis, pagamento de fornecedores e serviços, recebimento de salário, entre diversas outras opções.

Tipos de remessa internacional

Antes de entendermos qual a melhor forma de realizar uma remessa internacional, é importante compreender as duas maneiras existentes para a transferência de dinheiro entre diferentes países, sendo essas o Câmbio Comercial e o Câmbio Financeiro.

O Câmbio Comercial é utilizado nas transações de comércio exterior, por empresas importadoras e exportadoras que necessitam efetuar pagamentos a fornecedores estrangeiros ou receber recursos de clientes no exterior. Nesse caso, a operação sempre irá envolver uma mercadoria negociada internacionalmente.

Já o Câmbio Financeiro, por sua vez, é utilizado para pagamentos internacionais de bens intangíveis, como, por exemplo, a contratação de serviços, divisão de lucros, aporte de capital, investimentos no exterior e mais.

Como realizar uma remessa internacional?

1. Para realizar uma remessa internacional, o primeiro passo é contatar a nossa área de câmbio para podermos entender a sua necessidade de forma personalizada;

2. Em seguida, realizamos o seu cadastro junto à nossa instituição financeira parceira e, com a documentação correta, aprovamos um limite para as suas operações;

3. Internamente, realizamos o acompanhamento do mercado e monitoramos as oscilações da moeda, visando aproveitar as melhores oportunidades de fechamento da sua operação, proporcionando a redução de riscos e custos;

4. Te enviamos a cotação detalhada para o volume e moeda desejada na sua remessa. Com o seu de acordo, realizamos o fechamento do câmbio e te enviamos o comprovante SWIFT da transação.

Quais são os custos envolvidos?

Os principais custos envolvidos em uma operação de câmbio para enviar ou receber recursos internacionalmente são: taxa de câmbio, tarifa de contrato, IOF e IR.

A taxa de câmbio é baseada na cotação da moeda e varia de acordo com o relacionamento com o cliente, volume e recorrência da operação. A tarifa de contrato é um custo fixo que varia por instituição financeira e pode ser negociada. Os custos de IOF se diferenciam conforme a natureza cambial, ou seja, o motivo pelo qual você está enviando ou recebendo aquele valor do exterior. O IR também está vinculado à natureza, porém, também pode mudar dependendo do país envolvido na transação. Abaixo, explicamos algumas das principais naturezas cambiais e as respectivas taxas cobradas:

1. Depósitos

Essa natureza é utilizada quando você envia ou recebe do exterior um recurso entre contas de mesma titularidade. IOF: 1,1% (envio); 0,38% (recebimento) / IR: Isento

2. Investimentos no Exterior

É aplicada no caso do envio de um valor para uma conta de investimentos no exterior, com o objetivo de investir esse capital.

IOF: 0,38% / IR: Isento

3. Manutenção De Estudante

Uma operação com essa natureza tem a finalidade de enviar recursos a um terceiro no exterior para que ele possa custear seus gastos de estudante, como faculdade, moradia, cursos, entre outros.

IOF: 0,38% / IR: Isento

4. Importação

Empresas do comércio exterior que importam produtos e precisam pagar a mercadoria ao fornecedor no exterior.

IOF: Isento / IR: Isento

5. Exportação

Empresas do comércio exterior que exportam produtos e precisam receber do seu cliente no exterior o valor da mercadoria vendida.

IOF: Isento / IR: Isento

6. Serviços Utilizada para pagamento ou recebimento por serviços prestados no exterior. IOF: 0,38% / IR:

Irá depender do tipo de serviço e para qual país está pagando

Como a One Investimentos pode te auxiliar nesse processo?

A One Investimentos tem como objetivo oferecer uma experiência de valor ao cliente, proporcionando uma assessoria cambial completa, com suporte personalizado e uma variedade de produtos cambiais para atender a qualquer demanda.

Contamos com um time completo na área de câmbio, com profissionais com amplo conhecimento e expertise para identificar a melhor solução para você.

Nossa transparência, eficiência e compromisso com o nosso cliente se destacam, colocando você no controle das suas operações internacionais. Conte conosco para descomplicar suas transações, tornando-as mais ágeis, econômicas e confiáveis. Entrar em contato com o nosso time de câmbio da One Investimentos.

Entrar em contato com o nosso time de câmbio da One Investimentos.

O post Como enviar e receber remessas internacionais? apareceu primeiro em ONE Investimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *