Tempo de Leitura: 6 minutos
As carteiras digitais estão, há alguns anos, mudando a forma como fazemos transações financeiras por oferecer mais praticidade e rapidez ao dia a dia. Elas se mostram bastante úteis ao permitir pagamentos e transferências diretamente pelo celular.
Neste texto, você vai entender o que são as famosas e-wallets e descobrir boas práticas para manter suas movimentações bancárias seguras. Confira!
Carteiras digitais: o futuro dos pagamentos
As carteiras digitais são aplicativos que permitem realizar transações financeiras de forma rápida, sem a necessidade de dinheiro em espécie ou cartões físicos, ou sequer uma conta em instituição financeira.
Elas podem ser acessadas por meio de smartphones, computadores ou tablets e integram diversos métodos de pagamento, como contas bancárias, boletos, cartões e até mesmo criptomoedas.
Sua popularidade entre pessoas de diversos perfis é justificada: as carteiras digitais representaram uma evolução significativa na forma de pagar e receber, oferecendo uma alternativa aos métodos de pagamentos tradicionais.
Se tempos atrás precisávamos carregar dinheiro físico e múltiplos cartões, hoje é possível, simplesmente, utilizar o celular para realizar pagamentos e fazer transferências com apenas alguns cliques.
Diferentes tipos de carteiras digitais
Existem várias opções de carteiras, com funcionalidades específicas, que vão atender diferentes necessidades. Conheça algumas delas:
Carteiras digitais tradicionais
Facilitam pagamentos eletrônicos através do uso dos dados de cartão de crédito, débito e contas bancárias, permitindo transações em lojas físicas e online. As mais famosas são: PayPal, Google Pay e Apple Pay.
A Apple Pay, inclusive, permite que você armazene tickets de shows, cartões de embarque e outros itens úteis para o dia a dia.
Carteiras remuneradas
Essas carteiras oferecem remuneração, através de uma porcentagem de juros, sobre o dinheiro armazenado. É um processo similar a uma conta poupança.
É importante lembrar, por outro lado, que o valor deixado nesse tipo de aplicativo não conta com a proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), como é o caso da poupança e outras opções de investimentos.
Carteiras internacionais
Permitem movimentações internacionais com taxas de câmbio geralmente competitivas.
Carteiras para criptomoedas
Essas carteiras funcionam como uma espécie de “cofre digital”. Enviam, recebem e armazenam criptomoedas como Bitcoin, Ethereum e outras altcoins.
Principais vantagens das carteiras digitais
Além da facilidade nas transações, algumas carteiras digitais podem oferecer vantagens adicionais. Veja exemplos:
Descontos e promoções
Algumas empresas, físicas e online, fazem parcerias com fornecedores de carteiras digitais para oferecer promoções e descontos especiais em produtos ou serviços aos clientes que optam por esse meio de pagamento.
Programas de cashback
O cashback é uma forma de recompensa em que você recebe de volta uma porcentagem do valor gasto em suas compras.
Ao usar a carteira para o pagamento, parte do dinheiro retorna para você na sua e-wallet. Geralmente, esse valor pode ser usado em transações futuras ou ser transferido para alguma outra conta bancária.
Programas de recompensas
São aqueles programas de fidelidade ou pontos que, a cada transação realizada, acumulam benefícios que podem ser trocados por produtos ou serviços. Por exemplo:
Milhas: interessante para quem viaja muito, já que podem ser usadas para comprar passagens aéreas;
Pontos: podem ser trocados por produtos, serviços ou descontos em novas compras;
Benefícios VIP: garantem condições exclusivas, como acesso a eventos ou suporte prioritário.
Como configurar sua primeira carteira digital
Configurar uma carteira digital é um processo relativamente simples. A seguir, trouxemos um guia detalhado para ajudar você a configurar sua.
Acompanhe!
Escolha o tipo de carteira digital
Como vimos, existem diferentes tipos de carteiras digitais. Escolha a que melhor atende às suas necessidades.
Baixe o aplicativo
Acesse a loja de aplicativos do seu smartphone e pesquise o nome do aplicativo que você deseja baixar.
Instale o app
Conclua a instalação seguindo as instruções que aparecerão na sua tela.
