Como funciona a Inteligência Artificial? Veja usos do dia a dia

Tempo de Leitura: 8 minutos

Um dos assuntos que tem tido maior repercussão e que tem se tornado uma realidade cada vez mais frequente em nosso dia a dia é a Inteligência Artificial

Seja no trabalho ou em casa, a inteligência artificial chegou para transformar tarefas rotineiras e também personalizar muitas coisas para tornar a experiência das pessoas mais diferenciada.

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como funciona a Inteligência Artificial; se você é uma delas, está no lugar certo: informe-se sobre esse assunto conosco!

Desmistificando a IA: o que é Inteligência Artificial?

A Inteligência Artificial (IA) é uma tecnologia que permite que máquinas ou sistemas realizem tarefas que normalmente exigiriam inteligência humana, como entender a linguagem, reconhecer imagens, tomar decisões ou até mesmo resolver problemas. É como se ensinássemos um computador a “pensar” e agir de maneira semelhante a um ser humano em determinadas situações.

Atualmente, a IA está cada vez mais presente no nosso dia a dia. Ela ajuda desde melhorar a segurança nos carros com sistemas autônomos, até recomendando filmes e músicas em aplicativos de entretenimento, ou mesmo auxiliando na detecção de doenças em exames médicos. A grande vantagem é que a Inteligência Artificial pode analisar grandes volumes de informações de forma muito rápida, facilitando a vida das pessoas e tornando muitos processos mais eficientes.

No entanto, a IA também traz novos desafios, como questões de ética e segurança, que precisam ser abordadas com cuidado. Por isso, entender o que é essa tecnologia e como ela impacta nosso dia a dia é fundamental atualmente.

Você sabe como a Inteligência Artificial funciona?

A Inteligência Artificial (IA) funciona como se fosse o “cérebro” de um computador, capaz de aprender com experiências e resolver problemas de maneira autônoma, sem que uma pessoa precise dizer exatamente o que fazer a cada passo. 

Imagine que você está ensinando uma criança a identificar frutas. No começo, você mostra várias imagens de maçãs e laranjas, e com o tempo, a criança aprende a reconhecer as diferenças entre elas. A IA funciona de forma parecida: ela aprende ao analisar grandes quantidades de dados, reconhecendo padrões e usando essas informações para tomar decisões ou realizar tarefas.

Existem diferentes tipos de Inteligência Artificial, mas uma das mais comuns usa o aprendizado de máquina ou machine learning, como é conhecida. Nesse processo, a IA é treinada com muitos exemplos — que podem ser fotos, textos, sons ou até mesmo movimentos — e, com base nesses dados, ela começa a identificar o que deve fazer em situações futuras. Por exemplo, se uma IA for treinada com muitas imagens de gatos e cachorros, ela eventualmente aprenderá a distinguir um do outro em novas imagens.

Leia mais

A mágica por trás disso acontece através de redes neurais, que são sistemas inspirados no cérebro humano. Essas redes são compostas de “camadas” de neurônios artificiais que processam as informações de maneira semelhante ao que nossos neurônios fazem. Cada camada de uma rede neural faz uma parte da tarefa, passando as informações para a próxima camada até que a IA tenha uma resposta.

À medida que a IA faz mais e mais tarefas, ela pode “ajustar” seus aprendizados para melhorar. Isso é chamado de treinamento contínuo. Se a IA cometer um erro, como confundir uma maçã com uma laranja, ela ajusta seus cálculos para não cometer o mesmo erro no futuro.

Como a IA é utilizada no nosso dia a dia?

A Inteligência Artificial (IA) já faz parte do nosso dia a dia de maneiras que muitas vezes nem percebemos, tornando nossas vidas mais práticas e eficientes. Alguns exemplos práticos ajudam a entender como isso acontece.

Assistentes pessoais como Siri, Alexa e Google Assistant: esses assistentes virtuais são como “ajudantes” que usamos nos nossos celulares, tablets ou dispositivos inteligentes em casa. Eles usam Inteligência Artificial para entender o que você fala e realiza tarefas, como definir alarmes, tocar músicas ou até te dar uma previsão do tempo. Se você disser: “Alexa, toque minha playlist favorita”, a IA entende sua solicitação e começa a tocar a música, sem precisar que você digite ou busque manualmente.

