Guia de Chargeback PagBank: faça o download e saiba mais sobre o tema!

Resumo do texto

Baixe o Guia do Chargeback;
Saiba quais situações podem gerar um chargeback;
O que fazer ao receber um chargeback.

 

O Chargeback ocorre quando o portador entra em contato com o emissor do cartão contestando uma transação.

Após analisar a reclamação, sendo procedente, o emissor iniciará o processo de chargeback/disputa para tentar recuperar o valor para o portador do cartão.

Baixe agora o Guia de Chargeback!

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Ao baixar o Guia de Chargeback PagBank, você encontrará informações detalhadas sobre o processo, como:

O que é e como funciona o chargeback;
Motivos que levam o portador a contestar um pagamento;
Participantes do processo de Chargeback;
Boas Práticas e Implicações;
Fluxo de Chargeback e prazos;
Como tratar um Chargeback;
Criação de usuário adicional e configuração de perfil;
Responsabilidades do Estabelecimento em relação ao Chargeback e comprovantes válidos;
Status de Chargeback;
Links úteis

Quais situações podem gerar um chargeback?

Geralmente um chargeback ocorre quando o portador alega que:

Não reconhece a compra ou o lançamento em sua fatura
Não recebeu o produto/serviço;
Recebeu o produto/serviço em desconformidade ao que foi ofertado pelo vendedor
Solicitou o cancelamento ou devolveu o produto, mas não recebeu o estorno;
Foi cobrado um valor divergente;
Erro de processamento da venda, quando um pagamento é processado mais de uma vez no cartão ou com um dos pagamentos feitos por outros meios.

O que fazer ao receber um chargeback?

Ao receber um chargeback, você é notificado por e-mail e através da sua conta PagBank.

Algumas transações não são passíveis de defesa de chargeback, nestes casos você acompanhará o débito no seu extrato de transações.

Sendo a transação passível de defesa, você deverá acessar a Central de Soluções* e analisar cada caso, entender o motivo do chargeback, interagir com o PagBank, enviando comprovantes e informações que refutem a reclamação etc.

Atente-se ao prazo para resposta informado dentro da contestação! Uma vez expirado, não será possível reabrir o caso e o débito é concluído.

No Guia de Chargeback, disponibilizado aqui nesta página, você terá acesso à essas informações e muito mais!

*Para acessar, basta fazer login em sua conta PagBank pelo computador e clicar na opção Central de Soluções*, disponível no menu Conta PagBank, à esquerda.

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