Diferença entre custos e despesas: veja como administrar para uma gestão eficaz

Resumo do texto

Qual é a definição de “custo”? E de “despesa”?
Saiba onde cada um influencia no seu negócio;
Confira dicas para otimizar sua gestão financeira;

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Empreendedor, você já se perguntou se o cafezinho da sala de convivência do seu negócio é um custo ou uma despesa? E quando uma montadora de carros compra lâminas de aço para as portas dos veículos, como classificar esse gasto? Se você ficou na dúvida, saiba: ela é mais comum do que parece.

Saber distinguir esses dois conceitos é fundamental para a saúde financeira do seu empreendimento. Neste artigo vamos explicar esses termos e mostrar como eles impactam no orçamento da sua empresa.

O que são custos?

Custos são os gastos associados à fabricação ou oferta de produtos e serviços de uma empresa. Eles variam de acordo com o volume de produção. Isso inclui matéria-prima, mão de obra envolvida e desgaste de equipamentos. 

Os custos são os gastos feitos para a criação do produto ou serviço final e, portanto, são vistos como investimentos na atividade principal do negócio. Os custos são a base da precificação do produto.

O que são despesas?

As despesas, por outro lado, são os gastos necessários para a operação e manutenção de uma empresa, mas que não estão diretamente ligados à produção. Aqui entra o exemplo do cafezinho. 

Isso inclui o salário dos funcionários não envolvidos diretamente na produção, por exemplo, aluguel de escritórios, dinheiro investido no marketing para aumentar as vendas e despesas administrativas. As despesas garantem que a empresa continue operacional e pronta para produzir e vender.

Qual a diferença entre custos e despesas?

A principal diferença entre custos e despesas, está na sua relação com a atividade-fim da empresa. Enquanto os custos estão diretamente ligados à produção, as despesas são associadas à gestão e manutenção da estrutura empresarial:

Custos e despesas fixas

As despesas e custos fixos são aqueles que não variam significativamente com o volume de produção ou vendas. Eles são previsíveis e constantes. Alguns exemplos incluem:

Aluguel de espaços;
Salários de funcionários administrativos;
Seguros;
Serviços de contabilidade.

Custos e despesas variáveis

Já os custos e despesas variáveis mudam de acordo com o nível de atividade da empresa. Eles incluem:

Matéria-prima;
Comissões de vendas;
Custos de energia em uma fábrica;
Frete para entregas.

Como os custos e as despesas impactam no orçamento da empresa?

Entender e gerenciar custos e despesas é essencial para otimizar o faturamento do negócio. Uma gestão eficiente permite manter o controle dos gastos e maximizar os lucros.

O objetivo é sempre fazer mais com menos. Para isso, os custos precisam de aperfeiçoamento constante  – comprando uma razão qualidade/quantidade/preço cada vez melhor. No que diz respeito às despesas, uma boa gestão vai diminuí-las até o mínimo necessário para uma operação bem-sucedida.

O planejamento orçamentário leva tudo isso em consideração na hora de alocar recursos, negociar com fornecedores ou liberar verbas para diferentes áreas da empresa.

Dicas para Otimizar a Gestão Financeira do Negócio

Uma boa gestão financeira é importante para qualquer negócio prosperar. Seja com planilhas ou sistemas, ferramentas são úteis nesse momento. Por isso, nós separamos algumas dicas práticas para otimizar sua gestão financeira!

Tenha o registro de todas as entradas e saídas

Manter um registro detalhado de todas as entradas e saídas é fundamental. Isso não só ajuda a acompanhar o desempenho financeiro, mas também identifica áreas críticas. Com ou sem antecipação de recebíveis, use ferramentas de software para automatizar esse processo, garantindo mais precisão e economia de tempo.

Faça o controle do estoque

O controle eficiente do estoque pode reduzir custos e maximizar lucros. Monitore o estoque para evitar excessos ou falta de produtos, que podem levar a perdas financeiras. Um bom sistema de gerenciamento de estoque ajuda a manter o equilíbrio certo, equilibrando oferta e demanda por espaços.

Organize suas notas fiscais

A organização das notas fiscais é um ponto muitas vezes negligenciado. Ela permite um acompanhamento eficiente das transações, além de ser importante para questões fiscais e legais. O uso de descontos ou outras estratégias que lidem com o preço, vão pedir um acompanhamento próximo.

Crie uma reserva financeira

Ter uma reserva financeira pode ser um salva-vidas em tempos de crise ou quando surgem oportunidades inesperadas. Destine uma parte dos lucros para criar um fundo de emergência. Garanta que ele tenha liquidez diária e alguma rentabilidade.

Realize a abertura e o fechamento de caixa

A abertura e o fechamento de caixa são práticas diárias essenciais para garantir que todas as transações do dia sejam contabilizadas. Faça esse processo com atenção e regularidade para evitar erros e manter o controle sobre as finanças.

Automatize as finanças da sua empresa com o PagVendas!

Controlar as finanças é muito importante, e o PagVendas é a solução ideal para isso. Fazendo a integração com a Conta PJ do PagBank, o PagVendas transforma a gestão financeira, oferecendo uma visão 360° das operações diárias.

O sistema facilita processos como abertura e fechamento de caixa, garantindo os registros de todas as transações. Isso permite um controle maior sobre os custos e despesas. Além disso, a combinação com a Conta PJ traz uma gestão mais eficiente de pagamentos e recebimentos, oferecendo uma visão abrangente do fluxo de caixa.

Investir no PagVendas juntamente com a Conta PJ do PagBank, é dar um passo adiante na otimização das finanças da sua empresa, economizando tempo e recursos e promovendo um crescimento sustentável.

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