Algoritmos de recomendação em plataformas de streaming: já notou como a Netflix sugere filmes ou séries que combinam com o seu gosto? Ou como o Spotify recomenda músicas novas que você acaba adorando? Isso é a IA trabalhando. Esses sistemas analisam o que você já assistiu, ouviu ou comprou e comparam com os gostos de outras pessoas. Com essas informações, eles conseguem sugerir coisas que provavelmente você vai gostar. Isso facilita muito o processo de escolha e personaliza a experiência.

Automação em dispositivos domésticos (casas inteligentes e IoT): a Inteligência Artificial também está por trás de muitos aparelhos domésticos inteligentes. Lâmpadas, câmeras, geladeiras e até aspiradores de pó podem ser controlados por aplicativos, e muitos aprendem suas rotinas para funcionar automaticamente. Por exemplo, em uma casa inteligente, você pode programar as luzes para acenderem quando chegar em casa ou o termostato para ajustar a temperatura antes de você entrar, tudo de forma automática. Isso não só torna a casa mais prática, mas também ajuda a economizar energia.

Inteligência Artificial na saúde: a IA está revolucionando a área da saúde. Muitos aplicativos que usamos para monitorar nossa atividade física ou qualidade do sono são alimentados por IA. Esses sistemas analisam nossos dados e nos dão recomendações para melhorar nossa saúde. Além disso, a IA está ajudando médicos a fazer diagnósticos mais rápidos e precisos. Por exemplo, existem sistemas que analisam exames de imagem (como raio-X) para identificar sinais de doenças, como câncer. Também podemos marcar consultas online com médicos, em que a Inteligência Artificial ajuda a coletar informações básicas, agilizando o atendimento.

Esses são apenas alguns exemplos de como a IA está presente em várias partes do nosso dia a dia. O mais interessante é que ela trabalha em segundo plano, facilitando a vida, economizando tempo e personalizando experiências

Conforme a tecnologia avança, a Inteligência Artificial vai continuar tornando nossas rotinas ainda mais conectadas e eficientes, sempre com o objetivo de melhorar nosso bem-estar e conveniência.

E o impacto da IA na nossa vida financeira?

Sem dúvidas, nossa relação com as finanças também tem o impacto da Inteligência Artificial. A IA está transformando a vida financeira das pessoas de maneira significativa, tornando muitas atividades do dia a dia mais práticas, rápidas e seguras.

Muitos bancos digitais usam a Inteligência Artificial para analisar o perfil dos clientes de forma mais ágil e precisa. Por exemplo, ao pedir um cartão de crédito, a IA faz uma análise rápida do seu histórico financeiro, seus hábitos de consumo e até outros fatores, decidindo se você pode ou não receber o crédito. Além disso, esses sistemas são capazes de aprender com o tempo e ajustar os limites de crédito ou até oferecer novos produtos, tudo de forma personalizada.

A IA também atua fortemente na segurança financeira, ajudando a prevenir fraudes. Quando você faz uma compra ou transação, os sistemas inteligentes dos bancos conseguem identificar comportamentos suspeitos (lembra do padrão que falamos anteriormente?). Se notarem algo fora do comum, como uma compra em outro país ou valores altos, eles podem bloquear a transação e te avisar imediatamente. Isso protege suas informações bancárias e evita que você sofra prejuízos com fraudes.

Leia mais

Hoje, fazer pagamentos ficou muito mais simples e seguro graças à IA. Muitas transações já podem ser feitas usando reconhecimento facial ou biometria, como a impressão digital. Isso significa que, ao invés de usar senhas ou cartões, você pode autorizar pagamentos apenas com seu rosto ou sua digital, tornando o processo mais rápido e seguro, já que só você pode autorizar essas transações.

A Inteligência Artificial também tem um papel crucial na proteção de informações bancárias. Ela ajuda os sistemas financeiros a identificar e bloquear tentativas de invasão e roubo de dados, garantindo que suas informações pessoais e financeiras estejam protegidas. Isso inclui a detecção de atividades suspeitas em contas e o uso de criptografia avançada para proteger suas transações online.