Crie uma conta ou faça login
Após a instalação, abra o aplicativo da carteira digital e faça login usando suas credenciais. Caso seja a primeira vez, clique em “Criar conta” ou “Sign up”.
Preencha as informações solicitadas, como nome, e-mail e número de telefone. Você também vai precisar criar uma senha forte para garantir a sua segurança.
Leia atentamente e aceite os termos e condições para criação da conta para concluir essa etapa.
Verifique a identidade
Verifique seu e-mail ou número de telefone, conforme solicitado pelo aplicativo. Isso significa que você precisará clicar em um link enviado para o seu e-mail ou inserir um código recebido via SMS. Em alguns casos, ele também pode ser enviado por WhatsApp.
Algumas carteiras digitais podem solicitar também a verificação de identidade através do envio de uma foto de um documento oficial junto a uma foto do seu rosto, para comparar e garantir que é você mesmo que está solicitando a abertura.
Adicione informações de pagamento
Dentro do aplicativo, no menu, busque pela opção de adicionar um cartão ou adicionar forma de pagamento. Insira e confirme as informações.
Se deseja vincular uma conta em instituição financeira, procure pela opção correspondente. Isso pode variar de app para app.
Faça um teste
É recomendável fazer um teste antes de precisar do aplicativo de fato. Para isso, faça uma pequena transação para verificar se está tudo funcionando corretamente.
Protegendo seu dinheiro: segurança em carteiras digitais
Algumas medidas ajudam a proteger as suas informações e transações dentro das carteiras digitais. Confira quais são elas e veja algumas dicas para se manter mais seguro.
Criptografia de dados
Presente nas e-wallets, a criptografia de ponta a ponta garante que informações privadas, como detalhes de pagamentos e dados pessoais, sejam ilegíveis para qualquer interceptor não autorizado.
Autenticação de dois fatores (2FA)
É uma camada a mais de segurança, que exige que o usuário forneça uma segunda forma de verificação além da senha. Pode ser através de um código enviado por SMS ou gerado por um aplicativo autenticador.
Senhas fortes e exclusivas
Utilizar uma combinação de letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais para criar senhas fortes para a sua carteira digital é uma boa prática. Também é recomendado evitar reutilizar senhas.
Além disso, utilize a loja oficial do seu dispositivo e certifique-se que o download está sendo feito de um local legítimo. Não utilize links de mensagens recebidas para baixar a carteira digital, pois estas podem ser falsas e as informações cadastradas utilizadas na aplicação de futuros golpes.
Ter um bom antivírus e configurar a biometria para o desbloqueio do dispositivo móvel também são boas dicas de segurança que vão garantir um pouco mais de controle sobre o acesso às suas contas e protegê-las caso seu aparelho seja roubado ou perdido.
Atualizações e conferências
Além das dicas anteriores, é importante que você:
Mantenha o aplicativo sempre atualizado, pois, assim, você acessa os recursos mais recentes e melhorias feitas na segurança da carteira;
Monitore as atividades e extratos com frequência para verificar se há algo suspeito;
Configure os alertas para receber notificação quando alguma movimentação acontecer. Assim, quando não reconhecer alguma transação, pode agir imediatamente;
Evite usar redes de Wi-Fi públicas para reduzir o risco de interceptação de dados.
Tecnologia financeira e segurança devem andar juntas
Com a capacidade de armazenar informações de pagamentos e realizar movimentações sem a necessidade de dinheiro físico ou cartões tradicionais, além de oferecer vantagens extras, as carteiras digitais se tornaram grandes protagonistas no sistema financeiro moderno.
Aplicando as dicas que apresentamos, você terá ainda mais tranquilidade e segurança na hora de realizar suas transações bancárias.
Com foco em inovação e segurança, a Cresol disponibiliza serviços que incluem contas com atendimento virtual, cartões, empréstimos e investimentos. Tudo isso com a confiança e o apoio de uma instituição comprometida com o bem-estar financeiro de seus cooperados!
Visite a nossa página de segurança e conheça mais recursos para garantir a sua proteção online!
O post Como usar carteiras digitais: dicas de segurança foi publicado por primeiro em Blog da Cresol.