Se você está interessado em investir de forma mais eficiente, a IA também está aí para ajudar. Plataformas como o Simulador de Reserva Inteligente da Cresol utilizam IA para te orientar na criação de uma reserva financeira. A IA analisa seus dados, como objetivos e perfil de risco, para te dar sugestões personalizadas de investimento. Além disso, os robôs investidores e sistemas de análise preditiva conseguem acompanhar o mercado em tempo real, fazendo ajustes automáticos para melhorar seus resultados, algo que seria impossível de fazer manualmente.

Muitos aplicativos de controle financeiro usam a Inteligência Artificial para te ajudar a gerenciar suas finanças de forma mais eficiente. A IA analisa seus gastos, categorizando automaticamente as despesas e te dando insights sobre onde você pode economizar ou melhorar sua gestão financeira. Assim, você tem uma visão mais clara do seu dinheiro, permitindo tomar decisões mais informadas.

Vantagens da IA nas finanças

Os usos que citamos anteriormente da Inteligência Artificial nas finanças já dão um panorama de como ela proporciona muitas vantagens. A IA facilita a vida de quem quer gerenciar seu dinheiro de maneira mais eficiente e segura.

Personalização do atendimento e produtos

Sabe quando o aplicativo sugere um limite de crédito que parece feito sob medida para você, ou quando uma plataforma de investimentos sugere opções que combinam com o seu perfil? Isso é IA! 

Ela ajuda as instituições financeiras a entender melhor cada cliente e oferecer produtos que realmente façam sentido para o seu momento de vida, em vez de algo genérico.

Redução de erros humanos

Com a Inteligência Artificial, muitos processos financeiros se tornam automáticos e mais precisos, eliminando esses erros. Por exemplo, ao usar um aplicativo de controle de finanças, ele pode categorizar automaticamente seus gastos, sem que você precise fazer isso manualmente, reduzindo a chance de erros.

Agilidade nas transações

Sabe aquele processo que antes demorava dias para ser aprovado, como a análise de um pedido de empréstimo ou cartão de crédito? Com a IA, essas análises são feitas de forma muito mais rápida. A IA consegue processar grandes quantidades de informações em segundos, permitindo que as decisões financeiras sejam tomadas de forma ágil, sem que você precise esperar tanto tempo.

Acesso democratizado a investimentos

Antes, investir dinheiro era algo que parecia complicado e acessível apenas para quem tinha muito conhecimento ou recursos financeiros. Mas, com a IA, isso mudou. Hoje, qualquer pessoa pode começar a investir com a ajuda de plataformas que utilizam Inteligência Artificial para orientar e sugerir as melhores opções de acordo com o seu perfil e seus objetivos.

Leia mais

Segurança aprimorada

A IA é capaz de identificar comportamentos suspeitos nas suas contas bancárias ou cartões de crédito e agir rapidamente para evitar fraudes. Isso te dá mais tranquilidade, sabendo que suas informações e transações estão sendo monitoradas de forma inteligente e em tempo real.

A IA como aliada do nosso dinheiro

Deu para perceber que a Inteligência Artificial mudou e vai mudar ainda mais nossa relação com as finanças, deixando tudo muito mais organizado e seguro. A grande capacidade de análise da IA permite que possamos ter análises muito mais precisas e personalizadas para que o controle do dinheiro esteja a seu favor. 

Mas, apesar de toda essa inteligência, a IA ainda não pensa ou sente como nós, seres humanos. Ela segue as regras e padrões que aprende com os dados que fornecemos, por isso é importante usá-la de forma ética e consciente, garantindo que seja uma ferramenta para melhorar nossa vida e o mundo ao nosso redor.

Tem um ponto que somente nós somos capazes de fazer: o relacionamento e a proximidade. É assim na Cresol: aqui, tudo começa por você. Conheça nossas soluções e visite uma de nossas agências pertinho da sua casa! 

O post Como funciona a Inteligência Artificial? Veja usos do dia a dia foi publicado por primeiro em Blog da Cresol.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *